-
Mercado monetário: é o mercado onde se concentram as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto prazo com vistas a garantir a liquidez da economia. O Banco Central do Brasil atua neste mercado praticando a chamada Política Monetária.
√ Mercado de crédito: atuam neste mercado diversas instituições financeiras e não financeiras prestando serviços de intermediação de recursos de curto e médio prazo para agentes deficitários que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro. O Banco Central do Brasil é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.
√ Mercado de capitais: tem como objetivo canalizar recursos de médio e longo prazo para agentes deficitários, através das operações de compra e de venda de títulos e valores mobiliários, efetuadas entre empresas, investidores e intermediários. A Comissão de Valores Mobiliários é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.
√ Mercado de câmbio: mercado onde são negociadas as trocas de moedas estrangeiras por reais. O Banco Central do Brasil é o responsável pela administração, fiscalização e controle das operações de câmbio e da taxa de câmbio atuando através de sua Política Cambial.
http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/primeiros_passos/Entendendo_mercado_valores.html
-
Eu assinalei mercado de crédito e pelo visto está errado!! Contudo, é o banco onde as empresas ao redor de minha casa vão para conseguir crédito de curto prazo. Elas não emitem debêntures!! E estou certo! A emissão de debêntures não está associada a dívida de curto prazo. Acompanhe a definição de debêntures da Abrasca, Associação Brasileira de Companhias Abertas:
"As debêntures são valores mobiliários representativos de dívida de médio e longo prazos que asseguram a seus detentores (debenturistas) direito de crédito contra a companhia emissora".
Dessa forma, falar em curto e curtíssimo prazo não tem muito cara de debênture. Dinheiro rápido tem mais cara de um hotmoney, algo do gênero. Discordo do gabarito.
-
As debentures são de longo prazo, de crédito curto e medio prazo, cambial: trata da transformação da moeda estrangeira, ou seja a vista.
-
acabei me confundindo com a questão, achei que fosse o mercado de capitais. mas essa expressão "curtissimo' prazo, está apenas reforçando a palavra curto prazo. isso serve para confundir a cabeça do concurseiro.
meu comentário sobre o mercado monetário. Devido ser ummercado de títulos de créditos para a entidades e orgãos ele opera a curto prazo. sabendo que o lucro destasentidades será rapidamente retomada.
-
Eu fiquei na duvida entre Mercado monetario e de credito: quando mensionou curto e curtissino prazo pra resolver problema de liquidez, está associado ao mercado monetario, mas acabei marcando o de credito, porque se refere que as empresas buscarem recursos ou aplicarem, isto não seria politica crediticia? Não é no mercado de credito que ocorre a intermediação bancaria?
-
Disse curto e curtíssimo prazo só pode ser monetário ou de crédito, fiquei na dúvida e marquei de crédito :/
-
Disse curto e curtíssimo: 99,9% de chances de ser MONETÁRIO.
-
Resoluções:
a ) de crédito. ( é o nome dado ao sistema financeiro onde ocorre o processo de concessão e tomada de crédito. O mercado de crédito envolve uma dupla parte, uma credora e outra devedora, que normalmente estabelecem uma relação contratual entre si, podendo ser formal ou informal.)
b ) cambial. ( mercado de câmbio é o ambiente em que se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central do Brasil e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio de seus correspondentes.
c) de capitais. ( é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.)
d) monetário. ( No mercado financeiro, o mercado caracterizado por operações de curto e curtíssimo prazos, em que as empresas buscam recursos para atender às suas necessidades imediatas de liquidez ou alternativas para aplicação de saldos de caixa, é denominado: (Mercado Monetário) GAB D
e )de debêntures. ( A debênture é um valor mobiliário emitido por sociedades por ações, representativo de dívida, que assegura a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora. Consiste em um instrumento de captação de recursos no mercado de capitais, que as empresas utilizam para financiar seus projetos.)
Bons estudos...
-
Gab: D
MERCADO MONETÁRIO
O mercado de oferta e demanda por moeda é conhecido como Mercado Monetário.
Este mercado visa ao controle da liquidez monetária da economia, realizado por
meio de uma relação intangível entre fornecedores e tomadores de fundos a
curto e curtíssimo prazo, ou seja, as instituições financeiras e o Tesouro Nacional
negociam entre si o excesso ou a falta de caixa em que incorrem, por meio da
utilização de títulos públicos. Esta operação é denominada de “Open Marketing”.
