SóProvas



Questões de Conservação e Preservação de Documentos


ID
60751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A gestão de recursos informacionais envolve a organização, o
armazenamento, a preservação e a manutenção, a recuperação e
a disseminação dos recursos tradicionais e dos recursos
eletrônicos, bem como a definição dos padrões utilizados nesses
processos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir

O open archival information system (OAIS) é um modelo de metadados de preservação aplicável a qualquer tipo de documento digital e compatível com sistemas que utilizam o protocolo open archive iniciative (OAI).

Alternativas
Comentários
  • Gab. CERTO!

    O modelo de referência Open Archival Information System –– OAIS –– é um esquema conceitual que disciplina e orienta um sistema de arquivo dedicado a preservação e manutenção do acesso a informações digitais por longo prazo.

    O modelo OAIS pode ser aplicado a qualquer arquivo, mas ele é especificamente dirigido para organizações que têm a responsabilidade de tornar a informação disponível a longo prazo.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/ctde/apresentacoes_preservacao/oais.pdf

  • OAIS Norma ISO 1472:2003, o modelo de referência OAIS (Reference Model for an Open Archival Information System) surge no âmbito da preservação digital como uma arquitetura para a construção de arquivos digitais.


ID
177817
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O estudo e o controle das principais fontes de degradação do papel é denominado

Alternativas
Comentários
  • Conservação - Conjunto de ações que interrompem o processo de degradação de documentos de arquivos.
    Preservação Conjunto de técnicas e métodos que visam conservar os documentos de arquivos e as informações neles contidas.
    usp



ID
177820
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os principais agentes de destruição de acervos podem ser divididos em três categorias: fatores internos de degradação; fatores externos ou ambientais de degradação e ação do homem sobre o acervo. Dentre os fatores internos, assinale a assertiva que está incorreta acerca dos agentes de destruição.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: e) O uso de tintas básicas.

    Bons estudos!


ID
186145
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Avalie as afirmativas a seguir relativas a documentos eletrônicos:

I. O documento tradicional se caracteriza, sobretudo, pela sua estabilidade e durabilidade, pois a informação está registrada em um suporte que pode ser conservado por até milhares de anos. No ambiente eletrônico, os documentos podem ser manipulados sem deixar qualquer vestígio, sendo instáveis e extremamente vulneráveis à intervenção humana e à obsolescência tecnológica.

II. O documento eletrônico que não for selecionado para conservação tem grandes possibilidades de ser perdido ou de se tornar inutilizável no futuro.

Ocorre que

Alternativas
Comentários
  • Resposta

    a) ambas estão corretas, considerando que todos esses aspectos são fatores que se referem à preservação digital.

  •  "Conservado por milhares de anos" dá um aspecto de falsidade à afirmativa, não menosprezando as técnicas de conservação, mas a forma como foi colocado é como se fosse algo irrefutável...

  • Ao contrário dos documentos que apresentam suportes materiais, como o papel ou pergaminho, por exemplo, que em condições específicas podem ficar anos, décadas, séculos preservados, prontos para transferir a informação ali depositada à próxima pessoa que o acessar, os documentos digitais necessitam de vários elementos externos para realizar esta mesma transferência. Sendo assim, “para muitos documentos analógicos, a preservação do suporte e sua forma física garantem a conservação de seu conteúdo” (CORRÊA, 2010, p. 24), o que não pode ser garantido com os objetos digitais. Um livro pode ficar décadas sobre uma mesa – em condições específicas – e ser relido nos dias futuros, quando dificilmente uma música em uma fita K7 será ouvida hoje em dia, em lares onde já existem rádios com entradas USB. A preservação digital deve ter como principal meta garantir recuperação e visibilidade do documento digital no futuro (SANTHANAGOPALAN; FOX; McMILLAN, 2006, p. 1).


ID
186148
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A preservação de documentos eletrônicos depende de algumas estratégias para aumentar ao máximo a possibilidade de sua conservação em condições adequadas. As principais estratégias de preservação incluem, entre outras,

Alternativas
Comentários
  • A emulação consiste no desenvolvimento de um sistema que funcione da mesma forma que outro software já obsoleto, objetivando permitir a leitura de documentos que perderam suporte por software e hardware. Na mesma obra, Arellano descreve que “as técnicas de emulação sugerem a preservação do dado no seu formato original, por meio de programas emuladores que poderiam imitar o comportamento de uma plataforma de hardware obsoleta e emular o sistema operacional relevante. O processo consiste na preparação de um sistema que funcione da mesma forma que outro do tipo diferente, para conseguir processar programas”.


ID
212248
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a conservação e preservação de documentos, os agentes físicos, como fatores de degradação em bibliotecas e arquivos, abrangem

Alternativas
Comentários
  • Agentes físicos: temperatura, umidade e ar;

    Agentes químicos: poluição atmosférica, poeira e acidez;

    Agentes biológicos: microorganismos(fungos e bactérias), insetos, ação do homem, desastres, etc. 

    Fonte: SILVA, Divina Aparecida da; ARAUJO, Iza Antunes. Auxiliar de Biblioteca: técnicas e práticas para
    formação profissional. 6.ed. Brasília: Thesaurus, 2009.


ID
259567
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dadas as afirmações abaixo, a respeito da Preservação de documentos,

I. Os papeis alcalinos, também chamados de papel permanente, são mais resistentes às ações do tempo e, portanto, mais duradouros.

II. O clima litorâneo e os altos níveis de umidade e temperatura da cidade de Maceió são prejudiciais à conservação dos documentos e livros.

III. As colas e os adesivos à base de amido são os mais adequados para intervenções e reparos em documentos.

IV. Conservação preventiva está relacionada ao conjunto de técnicas e ações que visam a retardar a deterioração e prolongar ao máximo a vida útil dos documentos.

está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O papel alcalino é composto por fibras celulósicas e aditivos químicos que conferem a ele características especiais e necessárias para dadas aplicações, entre eles podemos citar a colagem que auxiliam na colagem interna do papel, dificultando assim a penetração de líquidos. Também existem agentes de colagem superfícial que combinado com a colagem interna potencializa o efeito do papel em não absorver água.
  • Entendo que prevenção é uma ação que ocorre antes de um fato acontecer. No caso da questão, ações preventivas são antes dos documentos entrarem em estágio de deterioração

  • À base de amido altera a qualidade permanente do documento. 


ID
523303
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O livro, como qualquer outro objeto presente em nosso universo, é passível de desgaste. Os fatores biológicos que atuam no desgaste de um livro são:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa: Letra C / Os agentes biológicos são: microorganismos, insetos, roedores e o homem / Agentes químicos: poluição ambiental e poeira / Agentes físicos mecânicos são: guarda inadequada, manuseio incorreto e desastres (naturais, por ex.) / Agentes Físicos são: luz e temperatura


     

  • Atenção que a questão especifica os fatores BIOLÓGICOS. 

    Por isso a resposta é a letra C.

  • Alguem me explica por que a letra D está errada?

  • Thayna Portela a letra D esta errada porque na questão é pedido agentes biológicos e a opção D refere-se a agentes físicos mecânicos. Agentes físicos mecânicos: guarda inadequada, manuseio incorreto e desastres.



ID
670162
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao analisar as implicações da quinta Lei da Biblioteconomia – a biblioteca é um organismo em crescimento. Ranganathan qualificou esse crescimento como “infantil” e “adulto”. Descreveu o crescimento “infantil” como aquele que envolve o aumento do tamanho da biblioteca e que requer ações de organização e administração; e o crescimento “adulto”, como aquele em que há desenvolvimento sem aumento do tamanho total, e que requer estruturas sistêmicas de cooperação. O crescimento “infantil” e o crescimento “adulto” se complementam e caracterizam dois tipos modelares de bibliotecas voltadas, respectivamente, para a

Alternativas
Comentários
  • Resposta B. A obra "As cinco leis da biblioteconomia" (2009, p. 283) de S.R. Ranganathan; traduzido por Tarcisio Zandonade diz que:  "85  [...]. Devem-se reconhecer dois tipos de bibliotecas, ou seja, bibliotecas voltadas para a conservação e bibliotecas voltadas para a prestação de serviços. Esta distinção foi percebida e aplicada conscientemente pela primeira vez somente em Library book selection (1953)." (grifo nosso). Em outras palavras, as bibliotecas de crescimento infantil buscam educar, atrair e conservar os alunos da Instituição de Ensino de que pertencem e as bibliotecas de crescimento adulto que visam também prestar serviço aos ex-alunos, isto é, os já formados os quais a Instituição de Ensino não possui mais obrigação em lhes fornecer serviços.

  • Sinceramente, achei a questão BEM mal elaborada....

  • "O capítulo 7 deste livro apresenta as implicações de 'crescimento' somente no sentido de 'crescimento infantil' - isto é, o que envolve aumento regular no tamanho total. Mas o termo possui também outro sentido. É o de 'crescimento adulto' - isto é, crescimento por substituição de constituintes, sem aumento do tamanho total. A dupla implicação da Quinta Lei conduz a um importante princípio na organização de um sistema nacional de bibliotecas. Devem-se reconhecer dois tipos de bibliotecas, ou seja, bibliotecas voltadas para a conservação e bibliotecas voltadas para a prestação de serviços." (RANGANATHAN, 2009, p. 283)

    "Em vista da contínua demanda que uma biblioteca voltada para a conservação faz por edifícios, estantes e despesas de manutenção adicionais, razões de natureza econômica sugerem que deva haver um limite para o número dessas bibliotecas num país. A biblioteca nacional principal deve ser uma biblioteca de conservação, e que talvez seja suficiente num país que tenha um território pequeno. Mesmo num país com um grande território, seu número não precisa passar de uma meia dúzia. [...] Uma biblioteca de serviço poderá estabelecer um limite para a quantidade de volumes do acervo, o número de leitores, o tamanho do quadro de pessoal, e, por conseguinte, do edifício e do mobiliário e equipamentos. As aquisições anuais e o descarte, por causa do desgaste pelo uso ou por causa da obsolescência, deverão, em última análise se equilibrar." (RANGANATHAN, 2009, p. 283-284)

    RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.

    Gabarito: B


ID
788533
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O programa de preservação/conservação de uma biblioteca tem vários componentes, cuja prioridade será definida pelo bibliotecário mediante análise rotineira de uma dada situação.


Após constatar que determinado conjunto de livros publicados nos últimos dez anos apresenta sinais de deterioração decorrentes de intensa demanda de pesquisa, que a biblioteca dispõe de poucos exemplares, que os títulos já estão esgotados no mercado livreiro e que não há perspectiva de novas edições, o bibliotecário deverá priorizar, imediatamente, a(o)

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe de onde saiu essa?

  • Ok, mas várias dessas opções serviriam para a tal biblioteca...


