SóProvas


ID
2232208
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Há uma hierarquia de objetivos a serem contemplados em seu local de trabalho. Você sabe que estes vão de objetivos mais amplos aos departamentais, regionais até chegar a estipular os objetivos

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: letra E

     

     

    “[...] Nenhuma organização pode pretender alcançar um estado de Alta Performance sem que todos os colaboradores saibam exatamente o que se espera deles. Isto implica em que existam meios de compartilhar a Visão e as Estratégias da organização com todos, independente de nível hierárquico ou função.

     

    Não importa a metodologia utilizada: BSC, Gestão por Diretrizes ou outra qualquer, o importante é assegurar que ocorra o desdobramento dos Objetivos Organizacionais pela estrutura até atingir as equipes e indivíduos que têm como suas responsabilidades a sua execução. Estes objetivos organizacionais originam-se nas Estratégias, produzindo assim, alinhamento e vínculos estreitos entre a Cultura Organizacional, Valores e a estratégia de negócios, possibilitando a execução com eficácia dos processos que produzem valor e resultados para a organização.

     

    Mais uma vez faz-se importante a ação da liderança no sentido de, ao definir os objetivos das equipes e dos indivíduos, atribuí-los aos responsáveis por sua execução com um processo de comunicação clara e eficiente, que garanta a compreensão de todos, para que cada um saiba exatamente o que se espera de seu trabalho. Além disso, deve ser possível não só à alta administração, mas também a cada um dos colaboradores acompanhar a execução de seus próprios objetivos e daqueles relacionados ao seu trabalho. Assim, eventuais desvios em relação ao planejado serão mais rapidamente identificados e seu impacto no desempenho global será minimizado.”

     

    (Fonte: Cultura de Alta Performance – Parte 3: Objetivos Organizacionais bem definidos [Augusto F. Gaspar] ⇨ Revista Learning & Performance Brasil Nº 139, 2010)