-
A) Errada! (Segundo a banca)
Na prova Li diversas vezes. Gastei muito tempo com ela, mas não econtrei o erro. Errei-a!
Pensando mais um pouco, com a ajuda da colega Sabrina Veras, no comentário abaixo, cheguei a seguinte conclusão:
Está errada pela falta de crase.
(...) devido as (Às) suas condições econômicas, sociais e culturais (...)
Se no trecho "devido as suas condições"
o "AS" está flexionado, então é porque está presente o artigo definido "A", flexionado, nesse caso, no plural para concordar com o pronome possesivo.
E também está presente a preposição "A", devido ao termo "Devido", qua a exige.
O que é devido, é devido A alguém.
Dessa forma, se há a preposição + o artigo definido, então deve haver crase.
A + A(S) = CRASE
Se o trecho estivesse "devido a suas condições", ai não precisaria de crase, uma vez que não há ai o artigo definido, só a preposição.
Esse foi meu raciocinio
Se alguém puder ajudar, pls, ajude!!!
B) ERRADA!
A visão que os adultos atualmente tem (Têm) da criança foi historicamente construído(A) ao longo das transformações sóciais (Sociais) e históricas.
C) ERRADA!
No passado, nem sempre as questões relacionadas à criança fazia (M) com que esta fosse vista, pela sociedade, como um ser que necessita de atenção diferenciada e proteção do Estado.
D) CORRETA!
E) ERRADA!
O desenvolvimento de sentimentos específicos em relação a (À) infância tornaram-se (Tornara-se) mais significativos (Significativo) durante o século XVII, quando começa a mudar certos costumes começam a mudar.
-
Rick, obrigada pelos seus comentários. Não marquei esse item porque a frase está muito mal escrita com repetições de palavras. Acho que isso pode ser considerado um erro. Não estou muito atualizada em português, mas acho que a expressão "devido as suas condições" está errada. Sei da facultatividade da crase antes de pronome possessivo, porém temos o "devido". Eu escreveria: devido a suas condições ou devido às suas condições. Espero ter ajudado. Se falei besteira, desculpe.
-
bora pedir comentario dos professores !
-
Se for pra desistir, desista de ser fraco.
-
Comentários:
Vamos apontar os erros direto nas alternativas:
(A) Segundo pesquisadores, como nem todas as crianças vivem a infância propriamente dita, devido as a suas condições econômicas, sociais e culturais, as particularidades da infância não são reconhecidas por todas as crianças.
(B) A visão que os adultos atualmente tem têm da criança foi historicamente construído construída ao longo das transformações sóciais sociais e históricas.
(C) No passado, nem sempre as questões relacionadas à criança fazia faziaM com que esta fosse vista, pela sociedade, como um ser que necessita de atenção diferenciada e proteção do Estado.
(D) Surge, no início do século XVII, juntamente com o desenvolvimento de noções inovadoras sobre o comportamento infantil, um novo tipo de literatura pedagógica destinada aos pais e educadores.
(E) O desenvolvimento de sentimentos específicos em relação a infância tornaram-se tornou-se mais significativos significativo durante o século XVII, quando começa começaM a mudar certos costumes começam a mudar.
Gabarito letra D
Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/pesquisa/?q=felipe+luccas
-
Errei essa questão, pois não achei nenhuma certa e arrisquei a letra A, mesmo sabendo da crase. Os erros das letras B, C e E são evidentes. Na letra D, achei que haveria erro de paralelismo no final da frase.
Destinados a pais e educadores OU destinados aos pais e aos educadores.
Julguei estar errado o artigo apenas na primeria palavra.
-
Correção da prova aqui: https://www.youtube.com/watch?v=tbo4YYoB_Ks
Bons estudos
-
Alguém pode me explicar na "d"
...destinadas aos pais e educadores,
nao deveria ser
...destinadas aos pais e aos educadores
-
Pessoal vejam o vídeo que a ana postou o link https://www.youtube.com/watch?v=tbo4YYoB_Ks minuto 39:17 a explicação!!
-
NO vídeo que o Leandro Franco colocou no comentário dele, o professor explica que DEVIDO AS SUAS... representa a (preposição) + as (artigo). Se fosse retirado o as (artigo) deveria ficar DEVIDO A SUAS.... e estaria correta, pois só haveria a preposição. Na frase em quesão, temos um AS sem crase e ele representa só um artigo, quando n verdade é a preposição mais um artigo e portanto deveria possuir crase.