ID
788536
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dentre os princípios que delimitam a ação de restauradores, por efeito da ética nas políticas de preservação, aquele que estabelece que, em todos os estágios de um processo de restauração, sejam utilizados produtos e materiais que viabilizem a possibilidade de retorno ao primeiro estado físico do documento, sem o risco de perdas ou danos, é o princípio da(o)

Alternativas

ID
788539
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os discos compactos são suportes de registros digitais cuja preservação envolve condições referentes ao manuseio, ao ambiente, ao processo de fabricação e ao material utilizado como matéria-prima.

As ações de preservação, no entanto, serão nulas, mesmo que aquelas condições estejam controladas, quando a vida útil da mídia for definida pela(o)

Alternativas

ID
807277
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo no que se refere ao conceito de política de substituição como parte de um programa geral de preservação de documentos.

I - A política de substituição resulta do reconhecimento de que os recursos disponíveis são insuficientes para a conservação física de todos os documentos de um acervo.

II - Uma política de substituição não representa uma ruptura com as opiniões tradicionais acerca das técnicas e prioridades da preservação, tomando o lugar de uma política convencional.

III - Do ponto de vista administrativo, é fácil identificar o documento cujo texto, a fim de ser preservado, deve ser transferido para outro suporte pela impossibilidade de se assegurar a conservação física.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • A migração do suporte físico para o suporte digital possui em si potencialpara auxiliar planos de preservação de acervos físicos de valor permanente,através da ação de preservação semelhante ao referido pela British Library(2003, p. 65), quando explica que:

    [...] o conceito de uma política de substituição como parte de umprograma geral de preservação resulta do reconhecimento de que osrecursos disponíveis são insuficientes para a conservação física de todosos documentos de um acervo. Implica uma ampliação dos objetivos dequalquer departamento de preservação, de modo que se menciona apreservação do conteúdo intelectual do acervo e de seu formato físico,na medida em que isso se justifica e existem recursos que o permitem.


ID
908956
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As formas de controle da temperatura, da luminosidade e da qualidade do ar estão relacionadas à:

Alternativas
Comentários
  • Por mais questões como essas!


ID
965737
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual é o método de conservação de acervo bibliográfico que consiste em exterminar todos os organismos vivos que afetam acervos documentais, por meio da volatização de substâncias específicas em câmaras herméticas?

Alternativas

ID
965785
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.

Os valores aceitos como convenientes à conservação de acer­ vos bibliográficos, em relação à umidade relativa do ar e à temperatura, são, respectivamente: ______ a _____ de umidade e _____ a _____ de temperatura.

Alternativas

ID
965854
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Como denominam-se as unidades de informação que possuem um lugar de guarda, custódia, conservação de jornais e outras publicações periódicas?

Alternativas

ID
1035103
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.

Na preservação de obras raras, é possível a recuperação de páginas rasgadas e reposicionamento de páginas soltas e/ou junções de livros com a aplicação de um filme especial, confeccionado com papel ultrafino e transparente, contendo adesivo acrílico em uma das faces, livre de solvente e com pH não ácido, cujo exemplo é o Filmoplast P e seus equivalentes.

Alternativas
Comentários
  • alguém explica pq.esta errada?

  • FILMOPLAST P 

    Fita de papel transparente, extremamente fina, sem polpa de madeira e ácido, revestida com adesivo neutro, solúvel em água, muito resistente ao tempo e não amarela. Adequada para reparar "a seco" páginas rasgadas, prender e alçar fotografias ou gravuras leves e retocar as dobras de mapas ou outros papéis. 

    Pode ser usada como etiqueta, pois aceita inscrição à tinta. Adere a filmes de poliéster. Ph neutro, revestida com carbonato de cálcio CaCO3 para neutralização dos ácidos que são liberados durante o processo natural de envelhecimento dos papéis. 
     

  • Errado.

    Há diferença entre os termos preservação, conservação e restauração. O erro está, justamente, no emprego equivocado da palavra "recuperação", pois é a restauração que vai precisar dessa recuperação de páginas e, não o contrário.

  • Também acho que para realizar reparos em páginas danificadas conforme o exemplo acima o material mais utilizado é o papel JAPONÊS.


ID
1136989
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Conforme Arellano (2004), os documentos digitais, assim como os documentos em papel, necessitam da adoção de ferramentas que protejam e garantam a sua manutenção. Essas ferramentas deverão servir para reparar e restaurar registros protegidos, prevendo os danos e reduzindo os riscos dos efeitos naturais ou para restaurar os documentos já danificados.

As informações acima referem-se à atividade de

Alternativas
Comentários
  • Preservação de documentos digitais, assim com na dos documentos em papel, é necessária a adoção de ferramentas que protejam e garantam a sua manutenção. Essas ferramentas deverão servir para reparar e restaurar registros protegidos, prevendo os danos e reduzindo os riscos dos efeitos naturais (preservação prospectiva), ou para restaurar os documentos já danificados (preservação retrospectiva). Para Margaret Hedstrom (1996), a preservação digital é "(...) o planejamento, alocação de recursos e aplicação de métodos e tecnologias para assegurar que a informação digital de valor contínuo permaneça acessível e utilizável". A preservação digital compreende os mecanismos que permitem o armazenamento em repositórios de dados digitais que garantiriam a perenidade dos seus conteúdos.

     

    Fonte: Ci. Inf. vol.33 no.2 Brasília May/Aug. 2004


ID
1147852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os processos de preservação e conservação dos suportes de informação têm por objetivo assegurar que a informação permaneça acessível e utilizável. Julgue os itens a seguir, a respeito desses processos.

A preservação lógica de documentos eletrônicos está associada à necessidade de garantir a conversão dos formatos originais que se tornam obsoletos ou de manutenção cara.

Alternativas

ID
1147855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os processos de preservação e conservação dos suportes de informação têm por objetivo assegurar que a informação permaneça acessível e utilizável. Julgue os itens a seguir, a respeito desses processos.

A utilização do processo de fumigação com gás carbônico como método de expurgo de agentes biológicos apresenta a desvantagem de deixar resíduos tóxicos.

Alternativas
Comentários
  • fumigação:Exposição de a vapores químicos, geralmente em câmaras especiais, a vácuo ou

    não, para destruição de insetos, fungos e outros microorganismos.

    Errada a questão


ID
1237459
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Impedir os danos e estragos nos materiais bibliográficos e adotar medidas antecipadas de correção é um procedimento da

Alternativas
Comentários
  • Preservar

  • Lembre-se: preservar para não restaurar.


ID
1237462
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A preservação digital é um conjunto de cuidados e procedimentos que asseguram ao documento digital a sua acessibilidade e sua integridade por meio da preservação física, mas, atualmente, ainda encontra a seguinte desvantagem:

Alternativas
Comentários
  • Desvantagens da Preservação Digital

    Capacidade dos atuais sistemas eletrónicos de informação em assegurar a preservação a longo prazo
     Fragilidade intrínseca do armazenamento digital
    Complexidade e custos da preservação digital
     Multiplicidade de entidades
    Dependência social da informação digita
    Problemas com direitos autorais
    Ausência de normas e padrões
    Atenção especial e constante às necessidades de armazenamento e migração.


    Vantagens da Preservação Digital

    Diminuição do acesso aos originais
    Fidelidade ao original
    Fidelidade na multiplicação das cópias
    Possibilidade distribuição em rede
    Maior acessibilidade à informação, tornando possível o acesso directo e imediato
    Facilidade na partilha de informação
    Elimina barreiras geográficas
    Economia de tempo e espaço
    Rapidez na actualização dos dados
    Possibilidade de manter cópias de segurança
    FOCO E FÉ


  • Por gentileza, poderia me explicar essa parte? Multiplicidade de entidades



ID
1251721
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acervos de obras raras e especiais devem ser mantidos em espaços adequados quanto à temperatura e umidade e, principalmente, devem contar com adequado controle de segurança. Atualmente, um dos mais conhecidos sistemas de segurança integrados ao catálogo bibliográfico é baseado

Alternativas
Comentários
  • Identificação por radiofrequência ou RFID (do inglês "Radio-Frequency IDentification" ) é um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID.

    Uma etiqueta ou tag RFID é um transponder, pequeno objeto que pode ser colocado em uma pessoa, animal, equipamento, embalagem ou produto, dentre outros. Contém chips de silício e antenas que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora. Além das etiquetas passivas, que respondem ao sinal enviado pela base transmissora, existem ainda as etiquetas semipassivas e as ativas, dotadas de bateria, que lhes permite enviar o próprio sinal. São bem mais caras que do que as etiquetas passivas.

    RFID: utiliza transponders ( os quais podem ser apenas lidos ou lidos e escritos) nos produtos, como uma alternativa aos códigos de barras, de modo a permitir a identificação do produto de alguma distância do scanner ou independente, fora de posicionamento. Tecnologia que viabiliza a comunicação de dados através de etiquetas com chips ou transponders que transmitem a informação a partir da passagem por um campo de indução. (ex: muito usado em pedágio "sem parar").WIKIPÉDIA


ID
1251727
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um dos problemas críticos das bibliotecas e instituições atuais é a preservação digital cujo objetivo é

Alternativas
Comentários
  • Segundo (FERREIRA 2006, p. 20 apud SILVA 2015, p. 59):

    [...] a preservação digital consiste na capacidade de garantir que a informação digital permanece acessível e com qualidades de autenticidade suficientes para que possa ser interpretada no futuro recorrendo a uma plataforma tecnológica diferente da utilizada no momento da sua criação.

    Gab. D

    SILVA, Fabiola Rubim. Preservação digital: um diagnóstico da literatura especializada brasielira. Biblionline, João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 57 – 72, 2015. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/50927


ID
1256668
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A medida de prevenção para proteção dos materiais bibliográficos que é adotada, por exemplo, para manter a integridade e a sequência das páginas de edições em brochuras é a

Alternativas
Comentários
  • Brochura é tipo de encadernação em que o miolo do livro é coberto por uma capa mole, geralmente feita de papel ou cartolina, a qual é colada na lombada.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Brochura

  • Letra A) encardenação

    (para os não assinantes)


ID
1268929
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A ação do homem é um dos fatores que afetam a degradação dos documentos. Isso acontece, entre outras coisas, por meio do manuseio incorreto. A colocação de clipe de metal como marcador de páginas é um exemplo dessa forma de manuseio, pois

Alternativas
Comentários
  • Gab.E

    o processo de oxidação dos clipes passará para a folha marcada, manchando-a e rasgando-a.


ID
1268932
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre as condições construtivas que colaboram para a conservação dos documentos do acervo, considere:

I. A biblioteca deve ficar afastada de copa, cozinha, lanchonete, poço de elevador e banheiro.
II. É recomendável que a instalação hidráulica seja aparente.
III. Piso frio de alta resistência ou vinílico é de difícil manutenção, devendo ser substituído por piso em madeira acarpetado ou do tipo plurigoma.
IV. A área destinada ao acervo deve ter interruptores que permitam acionamento de grupos independentes de lâmpadas.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A.

