SóProvas


ID
223066
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito do balanço de pagamentos e relações com o resto do mundo, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma remessa de lucro de uma empresa estrangeira é lançada como saída de moeda na Balança de Serviços e Rendas, que é parte da conta de Transações Correntes.

II. Em um regime de câmbio flutuante, o déficit no Balanço de Pagamentos resulta em valorização da moeda local.

III. Um aumento na taxa de juros internacional desvaloriza a moeda local pela saída de capitais de curto prazo.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Por acaso o item II é pq  a valorização é que resulta no Deficit no BP?
  • Acredito que a alternativa II esteja errado por que a existência de poupança externa ocorre quando vem dinheiro de fora (moeda externa) socorrer o pais deficitário em seu Balanço de Transações correntes.

    A vinda de moeda de fora desvaloriza a moeda local.

    No BP -> BTC + CF + ERROS E OMISSÕES + HAVERES = 0

    Se BC é deficitária deve ser coberta prioritariamente pela Conta financeira.

    Logo haverá influxo de capital externo para esse financiamento.
  • Eu pensei assim sobre a II: se há déficit no BP é porque o país está com escassez de divisas, ou seja, há, relativamente, mais moeda nacional, o que, por sua vez, DESvaloriza o câmbio. Corrijam-me se estiver errada!
  • a afirmativa II é bem ambígua mesmo: o déficit faz com que a moeda se valorize ou uma das formas de combater o déficit é através da valorização?

    Bom, de qualquer maneira, a resposta para ambas seria a desvalorização.

    O déficit ocorre porque está entrando menos moeda no país do que saindo, ou seja, há fuga de capitais. Isso faz com que tenha gente querendo trocar a moeda local pela estrangeira, ocasionando na desvalorização local (lei da oferta e demanda, aumenta a demanda por moeda estrangeira, aumenta o "preço relativo" da moeda e a moeda nacional desvaloriza)

    Agora, qual uma das formas de corrigir o déficit no BP? Através da desvalorização cambial! Isso poderá fazer com que aumente as exportações e diminua as importações (pois estas se tornam mais "caras"). Note que a melhora no BP necessariamente isso ocorrerá no curto prazo, como vemos na "curva J". Mas é uma medida muito adotada.

    Ué, mas se o déficit causa desvalorização, como a desvalorização pode acabar com o déficit? Essa é exatamente a teoria do "mecanismo de ajustamento automático" de Keynes! É uma situação análoga à oferta e demanda: se a demanda por um bem aumenta, o preço sobe, fazendo com que a oferta aumente e o preço estabilize, ou podendo até cair. Mesma coisa com o câmbio: fuga de capitais > desvalorização cambial > aumento nas exportações + queda nas importações > melhora no BP
  • errei a questão por ter avaliado a II como correta.
    "II. Em um regime de câmbio flutuante, o déficit no Balanço de Pagamentos resulta em valorização da moeda local."
     na verdade, um déficit no BP ocasiona a importação de poupança externa, que gera aumento na demanda por divisas, que resulta em aumento da taxa de câmbio (desvalorização do R$), e NÃO valorização, como disse a questão.
  • "II. Em um regime de câmbio flutuante, o déficit no Balanço de Pagamentos resulta em valorização da moeda local."
    Essa afirmativa está errada, pois com Déficit no BPgto há maior saída de dólares para pagar as importações (por exemplo) e isso diminui a quantidade de dólares existentes no país. Assim, como as reservas de dólares estão menores, o dólar fica mais caro (lei da oferta e da procura), ou seja, o há uma desvalorização da moeda local.
     
  • Pra mim, não existe "Balança de Serviços e Renda". Remessa de lucros cai na conta de Renda Primária.

    Balança de Serviços é uma coisa. Renda é outra coisa.