SóProvas


ID
2230351
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Medida Provisória Nº 746, de 22 de setembro de 2016, altera a Lei de Diretrizes e Bases, nº 9.394/96. Esta MP, conhecida como MP do Ensino Médio vem sendo amplamente discutida pelos especialistas, pela sociedade e pela mídia. Sobre esta MP, analise as afirmativas a seguir.

I – A Medida Provisória é um instrumento do poder executivo com força de lei que segue para análise do poder legislativo para ser transformada definitivamente em lei.

II – Além da Base Nacional Comum Curricular, a MP prevê que serão oferecidos itinerários formativos específicos, com ênfase em: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

III – Os sistemas de ensino podem contratar professores que comprovem notório saber em áreas afins de sua formação para atuação na formação técnica e profissional.

IV – O ensino de língua portuguesa e matemática estarão presentes nos três anos do ensino médio.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C

     

    Saiba quais são as principais mudanças previstas na MP:

     

        - Promove alterações na estrutura do ensino médio, última etapa da educação básica, por meio da criação da Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
        - Amplia a carga horária mínima anual do ensino médio, progressivamente, para 1.400 horas.
        - Determina que o ensino de língua portuguesa e matemática será obrigatório nos três anos do ensino médio.
        - Restringe a obrigatoriedade do ensino da arte e da educação física à educação infantil e ao ensino fundamental, tornando as facultativas no ensino médio.
        - Torna obrigatório o ensino da língua inglesa a partir do sexto ano do ensino fundamental e nos currículos do ensino médio, facultando neste, o oferecimento de outros idiomas, preferencialmente o espanhol.
        - Permite que conteúdos cursados no ensino médio sejam aproveitados no ensino superior.
        - O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC e por itinerários formativos específicos definidos em cada sistema de ensino e com ênfase nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.
        - Dá autonomia aos sistemas de ensino para definir a organização das áreas de conhecimento, as competências, habilidades e expectativas de aprendizagem definidas na BNCC.

    Ao publicar a MP, no entanto, ficou estabelecido que a questão será decidida pela Base Nacional Comum Curricular, que ainda não foi definida. Por enquanto, essas disciplinas continuam obrigatórias nos atuais currículos. A Base Nacional Comum Curricular é um documento que tem o objetivo de nortear e definir o conteúdo que os alunos deverão aprender a cada etapa de ensino. A base específica para o ensino médio começará a ser discutida em outubro, de acordo com o Ministério da Educação (MEC) e deverá ser finalizada até meados do ano que vem.

    A reforma do ensino médio passou a ser priorizada pelo governo após o Brasil não ter conseguido, por dois anos consecutivos, cumprir as metas estabelecidas. De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino no país, o ensino médio é o que está em pior situação quando comparado às séries iniciais e finais da educação fundamental: a meta do ano era de 4,3, mas o índice ficou em 3,7.

    Atualmente, o ensino médio tem oito milhões de alunos, número que inclui estudantes das escolas pública e privada.

     

    CONTINUA EM: http://www.ebc.com.br/educacao/2016/10/entenda-reforma-do-ensino-medio