    I. A biblioteca deve ficar afastada de copa, cozinha, lanchonete, poço de elevador e banheiro. VERDADEIRO.

    II. É recomendável que a instalação hidráulica seja aparente. ERRADO.

    "[...] Passando pelo interior da estrutura [da biblioteca], uma das primeiras considerações deve ser o cano de água e esgoto. Tubulações hidráulicas (exceto aquelas associadas aos sistemas de aspersão contra incêndios) devem ser evitados nas áreas de coleção e áreas sensíveis." Fonte: Considerações preservação na construção e reforma de bibliotecas: planejamento de preservação.

    O cano deve ser impermeabilizado, além disto, quando a instalação hidráulica fica aparentes, demonstram um risco maior de vazamento dentro do edifício.

    III. Piso frio de alta resistência ou vinílico é de difícil manutenção, devendo ser substituído por piso em madeira acarpetado ou do tipo plurigoma. ERRADO.

    Nunca se deve usar carpete, pois é de difícil limpeza e pode ser esconderijo de agentes biológiocos.

    IV. A área destinada ao acervo deve ter interruptores que permitam acionamento de grupos independentes de lâmpadas. CERTO.


ID
1268935
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Entre as formas de acondicionamento inadequado do material bibliográfico que podem colaborar para a degradação dos documentos está:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    As jaquetas de poliéster são recomendadas para obras frágeis ou muito consultadas. Segundo Cassares (2000, p. 36):

    "Os livros em mau estado de conservação podem ser protegidos, conforme o caso, em caixas ou envoltos em papéis ou ainda em jaquetas de poliéster. Cada situação requer uma análise e depende diretamente das condições em que se apresenta o documento.

    Fonte: CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000.


ID
1268938
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre a atividade de conservação e observação do estado físico do acervo, considere:

I. Preservação - Profilaxia, conscientização.
II. Conservação - Cirurgia feita por especialistas.
III. Restauração - Medicamentos, curativos.

Das definições apresentadas,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Restauração: é um tratamento bem mais complexo e profundo, constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos, devendo ser respeitada, ao máximo, a integridade e as características históricas, estéticas e formais do bem cultural e ser feita por especialistas. Portanto, fazendo-se um paralelo com a área da saúde, a “saúde do bem cultural” pode ser assim definida:

    a) Preservação – profilaxia, conscientização;

    b) conservação – medicamento, curativos;

    c) higienização – limpeza, assepsia;

    d) restauração– cirurgia feita por especialistas.

    Fonte: https://unimontes.br/wp-content/uploads/2018/10/higienizaodelivros.pdf


ID
1351726
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma das grandes preocupações com os acervos em que principal elemento é o papel está relacionada com as técnicas de preservação e conservação. Sobre esse tema, associe a primeira coluna de acordo com a segunda.

(1) Agentes físicos.
(2) Agentes químicos.
(3) Agentes biológicos.
(4) Fatores internos.
(5) Os usuários do acervo.

( ) Dentre os vários agentes deteriorantes vistos até agora, estes são de fato os mais danosos, muitas vezes irreparáveis. Dentre eles estão os insetos, os micro-organismos, os roedores e o próprio ser humano.
( ) Causam o desgaste nos livros e resultam da fabricação do papel, envolvendo processos como: tipos de fibras utilizadas, processo mal realizado de cozimento das fibras, emprego excessivo de alguns produtos químicos, depósito de partículas metálicas na polpa, uso de tintas ácidas.

( ) Entre eles estão fatores como umidade e a temperatura, cujas variações podem causar movimentos de contração e alongamento das fibras do papel, além de favorecerem a proliferação de agentes biológicos como insetos, fungos e bactérias. 
( ) Ao fazerem uso dos documentos, cometem uma série de danos a estes, como por exemplo: alimentar-se sobre os livros, manuseá-los com as mãos sujas ou suadas, arrancar, perder ou dobrar folhas, escrever e apoiar os braços nos livros, usar fitas adesivas, clipes e grampos metálicos nas folhas.
( ) São constituídos por fatores como a poluição atmosférica ou ambiental, que causam grandes danos ao papel, pois na poluição existem gases tóxicos como óxido de carbono, enxofre e nitrogênio, que atacam a celulose e causam reações químicas destrutivas ao papel.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  •  b)

    3, 4, 1, 5, 2

  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 65):

    São inimigos mais comuns dos materiais bibliográficos:

    • Agentes físicos --> temperatura, umidade e luz
    • Agentes químicos --> polução atmosférica, poeira e acidez
    • Agentes biológicos --> microorganismos (fungos e bactérias), insetos, ação do homem, desastres, etc.

    Gab. B

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
1366117
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A preservação do acervo na biblioteca resulta do controle de agentes nocivos às obras, tais como poluição, umidade, infestação bacteriana e ação do homem. Os agentes anteriormente citados são classificados, respectivamente, em:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA C

    ---------------------------------------

    poluição - químico

    umidade - físico

    infestação bacteriana - biológico

    ação do homem - biológico ?

  • Agentes físicos: Temperatura, umidade e luzes

    Agentes químicos: Poluição atmosférica, poeira e acidez;

    Agentes biológicos: Microorganismos ( fungos e bactéricas), insetos, ação do homem, desastres, etc.

    FONTE: SILVA, Divina Aparecida da. Auxiliar de Biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 

     


ID
1366135
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“Visa à estabilização de dados e a interrupção dos processos de deterioração”. Esse conceito se refere à

Alternativas
Comentários
  • Questão duvidosa. Esse conceito é mais parecido com o de restauração

    Veja só:


    "

    É um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão

    de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo

    e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu

    caráter histórico. "

  • Concordo com você Diego Barros este não é o conceito de CONSERVAÇÃO. Segue abaixo o conceito :

    A preservação é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa,

    política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da

    integridade dos materiais. Já a CONSERVAÇÃO é um conjunto de ações estabilizadoras que

    visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de

    controle ambiental e de tratamentos específicos como a higienização, reparos e

    acondicionamento. (CASSARES, 2000, p.12.) 

    Fazendo jus à obra de Luccas & Seripierri (1995) é necessário “Conservar para

    não restaurar.”

    Tanto a preservação como a conservação são técnicas de importância imperiosa

    para as bibliotecas, arquivos, museus e demais centros de documentação, que

    necessitam de cuidados para que estejam disponíveis para consulta ou manuseio das

    gerações futuras.UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

     Referência : Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia,Documentação, Gestão, e Ciência da Informação Os desafios do profissional da informação frente às tecnologias e suportes informacionais do século XXI: lugares de memória para a biblioteconomia 18 a 24 de julho de 2010 PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ACERVOS BIBLIOGRÁFICOS NAS BIBLIOTECAS ESCOLARES DE PORTO VELHO-RO: uma proposta de ação

    FOCO E FÉ

  • Pois é, marquei restauração.

    Sempre associo o controle do clima com medida de conservação, pena que isso não veio explícito no enunciado.

  • Conceitos de Conservação, Preservação e Restauração

    CONSERVAÇÃO: "É o conjunto de intervenções diretas, realizadas na própria estrutura física do bem cultural, com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ação nefasta ocasionada pela ausência de uma preservação. É composta por tratamentos curativos, mecânicos e/ou químicos, tais como: higienização e desinfestação de insetos ou microorganismos, seguidos ou não de pequenos reparos"

    PRESERVAÇÃO: "É uma consciência, mentalidade, política (individual ou coletiva, particular ou institucional) com o objetivo de proteger e salvaguardar o patrimônio. Resguardar o bem cultural, prevenindo possíveis malefícios e proporcionando a este condições adequadas de "saúde". É o controle ambiental, composto por técnicas preventivas que envolvam o manuseio, acondicionamento, transporte e exposição".

    RESTAURAÇÃO: "É um tratamento bem mais complexo e profundo, constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos. Respeitando-se, ao máximo, a integridade e as características históricas, estéticas e formais do bem cultural, deve ser feito por especialistas".


    SARMENTO, Adriana Godoy da Silveira. Preservar para não restaurar. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, INFORMAÇÃO E ÉTICA, 2003, Florianópolis. Anais eletrônicos.Florianópolis: Associação Catarinense de Bibliotecários, 2003. http://preservacaodeacervo.blogspot.com.br/2009/11/diferencas-entre-os-conceitos.html


ID
1369123
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os fatores ambientais que, quando combinados e em desequilíbrio, podem se configurar como agentes de deterioração de acervos bibliográficos, evidenciada pela presença de fungos e pela distorção e ressecamento dos suportes, são:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    Na conservação preventiva, a UMIDADE RELATIVA é o primeiro fator que deve ser controlado, pois possui:

    Efeito sobre material higroscópico (madeira, têxtil, couro)

    Afeta a estabilidade dimensional do papel

    Na fotografia, provoca a hidrólise ácida

    A TEMPERATURA é o segundo mais importante:

    Materiais fotográficos dilatam e criam tônicas na imagem

    Deteriora obras

    A combinação de ALTA TEMPERATURA E UMIDADE:

    Causa mofo, bactérias e sais residuais


ID
1401844
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A possibilidade de contaminação por mofo e de ocorrência de insetos e outras pragas na biblioteca exige a limpeza rotineira da área de armazenamento e o monitoramento do ambiente com medidas preventivas, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Letra C - manter sob quarentena e inspecionar...

  • GABARITO: C

    Medidas preventivas no planejamento devem incluir:

    • manutenção do sistema de climatização, incluindo a inspeção regular e a limpeza das serpentinas de troca de calor, dos coletores de gotejamento e das tubulações, onde o mofo pode se desenvolver e a troca freqüente de filtros de ar de alta eficiência para reduzir o pó;

    • manutenção do edifício para prevenir vazamentos e umidade;

    • evitar o armazenamento nas proximidades de paredes externas sem isolamento apropriado, especialmente em áreas no nível do solo ou abaixo deste;

    • evitar o armazenamento em áreas úmidas como porões;

    manter sob quarentena e inspecionar cuidadosamente toda nova aquisição para verificar a atividade de mofo ou insetos;

    • manter boa circulação de ar. Isto é particularmente importante quando o controle de umidade pelo sistema de climatização é inadequado ou não existe. A utilização de ventiladores, incluindo os centrais, que mantêm a circulação do ar através de uma construção inteira, pode ser bastante eficaz;

    • remoção regular do pó;

    • monitoramento do ambiente.

    Fonte: OGDEN, Sherelyn (ed.). Emergências com pragas em arquivos e bibliotecas. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: Arquivo Nacional, 2001. p. 34.