O Banco Central é o principal agente deste mercado, atuando por meio da
Política Monetária por meio da venda e compra de títulos públicos aos agentes
econômicos (empresas, famílias, bancos), sendo estes papéis negociados tendo
como referência a taxa de juros SELIC. Desta forma, o BC regula a liquidez do
mercado e assim a oferta de moeda.
-
LETRA D CORRETA
Mercado de capitais: Rede formada pelas Bolsas de Valores e instituições financeiras (bancos, corretoras e seguradoras) que negociam papéis (ações e títulos) em longo prazo. Sua função é direcionar recursos para financiamentos ao comércio, indústria e até para o governo. Está, portanto, relacionado ao crescimento econômico do País.
Mercado de ações: Segmento do mercado de capitais, que compreende a colocação primária em mercado de ações novas emitidas pelas empresas e a negociação secundária (em bolsas de valores e no mercado de balcão) das ações já colocadas em circulação.
Mercado financeiro: É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro, são efetuadas transações com títulos de prazos médios, longo e indeterminado, geralmente dirigidas ao financiamento dos capitais de giro fixo. Rede formada pelo mercado de capitais e pelo mercado monetário.
Mercado monetário: Conjunto formado por bancos comerciais e empresas financeiras de crédito que também participam do mercado de capitais. A diferença é que operam no curto ou curtíssimo prazo.
Mercados financeiros: Instituições financeiras mediante as quais os poupadores podem suprir diretamente fundos para quem deseja tomar empréstimos.
-
DEFINIÇÃO:
O Mercado Financeiro é segmentado em quatro operações: Cambial, Crédito, Monetário e de Capitais.
QUESTÃO
O mercado financeiro pode ser segmentado quanto à natureza das operações desenvolvidas. No mercado financeiro, o mercado caracterizado por operações de curto e curtíssimo prazos, em que as empresas buscam recursos para atender às suas necessidades imediatas de liquidez ou alternativas para aplicação de saldos de caixa, é denominado:
A) de crédito.
Justificativa: Mercado Crédito: Envolve operações de empréstimos e financiamentos, também conhecidos como mercado bancário.
B) cambial.
Justificativa: Mercado Cambial: Envolve a parte de importação, exportação, aqueles que necessitam de moeda estrangeira, assim como os que precisam trocar moeda de fora por real.
C) de capitais.
Justificativa: Mercado de capitais: Visando o médio e longo prazo para empresas é onde ocorrem operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários entre empresas, investidores e intermediários.
D) monetário.
Justificativa: Mercado Monetário: É onde ocorrem transações de curto e curtíssimo prazo envolvendo principalmente as instituições financeiras. Concentram-se as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros com o objetivo de garantir a liquidez na economia.
e) Debêntures
Justificativa: Não é um segmento do Mercado Financeiro.
-
Mercado de Crédito: Curto e médio prazo.
O único que possui curtíssimo prazo é o Monetário
-
mercado monetário- seguimentos do mercado financeiro que atende aos agentes econômicos(deficitários e superavitários) nas suas necessidades de fluxo de caixa, operando-se geralmente a curto prazo e com elevada liquidez(disponibilidade de dinheiro).ex: cartão de débito, cheque especial e etc...
-
O segmento que supre as necessidades de recursos de médio e de longo prazo mercado de capitais.
No mercado financeiro, o mercado caracterizado por operações de curto e curtíssimo prazos Monetário.
Valeu !
-
Debêntures é a partir de 360 dias (médio e longo prazo).
Relacionado ao CVM.
-
A) de crédito - Empréstimos e financiamentos, também conhecidos como mercado bancário.
B) cambial - Importação, exportação = trocar moeda de fora por real
C) de capitais - Médio e longo prazo/compra e venda de títulos e valores mobiliários
D) monetário - Transações de curto e curtíssimo prazo principalmente entre instituições financeiras
e) Debêntures - Segmento controlado pelo CVM.
-
Mercado de Crédito: Curto e médio prazo.
O único que possui curtíssimo prazo é o Monetário
-
O erro dessa questão é afirmar que empresas participam do Mercado Monetário. Os personagens do mercado monetário são os bancos comerciais e o Banco Central, e não empresas. Muito mal elaborada.
-
MERCADO MONETÁRIO – CURTO E CURTÍSSIMO PRAZO São exemplos de transações registradas no mercado monetário, os empréstimos e os títulos públicos e privados com vencimento no curto prazo, ou seja, em até um ano.
Mercado de crédito: engloba as operações de financiamento de curto e médio prazos, direcionadas as operações de com ativos permanentes de capital de giro das empresas.