Conforme Vieira (2014, p. 188-190):
Temperatura e umidade: contribuem fortemente para a deterioração de materiais bibliográficos e favorecem a proliferação de agentes biológicos.
Ação corretiva: manter a temperatura entre 19 e 23°C e a umidade relativa do ar entre 50 e 60%, utilizando equipamentos específicos como aparelho de ar-condicionado, ventilador, higrômetro (mede a umidade relativa do ar), termo-higrômetro (mede a temperatura e a umidade do ambiente), e desumificador (retira a umidade do ambiente).
Iluminação: a luz solar (UV) e a luz branca (lâmpadas fluorescentes) não devem incidir diretamente sobre o acervo, por serem altamente prejudiciais ao papel, tornando-os escuros (amarelados).
Ação corretiva: o uso de filtros protetores nas janelas, lâmpadas, e uso de persianas, amenizam a ação da luz solar.
Agentes de biodeterioração: os agentes biológicos de deterioração são, entre outros, os insetos (baratas, brocas, cupins), os roedores e os fungos, cuja presença depende de condições ambientais favoráveis (temperatura e umidade) e alimentação.
Ação corretiva: conhecê-los é a melhor medida para evitar ou eliminar o problema.
A Preservação: conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.
A Conservação: conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).
Gab. D
VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.
Tentei encontrar o erro das alternativas:
A) A temperatura ideal para conservação do acervo bibliográfico é única para todo tipo de material.
FALSO, cada material possui uma característica diferente.
B) Preservar e conservar são palavras sinônimas quando se trata de acervo bibliográfico.
Preservação: medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional, contribuindo direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.
Conservação: ações diretas no bem cultural degradado, estabilizando suas condições e retardando sua deteriorização.
Ou seja, são conceitos DISTINTOS. FALSO.
C) São considerados agentes agressores biológicos os insetos, fungos e os raios ultravioletas.
São agentes que DETERIORAM, a palavra agride torna a afirmação incorreta.
d) CORRETA.