ID
1430206
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto à conservação de documentos, é correto afirmar que não se deve expor o livro à luz solar, porque

Alternativas

ID
1456309
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A seção de preservação, conservação e restauração de documentos deve tomar medidas de controle e prevenção e atentar para o acondicionamento de ar, limpeza, controle de luz, insetos e microorganismos, encadernar e armazenar adequadamente os documentos.

                                                                         (SILVA; ARAÚJO, 1995. p. 36)

São considerados inimigos mais comuns dos materiais bibliográficos, os agentes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • kkkkk, agentes bibliográficos são um risco mesmo


ID
1464958
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O setor de preservação, conservação e restauração tem como funções:

Alternativas

ID
1494790
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta: ______________ é cuidar de todos os assuntos relacionados ao combate à deterioração dos documentos, compreende uma política global, desde aspectos administrativos e financeiros, até as investigaçõescientificaseasmaissimplesmedidasde higienização.

_________________ define-se como um conjunto de medidasespecíficasepreventivasnecessáriasparaa manutenção da existência física do documento. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas

ID
1494793
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Odesenvolvimentodasaçõesquevisamàconservação de acervos em bibliotecas depende, sobretudo, de decisõesadministrativasquepromovamasnecessárias mudanças para adequar os serviços às novas necessidades da preservação. Sobre a conservação de acervo,analiseasafrmativasedêvaloresVerdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Existe uma contradição inerente ao ato de conservar um bem e ao mesmo tempo estimular o seu uso, gerando uma grande problemática que se encontra intrínseca à preservação.

( ) Ao se conceber e se implementar uma política de preservação, não se pode perder de vista o maior objetivo de qualquer biblioteca que é informar e socializar o saber, de modo que o acervo possa ser utilizado.

( ) A preservação dentro da biblioteca deve ter um sentido restrito baseada em políticas estabelecidas que sistematize os materiais informacionais.

( ) Muito do trabalho de um departamento de preservação é profilático e acontece antes que o tempo, as condições impróprias de armazenamento e o manuseio descuidado deixaram os materiais frágeis e danifcados.

( ) O modus faciendi do bibliotecário deve incluir somente os processos técnicos, como os de catalogação, classificação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

ID
1495609
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para a conservação do acervo são necessários alguns cuidados. Das alternativas assinale a INCORRETA:

Alternativas

ID
1497958
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que concerne à conservação de acervos bibliográficos, analise as informações abaixo.

I. Existem três categorias de agentes que causam danos aos materiais bibliográficos: agentes físicos, químicos e biológicos.

II. A encadernação aumenta a durabilidade do livro e dos periódicos, tornando-os mais resistentes. Porém, é cara e está mais sujeita ao ataque de agentes biológicos.

III. A ação do homem não está inserida em nenhuma das categorias dos agentes que causam danos aos materiais bibliográficos.

IV. O auxiliar de biblioteca não pode realizar pequenos reparos nos livros danificados.

V. O desgaste dos documentos é provocado pelo constante manuseio e pelo armazenamento inadequado.

Estão CORRETAS, apenas:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA B

    --------------------------------------------

    I. Existem três categorias de agentes que causam danos aos materiais bibliográficos: agentes físicos, químicos e biológicos. VERDADEIRO

     

    --------------------------------------------

    II. A encadernação aumenta a durabilidade do livro e dos periódicos, tornando-os mais resistentes. Porém, é cara e está mais sujeita ao ataque de agentes biológicos. VERDADEIRO

     

    --------------------------------------------
    III. A ação do homem não está inserida em nenhuma das categorias dos agentes que causam danos aos materiais bibliográficos. FALSO

     

    --------------------------------------------
    IV. O auxiliar de biblioteca não pode realizar pequenos reparos nos livros danificados.FALSO

     

    --------------------------------------------
    V. O desgaste dos documentos é provocado pelo constante manuseio e pelo armazenamento inadequadoVERDADEIRO

  • Alternativa: b)

    Bons estudos!

  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 65), 67:

    O desgaste dos documentos é provocado pelo manuseio constante e o armazenamento inadedequado.

    São inimigos mais comuns dos materiais bibliográficos:

    Agentes físicos: temperatura, umidade e luz

    Agentes químicos: poluição atmosférica, poeira e acidez

    Agentes biológicos: microorganismos (fungos e bactérias), insetos, ação do homem, desastres, etc.

    A encadernação aumenta a durabilidade do livro e dos periódicos, tornando-os mais resistentes. Mas é cara e está mais sujeita ao ataque de agentes biológicos.

    O auxiliar de biblioteca, desde que tenha sido treinado, pode realizar pequenos reparos nos livros danificados. Para isso deve usar materiais próprios.

    Gab. B

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
1497961
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre os cuidados necessários à conservação do acervo, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Não se deve guardar alimentos, nem fazer refeições no espaço da biblioteca.
( ) Nunca se deve usar fitas adesivas para colar páginas.
( ) Clipes metálicos podem ser utilizados como marcadores de páginas.
( ) Não é recomendado dobrar páginas para marcar o texto.
( ) Para retirar o livro da estante, é correto puxá-lo pela borda superior da lombada.

Assinale a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (c)

    Aos não assinantes.

  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 66):

    Para a conservação do acervo são necessários alguns cuidados:

    • manter as mãos sempre limpas ao lidar com os documentos;
    • não guardar alimentos e nem fazer refeições no espaço da biblioteca;
    • nuna usar a saliva para passar as páginas do livro;
    • nunca usar fitas adesivas para colar páginas;
    • não usar clipes metálicos ou grampos como marcadores;
    • não dobrar páginas, para marcar o texto;
    • nunca puxar um livro da estante puxando-o pela borda superior da lombada;
    • não usar cola plástica devido a sua acidez;
    • escovar e bater os livros periodicamente;
    • aspirar a poeira com a frequência necessária, ou usar escova de pelo macio e limpo;
    • prefixar períodos para dedetização fazendo uso de inseticidas domissanitário autorizado pelo Ministério da Saúde.

    Gab. C

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
1498081
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmações abaixo, relativas à preservação de materiais.

I. Dentre os aspectos que tornam a preservação um assunto administrativamente importante, encontramos a questão do custo × benefício. O investimento em laboratórios de restauro, ou terceirização dos serviços de restauro, são bem superiores ao investimento em condições ambientais favoráveis a manutenção dos materiais.
II. Mesmo os meios magnéticos necessitam de condições ambientais favoráveis e cuidados para sua preservação.
III. É composta por tratamentos curativos, mecânicos e/ou químicos, tais como: higienização ou desinfestação de insetos ou microorganismos, seguidos ou não de pequenos reparos.
IV. Necessita respeitar, ao máximo, a integridade e as características históricas, estéticas e formais do bem cultural, devendo ser feita por especialistas.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    o III mistura conceitos de Preservacao e Conservacao.

    a) PRESERVAÇÃO: é uma consciência, mentalidade, política (individual ou coletiva, particular ou institucional) com o objetivo de proteger e salvaguardar o Patrimônio. Resguardar o bem cultural, prevenindo possíveis malefícios e proporcionando a este condições adequadas de “saúde”. É o controle ambiental, composto por técnicas preventivas que envolvam o manuseio, acondicionamento, transporte e exposição; 

    b) CONSERVAÇÃO: É o conjunto de intervenções diretas, realizadas na própria estrutura física do bem cultural, com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ação nefasta ocasionada pela ausência de uma preservação. É composta por tratamentos curativos, mecânicos e/ou químicos, tais como: higienização ou desinfestação de insetos ou microorganismos, seguidos ou não de pequenos reparos; 

    c) RESTAURAÇÃO: É um tratamento bem mais complexo e profundo, constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos. Respeitando-se, ao máximo, a integridade e as características históricas, estéticas e formais do bem cultural, deve ser feito por especialistas. Portanto, fazendo-se um paralelo com a área da saúde, a “saúde do bem cultural”, pode ser assim definida: 

    a) Preservação – profilaxia, conscientização 

    b) Conservação – medicamento, curativos 

    c) Restauração – cirurgia feita por especialistas 

  • A preservação de documentos eletrônicos depende de algumas estratégias para aumentar ao máximo a possibilidade de sua conservação em condições adequadas. São estratégias estruturais: adoção de padrões; elaboração de normas e manuais; metadados de preservação digital; montagem de infraestrutura; formação de consórcios e parcerias. São estratégias operacionais Refrescamento: consiste em transferir a informação digital de um suporte físico de armazenamento para outro, entre outros...


ID
1498921
Banca
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Órgão
Câmara de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a preservação do acervo bibliográfico é incorreto afirmar que:

Alternativas

ID
1500949
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

São os agentes biológicos mais comuns para a destruição de materiais bibliográficos:

Alternativas

ID
1501375
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNCISAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Código de Ética Profissional do Bibliotecário foiregulamentado pela Resolução nº. 42 do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), de 11 de janeiro de 2002, e tem como finalidade estabelecer um conjunto de normas de condutas para os que exercem atividades profissionais. Tomando como referência o disposto, constitui-se penalidade àquele que o transgredir:

Alternativas
Comentários
  • Art. 13 - A transgressão de preceito deste Código, constitui infração ética, sujeita às seguintes penalidades: a) advertência reservada; b) censura pública; c) suspensão do registro profissional pelo prazo de até 3 anos; d) cassação do exercício profissional com apreensão de carteira profissional; e) multa de 1 a 50 vezes o valor atualizado da anuidade.

ID
1501396
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNCISAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A conservação é uma importante atividade da formação e do desenvolvimento de coleções que, em última análise, evita o descarte de fontes de informação em decorrência da deterioração física. Quanto ao procedimento básico adequado à conservação de documentos, é correto

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A. Lembrando que a saliva também é um agente de deterioração, presilhas metálicas oxidam e mancham o papel e NUNCA se deve expor ao sol documentos úmidos ou acometidos por fungo. Reparos com fitas adesivas também não são o ideal.


ID
1501465
Banca
UNIUV
Órgão
UNIUV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para a boa preservação do acervo é necessário o controle de temperatura e umidade relativa do ar no espaço físico da biblioteca. Assinale a afirmação correta.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Vieira (2014, p. 189):

    Temperatura e umidade: contribuem fortemente para a deterioração de materiais bibliográficos e favorecem a proliferação de agentes biológicos.

    Ação corretiva: manter a temperatura entre 19 e 23°C e a umidade relativa do ar entre 50 e 60%, utilizando equipamentos específicos como aparelho de ar-condicionado, ventilador, higrômetro (mede a umidade relativa do ar), termo-higrômetro (mede a temperatura e a umidade do ambiente), e desumidificador (retira a umidade do ambiente).

    Gab. D

    VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.


