SóProvas


ID
2230339
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o fragmento da notícia abaixo.

O Ministério Público Federal iniciou processo judicial na Justiça Federal em Altamira em que busca o reconhecimento de que a implantação de Belo Monte constitui uma ação etnocida do Estado brasileiro e da concessionária Norte Energia, “evidenciada pela destruição da organização social, costumes, línguas e tradições dos grupos indígenas impactados”.

(Fonte: ASCOM MPF do Pará. MPF denuncia ação etnocida e pede intervenção judicial em Belo Monte. Disponível em . Notícia de 10/12/2015, acesso em 08/11/2016.

A notícia acima expõe:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B

     

    MPF denuncia ação etnocida e pede intervenção judicial em Belo Monte

     

    Depois de extensa investigação, procuradores concluem que o projeto de desenvolvimento do governo brasileiro promove a destruição da organização social, costumes, línguas e tradições de povos indígenas

     

    10/12/2015 às 16h22

    O Ministério Público Federal iniciou processo judicial na Justiça Federal em Altamira em que busca o reconhecimento de que a implantação de Belo Monte constitui uma ação etnocida do Estado brasileiro e da concessionária Norte Energia, “evidenciada pela destruição da organização social, costumes, línguas e tradições dos grupos indígenas impactados”. A ação etnocida comprovada por longa investigação do MPF acaba por ser potencializada com a recente permissão de operação, por conta do descumprimento deliberado e agora acumulado das obrigações de todas as licenças ambientais que a usina obteve do governo.

     

    http://www.prpa.mpf.mp.br/news/2015/mpf-denuncia-acao-etnocida-e-pede-intervencao-judicial-em-belo-monte

  • A polêmica gerada em torno da construção da usina reside nos impactos ambientais por ela causados, bem como o fato de as barragens e as construções afetarem diretamente a morada de grupos indígenas e populações ribeirinhas.

    (...)

    As obras da Usina de Belo Monte, que foi idealizada na década de 1980, já foram interrompidas várias vezes desde o início de sua construção em junho de 2011, em decorrência de protestos e ocupações realizadas por índios e ambientalistas, e também por intervenções do Tribunal Regional Federal e do Ministério Público. Entretanto, atualmente, as obras estão em pleno funcionamento.

     

    Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/usina-belo-monte.htm 

  • Outra questão que exige mais interpletação de texto do que conhecimento da notícia em si!