ID
1503874
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise os dois agrupamentos abaixo:

I. Conservação.
II. Preservação.
III. Restauração.

a. Consciência, mentalidade, política (individual ou coletiva, particular ou institucional) com o objetivo de proteger e salvaguardar o Patrimônio.

b. Conjunto de intervenções diretas, realizadas na própria estrutura física do bem cultural, com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ação nefasta ocasionada pela ausência de uma preservação.

c. Tratamento constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos.

A correlação correta entre os dois grupos é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra: A

    Resumindo:

    Preservar = manter a integridade dos arquivos/documentos;

    Conservar = meios para retardar/desacelerar a degradação;

    Restaurar= corrigir/revitalizar o que foi desgastado por falta de conservação e preservação.

  • Preservação: é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional, que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.

    Conservação: é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).

    Restauração: é um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.

    CASSERES, N. C. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado, 2000.


ID
1503883
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Objetos de papel, como mapas, cartazes e documentos, após permanecerem guardados enrolados durante muitos anos, frequentemente ficam ressecados e quebradiços. Para reduzir a probabilidade de danos, ou seja, do surgimento de mais quebras ou rasgos ao serem desenrolados, antes de fazer isso deve-se proceder à sua

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    "Os objetos de papel como mapas, cartazes e documentos, após aparecerem guardados enrolados durante muitos anos, frequentemente ficam ressecados, rígidos e quebradiços. Desenrolar esses objetos pode ser muito perigoso, sobretudo se estiverem rasgados. A umidificação prévia desses papéis reduz a probabilidade de, ao desenrolá-los, serem provocados mais quebras ou rasgos. A umidificação também ajuda a aplanar os documentos que não estejam quebradiços porém difíceis de desdobrar ou desenrolar".

    Fonte: OGDEN, Sherelyn (ed.). Procedimentos de conservação. Rio de Janeiro: Projeto de Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: Arquivo Nacional, 2001.


ID
1503892
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na citação:

Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]”

o texto que aparece entre aspas simples indica

Alternativas
Comentários
  • NBR 10520:2002

    5.2 As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior de citação.

    Gab. A

  • Excelente! Valeuuuu...


ID
1509949
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação aos termos preservação, conservação e restauração, assinale a única alternativa CORRTA.

Alternativas
Comentários
  • Preservação - sentido abrangente, [...] que devem prever desde o projeto de edificações e instalações, até a seleção, aquisição, acondicionamento e armazenamento dos materiais informacionais, assim como o treinamento de usuários e de pessoal administrativo.

    Conservação - técnicas e práticas específicas relativas à proteção de materiais de diferentes formatos e natureza física (papel, tecido, couro, registros magnéticos) contra danos, deterioração e decomposição.

    Restauração - intervenções técnicas praticadas por especialistas em laboratório, recuperar da melhor forma mais próxima do original, com sacrifício mínimo da integridade estética e histórica da peça.

    MOTTA, R.; CARVALHO, M. C.; FERNANDES, C. A.. A preservação de acervos de bibliotecas e sua importância na atualidade: a ótica dos bibliotecários da UFMG. Informação & Sociedade. Estudos, v.15, n.1, p. 171-193, 2005.

    Gab. D


ID
1509955
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os agentes de deterioração dos materiais bibliográficos podem causar graves danos e perdas, representando, por isso, situações de perigo que devem ser previstas e gerenciadas. Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que apresenta os agentes de deterioração descritos no “plano de gerenciamento de riscos, salvaguarda & emergência” da Biblioteca Nacional.

Alternativas
Comentários
  • B) Bactérias - Não

    C) Agentes biológicos - Não

    D) Agentes químicos - Não


    https://www.bn.br/sites/default/files/documentos/diversos/2014/1103-preservacao/preservacao-472.pdf

  • Em relação a esse tema é a primeira vez que vejo ser citado criminosos,rs.

  • GABARITO: A

    Segundo Spinelli e Pedersoli Júnior (2010) os 10 agentes de deterioração são:

    1. Forças físicas: Danos e perda de valor de itens do acervo por armazenamento, manuseio e transporte inadequados; emergência envolvendo o colapso localizado, parcial ou total do edifício, afetando o acervo e outros elementos patrimoniais.

    2. Criminosos: Furto e roubo de itens do acervo ou de outros bens patrimoniais e atos de vandalismo.

    3. Fogo: Incêndio no prédio sede afetando o acervo e outros elementos patrimoniais.

    4. Água: Danos e perda de valor de itens do acervo ou de outros elementos patrimoniais causados por ação de água.

    5. Pragas: Danos e perda de valor de itens do acervo ou de outros elementos patrimoniais por ação de pragas.

    6. Poluentes: Danos e perda de valor de itens do acervo ou de outros elementos patrimoniais por ação de poluentes.

    7. Luz e radiação UV e IR: Danos e perda de valor de itens do acervo ou de outros elementos patrimoniais por ação de luz e radiação UV e IR.

    8. Temperatura incorreta: Temperaturas demasiado elevadas ou baixas, assim como flutuações de temperatura de amplitudes significativas.

    9. Umidade relativa incorreta: Danos e perda de valor de itens do acervo ou de outros elementos patrimoniais devido a temperatura e umidade relativa incorretas.

    10. Dissociação: Dissociação de objetos ou perda de informação.

    Fonte: SPINELLI, Jayme, PEDERSOLI JÚNIOR, José Luiz. Biblioteca Nacional: plano de gerenciamento de riscos: salvaguarda e emergência. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2010.


ID
1509961
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Motta, Carvalho e Fernandes, em 2005, desenvolveram estudo que visava detectar as concepções que norteiam a prática dos bibliotecários do sistema de Bibliotecas da UFmgno campo da preservação de acervos. Dentre as diversas conclusões do trabalho, a mais relevante do ponto de vista do bibliotecário gestor da biblioteca foi

Alternativas
Comentários
  • Alguém possui esse estudo ?

  • Olá,Eduardo, eu perguntei para o Google e ele me disse :



    Título: A PRESERVAÇÃO DE ACERVOS DE BIBLIOTECAS E SUA IMPORTÂNCIA NA ATUALIDADE: A ÓTICA DOS BIBLIOTECÁRIOS NA UFMG.

    DISPONÍVEL EM: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/57/1527


    TRECHO QUE SERVIU DE BASE PARA QUESTÃO:


    "Partindo do princípio de que todo bibliotecário deve ter conhecimentos básicos sobre a problemática geral da preservação de acervos, chamou a atenção dos pesquisadores, durante o seminário da segunda fase da pesquisa, no momento em que os depoentes expunham para o grupo sua formação especializada em preservação e seu interesse pessoal pela área, a falta de clareza entre o papel do conservador e do administrador de preservação." (CARVALHO; MOTTA; FERNANDES , 2005, p.182-183)


    "espero que tenha ajudado"

  • Partindo do princípio de que todo bibliotecário deve ter conhecimentos básicos sobre a problemática geral da preservação de acervos, chamou a atenção dos pesquisadores, durante o seminário da segunda fase da pesquisa, no momento em que os depoentes expunham para o grupo sua formação especializada em preservação e seu interesse pessoal pela área, a falta de clareza entre o papel do conservador e do administrador de preservação.

    Gab. D

    MOTTA, Rosemary Tofani; CARVALHO, Maria da Conceição; FERNANDES, Cleide Aparecida. A preservação de acervos de bibliotecas e sua importância na atualidade: a ótica dos bibliotecários da UFMG. Informação & Sociedade. Estudos, v. 15, n. 1, p. 171-193, 2005.


ID
1510240
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um perigoso agente biológico de degradação de material bibliográfico é reconhecidamente:

Alternativas
Comentários
  • Os agentes biológicos de deterioração de acervos são, entre outros, os insetos (baratas, brocas e cupins), os roedores e os fungos.   

  • RESPOSTA D

    -------------------------------

    Agentes nocivos biológico: infestação bacteriana, ação do homem; Baratas, traças e brocas.

  • Agentes biológicos = seres vivos! Todas as demais alternativas tratam-se de elementos abióticos!

    Fatores abióticos:

    poluição

    regime climático

    temperatura

    calor

    luz

    pH

    oxigênio e outros gases

    umidade

    solo

  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 65):

    São inimigos mais comuns dos materiais bibliográficos:

    Agentes físicos: temperatura, umidade e luz

    Agentes químicos: poluição atmosférica, poeira e acidez

    Agentes biológicos: microorganismos (fungos e bactérias), insetos, ação do homem, desastres, etc.

    Gab. D

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
1539034
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Diante da necessidade de um recurso de conservação que aumentasse a vida útil dos livros numa biblioteca pública, tornando-os mais resistente ao manuseio, um auxiliar de biblioteca sugeriu ao bibliotecário que desencadeasse um processo continuado de

Alternativas
Comentários
  • ''tornando-os mais resistente ao manuseio'' se não tivesse essa parte, seria letra A.

  • O grande problema dessa banca é a elaboração de questões sem a minima logica, dentro do funcionamento de determinados cursos. No caso da encadernação só é realizada quando o livro tem a sua capa danificada e não em todos simplesmente para preservar o acervo. 

  • Também concordo Daniel Nóbrega.

  • Numa biblioteca escolar é comum fazer o reforço dos livros de classe. Com isso é colocado uma capa protetora... não é feito o processo de encadernação, por questão de valores, mas é realizado um processo de conservação com uma capa plástica. "encapar"


ID
1599649
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma política de preservação que arrole os critérios de seleção de acervos bibliográficos para conservação depende da avaliação do estado dos documentos e do volume de trabalho a ser realizado, que resulta do processo quotidiano de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E


ID
1632646
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O processo de conserto de rasgo em um material pertence a que tipo de serviço em bibliotecas e centros de documentação?

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA E

    ---------------------------------------

    Restauração - É um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico. O processo de conserto de rasgo em um material pertence a que tipo de serviço em bibliotecas e centros de documentação.


ID
1662415
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A deterioração progressiva de acervos bibliográficos pela fragilidade dos suportes e pelo efeito do tempo, diante da insuficiência de recursos para assegurar a conservação física de todos os itens, é uma realidade nas bibliotecas, levando o bibliotecário a estabelecer processos seletivos para identificar os itens cujo texto deve ser preservado com prioridade. Essa alteração do foco da conservação preventiva de determinados itens, do aspecto material para o intelectual, pressupõe o estabelecimento de uma política:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a resposta desta??

  • Há substituição do aspecto material para o intelectual quando se utiliza microfilmagem e digitalização, por exemplo.


ID
1711123
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para manter o bom estado de conservação dos documentos, a luz ideal é:

Alternativas
Comentários
  • A luz, natural ou artificial, é um tipo de radiação eletromagnética capaz de fragilizar os materiais constitutivos dos documentos, induzindo um processo de envelhecimento acelerado. É importante assinalar que, até o momento, não foi descoberto nenhum tipo de lâmpada ideal, ou seja, capaz de iluminar sem danificar o material documental.

  • Em qualquer conteúdo diz-se que não há um tipo de iluminação adequada, podendo ser qualquer tipo, portanto que seja devidamente controlado. Creio que houve erro na eloboração da questão.


ID
1721887
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O diagnóstico de conservação é uma das etapas fundamentais em um plano de gestão em conservação e um instrumento que ajuda a instituição a conhecer seu acervo como um todo.

Ao final do diagnóstico, a instituição deverá ser capaz de:

Alternativas
Comentários
  • Coleção em arquivo?!??! Me questiono se vale o estudo por questões muito antigas como essa...

    Gab: B. (Afff)


ID
1772611
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Como forma de preservar melhor os documentos e os livros, os seguintes cuidados devem ser adotados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • b) Não se deve dobrar um papel. Isso danifica a estrutura das suas fibras. Por exemplo temos as certidões de nascimento antigas que costumam rasgar nas dobraduras.

  • Resposta B

    ---------------------------------

    Uso de luvas, máscara, touca, óculos e avental. [para realização de operações e cirurgias nos livros] kkkkkk

    brincadeiras a parte, bons  estudos a todos


ID
1818994
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os chamados insetos bibliográficos são aqueles que atacam os documentos impressos. Os agentes biológicos que vivem em sociedade com funções diversificadas e alimentam-se de celulose, além de penetrar em madeiras de móveis, portas e atacam os livros formando galerias não visíveis são:

Alternativas
Comentários
  • Os chamados insetos bibliográficos são aqueles que atacam os documentos impressos. Os agentes biológicos que vivem em sociedade com funções diversificadas e alimentam-se de celulose, além de penetrar em madeiras de móveis, portas e atacam os livros formando galerias não visíveis são:

    E. Cupins. (certo)

    A. As traças-dos-livros se alimentam de todo tipo de substância contendo amido. Em nossas residências, podem consumir roupas engomadas, cortinas, lençóis, sedas e a cola de amido dos papéis de parede.

    A. errado


ID
1859218
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Luccas e Seripierre (1995), ao tratarem da preservação de documentos em bibliotecas e da armazenagem do acervo, recomendam

Alternativas

ID
1860226
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A higienização do acervo documental consiste na retirada de poeira e outros resíduos estranhos aos documentos, por meio de técnicas apropriadas. O pó não modifica apenas a estética dos documentos, mas tem uma ação destrutiva sobre eles. A incidência de poeira no acervo é denominada deterioração:

Alternativas
Comentários
  • gabarito - C

    Principais Agentes de Deterioração

    AGENTES FÍSICOS: luz, temperatura e umidade relativa.

     

    AGENTES QUÍMICOS: poluição ambiental e poeira.

      

    AGENTES FÍSICOS MECÂNICOS: guarda inadequada, manuseio incorreto e desastres.

      

    AGENTES BIOLÓGICOS: microorganismos (fungos e bactérias), insetos (baratas, traças, brocas, cupins e piolhos), roedores e o Homem.

  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 65):

    São inimigos mais comuns dos materiais bibliográficos:

    • Agentes físicos: temperatura, umidade e luz
    • Agentes químicos: poluição atmosférica, poeira e acidez
    • Agentes biológicos: microorganismos (fungos e bctérias), insetos, ação do homem, desastres, etc.

    Gab. C

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
1902820
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Levando em consideração que a maior parte do acervo de uma biblioteca é composta por obras no suporte papel, a preservação desse tipo de suporte torna-se essencial em uma biblioteca. Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Ações do homem como manuseio incorreto, acondicionamento inadequado, furto e vandalismo causam danos RELEVANTES ao acervo.

    RELEVANTE = é importante ou tem importância.

    IRRELEVANTE = não importante, não essencial.

  • Questão dada!

  • Agentes externos e ambientais

    Temperatura e umidade: contribuem fortemente para deterioração de materiais bibliográficos e favorecem a proliferação de agentes biológicos.

    Ação corretiva: manter a temperatura entre 19 e 23 °C e a umidade relativa do ar entre 50 e 60%, [...].

    Iluminação : a luz solar (UV) e a luz branca (lâmpadas fluorescentes) não devem incidir diretamente sobre o acervo, por serem altamente prejudiciais ao papel, tornando-os escuros (amarelados).

    Ação corretiva: o uso de filtros protetores nas janelas, lâmpadas, e uso de persianas, amenizam a ação da luz solar.

    Agentes de biodeterioração : os agentes biológicos de deterioração são, entre outros, os insetos (baratas, brocas, cupins), os roedores e os fungos, cuja presença depende das condições ambientais favoráveis (temperatura e umidade) e alimentação.

    Ação corretiva: conhecê-los é a melhor medida para evitar ou eliminar o problema.

    Ação do homem : a forma incorreta de manusear um documento é determinante para sua conservação e sua permanência no acervo.

    Ação corretiva: a adoção de normas e procedimentos básicos (treinamento de pessoal) contribui consideravelmente para a conservação preventiva do acervo.

    (VIEIRA, 2014, p. 189-190)

    Gab. E



ID
1907506
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É sabido que o acervo da biblioteca, na atualidade, constituído não só de material gráfico impresso em papel, mas também em outras mídias precisa de um ambiente controlado, em termos de temperatura, iluminação, qualidade do ar e pragas, para alcançar maior durabilidade. Para a conservação de material em papel, estudos demonstram que a temperatura e umidade ideais giram em torno de:

Alternativas

ID
1982206
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para a análise de medidas relevantes de preservação de acervos em bibliotecas públicas, seguem-se três afirmações:
I – o uso regular de aspirador de pó na limpeza da poeira da biblioteca oferece riscos continuados, por isso, deve ser evitado.
II – o livro deve ser retirado da estante pela borda superior da lombada, conforme as políticas de preservação do acervo.
III – a temperatura, a umidade e a luz são agentes físicos que podem promover deterioração dos materiais bibliográficos.
Está correto, apenas, o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I – o uso regular de aspirador de pó na limpeza da poeira da biblioteca oferece riscos continuados, por isso, deve ser evitado. ERRADO: Deve-se aspirar a poeira com frequência ou usar escova de pelo macio e limpo periodicamente.

     

    II – o livro deve ser retirado da estante pela borda superior da lombada, conforme as políticas de preservação do acervo. ERRADO: Nunca deve-se retirar um livro da estante puxando-o pela borda superior.

     

    III – a temperatura, a umidade e a luz são agentes físicos que podem promover deterioração dos materiais bibliográficos. CORRETO. 

     

    NOTA: inimigos mais comuns dos materiais bibliográficos,

    Agentes biológicos: Micro-organismos (fungos e bactérias), insetos.

    Ação do homem: manuseio incorreto, vandalismo, terrorismo.

    Agentes naturais: desastres e terremotos.

    Agentes físicos: Temperatura, umidade e luz.

    Agentes químicos: poluição atmosférica, poeira e acidez.

     

     


ID
2023924
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Leia o trecho a seguir:
‘‘A ______________ define-se como um conjunto de medidas específicas e preventivas necessárias para a manutenção da existência física do documento.”
Preenche corretamente a lacuna acima o exposto em:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA B

    ----------------------------------------

    Conservação é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos como a higienização, reparos e acondicionamento. (CASSARES, 2000, p.12.)


ID
2093272
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nas bibliotecas, a conservação preventiva está relacionada à

Alternativas
Comentários
  • Ah FUNRIO...

    Que porra de crase é essa?????????????

    Nas bibliotecas, a conservação preventiva está relacionada À suaS políticas.


ID
2093308
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando políticas de guarda de acervos bibliográficos, a retirada de poeira e de outros resíduos estranhos aos documentos, assim como a limpeza de livros e estantes, pelo menos, uma vez ao ano, é designada como uma ação de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: 

     b) higienização. 


ID
2109976
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Leia a afirmativa abaixo e preencha as lacunas

Segundo Cassares (2000), existe estreita ligação entre os principais _______________, o que faz com que o processo de deterioração tome proporções devastadoras. Podemos classificar os agentes de deterioração em _______________, Fatores biológicos, ______________, Furtos e _____________.

Os termos que completam as lacunas são

Alternativas
Comentários
  • Tu é chato em!! repeti a mesma coisa da questão sem trazer nada de produtivo para o estudo.

  • Eu entendo que ele só quer ajudar quem não é assinante. Mas que fica chato comentar e repetir o gabarito de TODAS as questões, fica.

     

     

     

     

     

     

     

  • Gostaria de saber a resposta. Não sou assinante 

  • B

  • GABARITO: B

    Segundo Cassares (2000, p. 14):

    "Antes de citar os principais fatores de degradação, torna-se indispensável dizer que existe estreita ligação entre eles, o que faz com que o processo de deterioração tome proporções devastadoras. Para facilitar a compreensão dos efeitos nocivos nos acervos podemos classificar os agentes de deterioração em Fatores Ambientais, Fatores Biológicos, Intervenções Impróprias, Agentes Biológicos, Furtos e Vandalismo".

    Fonte: CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000.


ID
2110003
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Spinelle (1995, p.37) afirma que uma das consequências imediatas da ação da água sobre livro e documento é o surgimento e a proliferação de fungos.
São regras de procedimento para essa situação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GAB. A.

  • NUNCA se deve expor os livros ao sol. Alternativa A.


ID
2110021
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para a conservação de livros em bibliotecas, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • bah, mas que desperdicio de dinheiro em avental... todos os dias um novo!!!

  • b) correto é limpar com PANO E LUVAS


ID
2113597
Banca
IMAM
Órgão
Prefeitura de Lavras - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As questões de preservação em bibliotecas, arquivos e centros de documentação são essenciais, pois além de oferecer conforto aos usuários prolongam o tempo de vida útil dos materiais armazenados.

Em relação à preservação e conservação de documentos, marque V (verdadeira) ou F (falsa) nas opções seguintes:

( ) O uso de estantes de madeira não é recomendado para o armazenamento das coleções.

( ) Os materiais higroscópicos não são afetados pelos níveis de umidade.

( ) Recomenda-se que um ambiente favorável à conservação de materiais sensíveis seja de luz visível 50 lux e radiação UV para não mais que 75w/lúmen.

( ) A proibição de entrar com alimentos e bebidas no recinto da biblioteca não contribui para a conservação do seu acervo.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

    (V) O uso de estantes de madeira não é recomendado para o armazenamento das coleções.

    A madeira emite gases nocivos à coleção.

    (F) Os materiais higroscópicos não são afetados pelos níveis de umidade.

    A umidade afeta principalmente os materiais higroscópicos, causando a hidrólise ácida, que acelera sua deteriorização.

    (V) Recomenda-se que um ambiente favorável à conservação de materiais sensíveis seja de luz visível 50 lux e radiação UV para não mais que 75w/lúmen.

    (F) A proibição de entrar com alimentos e bebidas no recinto da biblioteca não contribui para a conservação do seu acervo.

    É uma proibição totalmente necessária, visto que alimentos podem inclusive ocasionar infestações de insetos.


ID
2122678
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O auxiliar de biblioteca pode ajudar na conservação preventiva do acervo da biblioteca

Alternativas
Comentários
  • GAB. E

  • Um dos efeitos do excesso de luminosidade é deixar as páginas dos livros amarelas.

  • Elaboração da política de manutenção do acervo da biblioteca é competência do Bibliotecário, podendo o auxiliar de biblioteca contribuir.


ID
2122681
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma técnica de conservação de acervo.

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

  • Higienização

    Trata da eliminação mecânica de todas as sujidades que se encontram nos documentos e dos agentes considerados agressores, tais como: os clipes oxidados ou não, os excrementos de insetos, os grampos metálicos, os itens generalizados utilizados como marcadores de páginas, as poeiras e, todos os elementos espúrios à estrutura física dos documentos.


ID
2122684
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um dos materiais utilizados em conservação de documentos é o(a)

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

  • Papel permanente

    É aquele que possui características físicas e químicas que lhe garantem maior durabilidade. É formado a partir da manutenção, em baixas concentrações, ou total eliminação de alguns produtos, como a lignina e, de alguns aditivos, como branqueadores, colas, etc. Trata-se de um papel alcalino, resistente a oxidação e ao rasgamento, o que o torna, particularmente, adequado como suporte para a documentação arquivística. É identificado pelo símbolo matemático de infinito inscrito num círculo com referência à norma internacional de qualidade. 


ID
2174401
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Políticas de circulação, práticas de encadernação, medidas de segurança e critérios de armazenamento são operações de responsabilidade de que setor funcional nas bibliotecas?

Alternativas

ID
2193697
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A conservação preventiva do acervo pode ser definida como um conjunto de técnicas, ações e medidas que visam à interrupção do processo de degradação de documentos e sua conservação. São ações que não contribuem para a conservação preventiva do acervo:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: b) Manter a temperatura entre 23° e 27°C e um ambiente com ampla iluminação solar.

    Bons estudos!

  • Deve-se manter a temperatura entre 19° a 23° centígrados e a umidade relativa do ar entre 50% e 60% ( o ideal é 55%) através de aparelhos específicos.

    Fonte: https://biblioteca.forum.ufrj.br/index.php/producao-bibliografica/conservacao-preventiva


ID
2198119
Banca
FUNCAB
Órgão
SESC-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos cuidados necessários para a preservação do acervo, considere as seguintes afirmativas:
I. É permitido deixar dentro dos livros marcadores coloridos: cedo ou tarde a sua tinta se desprenderá e manchará o papel.
II. Recomenda-se manter as mãos sempre limpas, não guardar alimentos e nem fazer refeições no espaço da biblioteca.
III. Deve-se evitar prender as páginas dos livros com clips de metal ou grampos, pois eles enferrujam e marcam as páginas. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

    Bons estudos!

  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 66-67):

    Conservar é identificar as causas de deterioração e buscar o maior prolongamento possível da vida útil de livros e documentos. Para a conservação do acervo são necessários alguns cuidados:

    • manter as mãos sempre limpas ao lidar com os documentos;
    • não guardar alimentos e nem fazer refeições no espaço da biblioteca;
    • nunca usar a saliva para passar as páginas do livro;
    • nunca usar fitas adesivas para colar páginas;
    • não usar clipes metálicos ou grampos como marcadores;
    • [...].

    Gab. E

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
2232589
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Preservar um acervo significa tomar medidas objetivando salvaguardar as condições físicas dos materiais. Sobre preservação é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Vieira (2014, p. 188-190):

    Temperatura e umidade: contribuem fortemente para a deterioração de materiais bibliográficos e favorecem a proliferação de agentes biológicos.

    Ação corretiva: manter a temperatura entre 19 e 23°C e a umidade relativa do ar entre 50 e 60%, utilizando equipamentos específicos como aparelho de ar-condicionado, ventilador, higrômetro (mede a umidade relativa do ar), termo-higrômetro (mede a temperatura e a umidade do ambiente), e desumificador (retira a umidade do ambiente).

    Iluminação: a luz solar (UV) e a luz branca (lâmpadas fluorescentes) não devem incidir diretamente sobre o acervo, por serem altamente prejudiciais ao papel, tornando-os escuros (amarelados).

    Ação corretiva: o uso de filtros protetores nas janelas, lâmpadas, e uso de persianas, amenizam a ação da luz solar.

    Agentes de biodeterioração: os agentes biológicos de deterioração são, entre outros, os insetos (baratas, brocas, cupins), os roedores e os fungos, cuja presença depende de condições ambientais favoráveis (temperatura e umidade) e alimentação.

    Ação corretiva: conhecê-los é a melhor medida para evitar ou eliminar o problema.

    A Preservação: conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.

    A Conservação: conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).

    Gab. D

    VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

  • Tentei encontrar o erro das alternativas:

    A) A temperatura ideal para conservação do acervo bibliográfico é única para todo tipo de material.

    FALSO, cada material possui uma característica diferente.

    B) Preservar e conservar são palavras sinônimas quando se trata de acervo bibliográfico.

    Preservação: medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional, contribuindo direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.

    Conservação: ações diretas no bem cultural degradado, estabilizando suas condições e retardando sua deteriorização.

    Ou seja, são conceitos DISTINTOS. FALSO.

    C) São considerados agentes agressores biológicos os insetos, fungos e os raios ultravioletas.

    São agentes que DETERIORAM, a palavra agride torna a afirmação incorreta.

    d) CORRETA.


ID
2261638
Banca
FCM
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Como qualquer objeto presente em nosso universo, o livro é passível de desgaste, relativo a vários fatores.
"Um dos fatores extrínsecos a ser ressaltado é a ação do homem, interferindo como coadjuvante na degradação dos documentos."
(LUCCAS & SERIPIERRE, 1995)
O trecho acima refere-se ao fator

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta C. Fator Humano.

     

    O fator humano refere-se a ação do homem sobre os documentos. Em geral, signifca que o uso vem sendo feito de forma inadequada. Assim, o manuseio inadequado, como comer enquanto consulta documentos, fazer anotações sobre o suporte, gordura e suor nas mãos, etc., são fatores de deteriorização.

     

    OS AGENTES EXTRÍNSECOS DE DESGASTE DOS DOCUMENTOS SÃO: os físicos, os químicos, os biológicos e os ambientais.

    => Os agentes físicos são: Luminosidade; Temperatura; Umidade.

    => Os agentes químicos são: Acidez do papel; Poluição atmosférica; Tintas.

    => Os agentes biológicos são: Insetos; Fungos. Roedores.

    => Os agentes ambientais: Má ventilação dos depósitos documentais; poeira.

    => Os agentes humanos: São ações do homem.

     

     

  • Algumas bancas também consideram como fatores biológicos a ação humana, por isso acabei errando...


ID
2261653
Banca
FCM
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Spinelli Júnior (1995), um método de conservação é formado por quatro tipos de tratamentos.
São tipos de tratamentos:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa C - Fumigação, higienização e reestrutuação.

     

    A conservação dos documentos envolve um conjunto de procedimentos estabilizadores que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, provocados pelos agentes de deterioração, por meio de controle ambiental (climatização) e de tratamentos específicos como: higienização, alisamento e fumigação, além de pequenos reparos e acondicionamento adequado.

  • O que é a fumigação?

  • Fumigação

    A aplicação deste tratamento muitas vezes é imprescindível para a salvaguarda de acervos bibliográ- ficos e documentais. A Biblioteca Nacional conta com quatro câmaras herméticas de alvenaria, localizadas nos armazéns de livros das divisões de Periódicos e Obras Gerais. Construídas no final da década de 1940, foram recentemente recuperadas. O processo é simples: os livros devem ser colocados nos prateleiras que formam a estrutura interna da câ- mara, com as lombadas voltadas para cima e os cortes laterais voltados para baixo, semi-abertos. O produto utilizado para este tratamento, como já foi anteriormente citado, é um inseticida de uso domissitário autorizado pelo Ministério da Saú- de. Trata-se do DDPV em solução etanólica a 2%. Este produto é introduzido numa bandeja de PVC que há na base do câmara. A câmara deve permanecer fechada por 72 horas, tempo mínimo para que o produto atue a contento. Após este período e antes da abertura da câmara, liga-se o exaustor para retirar o excesso do produto. Em situações de emergência, ou da não obtenção de câ- maras herméticas, pode-se efetuar este tratamento introduzindo-se o material atacado por microorganismos dentro de um saco plástico grande, resistente e hermético, observando-se a posição dos livros já descrita para a câmara, sobre uma superfície plana. Coloca-se próximo à boca do saco uma tira de mata-borrão dobrada em forma de sanfona, embebida no produto já preparado. Em seguida amarra-se a boca do saco com um barbante. Deixa-se por 72 horas e após este período procede-se à abertura do saco, deixando o material em lugar ventilado por algum tempo, submetendo, em seguida, ao tratamento de higienização. Durante todo o desenrolar do tratamento, o funcionário encarregado deve usar guarda-pó ou avental, luvas de borracha de cano longo, óculos protetores e máscara contra gazes.

  • reestrutUAção aff...

  • por que nao pode ser letra b?

  • "A filosofia de conservação de livros e documentos, que abrange o método de conservação composto pelos tratamentos de fumigação, higienização, reestruturação e acondicionamento das obras"

  • A conservação de acervos bibliográficos & documentais - Jayme Spinelli Júnior

        

    https://www.bn.gov.br/sites/default/files/documentos/producao/documento-tecnico/conservacao-acervos-bibliograficos-documentais//aconservacaoacervosbibliograficosedocumentais.pdf


ID
2261656
Banca
FCM
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As inundações, ocorridas em qualquer intensidade, provocam, com frequência, grandes danos aos livros e aos documentos. São ações recomendadas por Spinelli Júnior (1995), EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa E.

     

    ERRADA: Envolver os volumes e os documentos em toalhas e inserir no forno convencional a 225ºC por trinta segundos. Repetir a operação 3 vezes ao dia. 

    Nunca se deve secar os livros molhados com calor: sol, forno de cozinha, secador de cabelo. O calor em excesso faz o papel secar muito rapidamente, causando ondulação do material.

  • A única possibilidade de agilizar o processo de secagem dos livros neste caso seria envolvê-los no papel mata borrão, de acordo com o autor.

    Alternativa E.


ID
2261662
Banca
FCM
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas, relacionadas à limpeza de livros e de prateleiras, e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
( ) Ao fazer a limpeza, a equipe deve trabalhar prateleira por prateleira, de baixo para cima, retirando primeiro os livros maiores.
( ) Deve-se ensinar aos funcionários da biblioteca técnicas de manuseio cuidadoso dos livros durante o processo de limpeza.
( ) Quando se passa a flanela ou a escova, o movimento deve ser no sentido da lombada para fora.
( ) Para a limpeza, pode-se usar detergente de cozinha, diluído em água.
( ) Deve-se limpar a parte superior do livro primeiro.
A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: e) F, V, V, F, V. A maioria fiz por lógica.

    Bons estudos!


ID
2261686
Banca
FCM
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação ao armazenamento dos livros, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: c) De maneira geral, manter os livros empilhados nas prateleiras ajuda a evitar o acúmulo de poeira.

    Bons estudos!


ID
2347186
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Costuma-se fazer um paralelo das atividades envolvidas na preservação e conservação de suportes de informação com a área da saúde. Assim, a preservação é relacionada com a profilaxia, enquanto a conservação é relacionada com

Alternativas
Comentários
  • Conservação: É o levantamento, estudo e controle das causas de degradação, permitindo a adoção de medidas de prevenção. É um procedimento prático aplicado na preservação. Ex.: Diagnóstico, monitoramento ambiental, vistoria, etc.

    Alternativa C.

  • GABARITO: C

    RESTAURAÇÃO: é um tratamento bem mais complexo e profundo, constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos, devendo ser respeitada, ao máximo, a integridade e as características históricas, estéticas e formais do bem cultural e ser feita por especialistas. Portanto, fazendo-se um paralelo com a área da saúde, a “saúde do bem cultural” pode ser assim definida:

    a) Preservação – profilaxia, conscientização;

    b) conservação – medicamento, curativos;

    c) higienização – limpeza, assepsia;

    d) restauração– cirurgia feita por especialistas.

    Fonte: https://unimontes.br/wp-content/uploads/2018/10/higienizaodelivros.pdf


ID
2347189
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo.
I. O controle da temperatura e da umidade relativa do ar é de importância fundamental na preservação dos acervos de bibliotecas, pois níveis inaceitáveis desses fatores contribuem sensivelmente para a desintegração dos materiais.
II. O calor acelera a deterioração: a velocidade da maioria das reações químicas, inclusive a deterioração, é aproximadamente dobrada a cada aumento de temperatura de 10 °C.
III. Os altos níveis de umidade relativa do ar fornecem o meio necessário para promover reações químicas danosas nos materiais e, combinados com as baixas temperaturas, encorajam a proliferação de mofo e a atividade de insetos.
IV. A umidade relativa extremamente baixa, que costuma ocorrer no inverno em prédios com aquecimento central, pode levar ao ressecamento e ao aumento da fragilidade de certos materiais.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Conforme Vieira (2014, p. 189):

    Temperatura e umidade: contribuem fortemente para a deterioração de materiais bibliográficos e favorecem a proliferação de agentes biológicos.

    Ação corretiva: manter a temperatura entre 19 e 23°C e a umidade relativa do ar entre 50 e 60%, utilizando equipamentos específicos como aparelho de ar-condicionado, ventilador, higrômetro (mede a umidade relativa do ar), termo-higrômetro (mede a temperatura e a umidade do ambiente), e desumidificador (retira a umidade do ambiente).

    Gab. A

    VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

  • GABARITO: A

    "O controle da temperatura e da umidade relativa do ar é de importância fundamental na preservação dos acervos de bibliotecas e de arquivos, pois níveis inaceitáveis destes fatores contribuem sensivelmente para a desintegração dos materiais. O calor acelera a deterioração: a velocidade da maioria das reações químicas, inclusive a deterioração, é aproximadamente dobrada a cada aumento de temperatura de 10° C. Os altos níveis de umidade relativa do ar fornecem o meio necessário para promover reações químicas danosas nos materiais e, combinados com as altas temperaturas, encorajam a proliferação de mofo e a atividade de insetos. A umidade relativa extremamente baixa, que costuma ocorrer no inverno em prédios com aquecimento central, pode levar ao ressecamento e ao aumento da fragilidade de certos materiais".

    Fonte: OGDEN, Sherelyn (ed.). Meio ambiente. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: Arquivo Nacional, 2001. p. 7.


ID
2409532
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A deterioração do acervo é um processo natural, que decorre da exposição ao ambiente e do uso. Dados os itens,

I. Limpeza de ambiente e aplicação de fungicida.

II. Reparos com cola branca e fitas adesivas em fontes de informação.

III. Orientação ao usuário quanto ao uso adequado das fontes de informação.

IV. Encadernação de fontes de informação danificadas.

verifica-se que são medidas que devem ser tomadas para preservar as fontes de informação

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    ---------------------------------------------

    a palavra chave é PRESERVAR.

    ---------------------------------------------

    I. Limpeza de ambiente e aplicação de fungicida.

    ---------------------------------------------

    II. Reparos com cola branca e fitas adesivas em fontes de informação. [reparação]

    ---------------------------------------------

    III. Orientação ao usuário quanto ao uso adequado das fontes de informação.

    ---------------------------------------------

    IV. Encadernação de fontes de informação danificadas.

    #ifal2016

  • I. Limpeza de ambiente e aplicação de fungicida. (PRESERVAÇÃO)

    II. Reparos com cola branca e fitas adesivas em fontes de informação. (DANIFICAÇÃO DO MATERIAL)

    III. Orientação ao usuário quanto ao uso adequado das fontes de informação. (PRESERVAÇÃO)

    IV. Encadernação de fontes de informação danificadas. (RESTAURAÇÃO)


ID
2410708
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No método de conservação, como é denominada a etapa que se destina a redispor e ordenar as partes que compõem uma obra encadernada, podendo ser aplicada também a álbuns fotográficos?

Alternativas

ID
2476195
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CRM - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando que a conservação compreende os cuidados prestados aos documentos e, consequentemente, ao local de sua guarda, a autora Marilena Leite Paes, em sua obra Arquivo: teoria e pratica, cita as principais operações de conservação.

São operadores de conservação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Temperatura – Não deve sofrer alterações; a mudança de temperatura constante destrói as fibras do papel.

  • GABARITO: C

    Segundo Paes (2004, p. 141-142):

    A luz, o ar seco, a umidade, o mofo, a temperatura inadequada, a poeira, gases e inúmeras pragas, a médio e longo prazos, são altamente prejudiciais a conservação do acervo documental.  

    [...]

    Temperatura - Não deve sofrer oscilações, mantendo-se entre 20 e 22°. O calor constante destrói as fibras do papel. O ideal é a utilização ininterrupta de aparelhos de ar condicionado e desumidificadores, a fim de climatizar as áreas de armazenamento e filtrar as impurezas do ar. Não sendo viável tal prática, deve-se empregar sílica-gel, acondicionada em recipientes plásticos, no fundo das gavetas ou estantes para combater a umidade. 

    São as seguintes as principais operações de conservação:

    a) desinfestação: O método de combate aos insetos mais eficiente é a fumigação. A substância química a ser empregada nesse processo deve passar por testes de garantia da integridade do papel e da tinta sob sua ação

    b) limpeza: Em países desenvolvidos há instalações especiais para a operação de limpeza, que é a fase posterior a fumigação. Na falta dessas instalações usa-se um pano macio, uma escova ou um aspirador de pó

    c) alisamento: Consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os a ação do ar com forte percentagem de umidade (90 a 95%), durante uma hora, em uma câmara de umidificação. Em seguida, são passados a ferro, folha por folha, em máquinas elétricas. Caso existam documentos em estado de fragilidade, recomenda-se o emprego de prensa manual sob pressão moderada. Na falta de equipamento adequado, aconselha-se usar o ferro de engomar caseiro. 

    d) restauração ou reparo: A restauração exige um conhecimento profundo dos papéis e tintas empregados. Vários são os métodos existentes. 

    Fonte: PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. 


ID
2476237
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CRM - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Costa (2008), citada por Silva (2012), a preservação é o processo de tomada de consciência do valor de um bem cultural. Implica em observação, sensibilização, critérios de escolha, análise e decisão.

Em relação à preservação de documentos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2514373
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na conservação de acervos, a higienização corresponde

Alternativas

ID
2516704
Banca
UniRV - GO
Órgão
UniRV - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A etapa do processo de formação e desenvolvimento de coleções responsável pelo estabelecimento de diretrizes para preservação e conservação do acervo é denominada de:

Alternativas
Comentários
  • A etapa do processo de formação e desenvolvimento de coleções serão definidas políticas que visam a formação do acervo e os cuidados com o mesmo, dentre esses cuidados estão a preservação, conservação e restauração do acervo.

    B


ID
2516713
Banca
UniRV - GO
Órgão
UniRV - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A fim de garantir a longevidade das coleções, é importante que o bibliotecário observe os seguintes procedimentos em relação aos livros:

Alternativas

ID
2545042
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No campo de ação interdisciplinar da matéria Conservação de Acervos Bibliográficos e Documentais, Spinelli Junior (1997) apresenta um método de conservação que se compõe de quatro tratamentos específicos. Assinale a alternativa que apresenta as opções CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Fumigação é um tipo de controle de pragas através do tratamento químico realizado com compostos químicos ou formulações pesticidas voláteis em um sistema hermético, visando a desinfestação de materiais, objetos e instalações que não possam ser submetidas a outras formas de tratamento. 

    Wikipédia

  • 1 - Fumigação: trata-se da exterminação de agentes biológicos, exemplificado por Spinelli Júnior (1997) como a aplicação de inseticidas.

    2- Higienização: é o processo de higienização do documento, dentre seus benefícios está o de evitar a abrasão dos materiais bibliográficos. Para realizar este processo, utilizam-se, por exemplo: aspirador de pó, trincha e pó de borracha.

    3- Reestruturação: É quando são redispostas e ordenadas as partes que compõem uma obra encadernada. Nesta etapa, ocorrem procedimentos como a criação de uma lombada alternativa e a velatura.

    4- Acondicionamento: Trata-se de uma embalagem para acondicionamento de volumes (livros, etc.), em estantes, no sentido vertical. É a completa vedação do material, possuindo como benefícios: manter a integridade física do material e proteger contra a ação de agentes externos ou ambientais.

    Alternativa E.

    Fonte: http://planorweb.bn.br/documentos/ConservacaoAervosBibliograficosDocumentais.pdf


ID
2573743
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre métodos de armazenamento e utilização dos livros, considere as assertivas a seguir e identifique a alternativa que inclui as ações humanas nocivas a sua conservação preventiva.


I - Retirar os livros das prateleiras puxando a parte superior da lombada.

II - Utilizar clips ou outros materiais metálicos para marcar as páginas dos livros.

III - Manusear livros com as mãos limpas.

Alternativas

ID
2573779
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As “intervenções mecânicas, químicas, estruturais ou estéticas, com finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos, praticadas somente por especialistas” representam ações específicas de:

Alternativas
Comentários
  • Definição de restauração, alternativa E.