-
a) Segundo pesquisadores, como nem todas as crianças vivem a infância propriamente dita, devido (ÀS)as suas condições econômicas, sociais e culturais, as particularidades da infância não são reconhecidas por todas as crianças. (ERRADO) OBS. Vírgula empregada de modo errado. No caso do pronome possessivo deve haver crase, pois o "AS" é o artigo definido, logo o verbo exigi preposição "A" = À, mas se fosse a preposição seria facultativo a crase.
b) A visão que os adultos atualmente tem (TÊM) da criança foi historicamente construído ao longo das transformações sóciais e históricas. (ERRADO) OBS. O verbo "TER" concorda com "os adultos", logo vai para o plural: TÊM. SOCIAIS está com acentuação, não tem.
c) No passado, nem sempre as questões relacionadas à criança fazia(FAZIAM) com que esta fosse vista, pela sociedade, como um ser que necessita de atenção diferenciada e proteção do Estado. (ERRADO) OBS. O Verbo "FAZER" vai para o plural para concordar com "as questões".
d) Surge, no início do século XVII, juntamente com o desenvolvimento de noções inovadoras sobre o comportamento infantil, um novo tipo de literatura pedagógica destinada aos pais e educadores. (CORRETO)
e) O desenvolvimento de sentimentos específicos em relação a infância tornaram-se mais significativos durante o século XVII, quando começa a mudar certos costumes começam a mudar. (ERRADO) OBS. O verbo "TORNAR" concorda com "o desenvolvimento", logo vai para o singular.
-
a)
Segundo pesquisadores, como nem todas as crianças vivem a infância propriamente dita, devido as suas condições econômicas, sociais e culturais, as particularidades da infância não são reconhecidas por todas as crianças.
b)
A visão que os adultos atualmente tem da criança foi historicamente construído ao longo das transformações sóciais e históricas.
c)
No passado, nem sempre as questões relacionadas à criança fazia com que esta fosse vista, pela sociedade, como um ser que necessita de atenção diferenciada e proteção do Estado.
d)
Surge, no início do século XVII, juntamente com o desenvolvimento de noções inovadoras sobre o comportamento infantil, um novo tipo de literatura pedagógica destinada aos pais e educadores.
e)
O desenvolvimento de sentimentos específicos em relação a infância tornaram-se mais significativos durante o século XVII, quando começa a mudar certos costumes começam a mudar.
-
Gab: D
Comentando a letra A:
Fiquei na dúvida entre A e D, também. Na A eu não tinha encontrado o erro, fiquei só na dúvida quanto às virgulas. Mas a D eu tinha certeza q não tinha erro, então arrisquei a D.
O erro da A era a crase. Fui olhar nos meu resumos.
Crase com pronome pessoal:
Facultativa - pronome no singular: Escrevi a (à) sua irmã.
Obrigatória - pronome no plural: Escrevi às suas irmãs.
Proibida - "a" é apenas preposição: Escrevi a suas irmãs.
Outros casos facultativos:
Diante de nome de mullher, pois o artigo é facultativo: Ele levou o objeto a (à) Maria.
Depois de ATÉ: Vamos até a (à) praça.
-
a) ERRADO. Segundo pesquisadores, como nem todas as crianças vivem a infância propriamente dita, devido às suas condições econômicas, sociais e culturais, as particularidades da infância não são reconhecidas por todas as crianças.
b) ERRADO. A visão que os adultos atualmente têm da criança foi historicamente construído ao longo das transformações sociais e históricas.
c) ERRADO. No passado, nem sempre as questões relacionadas à criança faziam com que esta fosse vista, pela sociedade, como um ser que necessita de atenção diferenciada e proteção do Estado.
d) CERTO. Surge, no início do século XVII, juntamente com o desenvolvimento de noções inovadoras sobre o comportamento infantil, um novo tipo de literatura pedagógica destinada aos pais e educadores.
e) ERRADO. O desenvolvimento de sentimentos específicos em relação a infância tornou-se mais significativo durante o século XVII, quando começa a mudar certos costumes.
Este ”começam a mudar” é dispensável pelo pleonasmo gerado.
-
Erro da LETRA E que eu enxerguei foi a falta de crase que seria RELAÇÃO à INFÂNCIA
-
A) Errada!
MARQUEI A LETRA A
Está errada pela falta de crase.
(...) devido as (Às) suas condições econômicas, sociais e culturais (...)
Se no trecho "devido as suas condições"
o "AS" está flexionado, então é porque está presente o artigo definido "A", flexionado, nesse caso, no plural para concordar com o pronome possesivo.
E também está presente a preposição "A", devido ao termo "Devido", qua a exige.
O que é devido, é devido A alguém.
Dessa forma, se há a preposição + o artigo definido, então deve haver crase.
A + A(S) = CRASE
-
GABARITO - D
CASOS FACULTATIVOS DE CRASE
*** ATÉ A POSSE DA DILMA ***
ATÉ = APÓS A PALAVRA ATÉ
POSSE = PRONOMES POSSESIVOS FEMININOS NO SINGULAR ( NO CASO "ÀS SUAS" É OBRIGATÓRIO)
DILMA = NOMES PRÓPRIOS FEMININOS
-
Posso estar equivocado, mas na alternativa (a), acredito que não deveria haver esta vírgula antes da palavra (devido).
Eu separaria este trecho da seguinte forma:
Segundo pesquisadores, ...
...como nem todas as crianças vivem a infância propriamente dita devido às suas condições econômicas, sociais e culturais, ...
...as particularidades da infância não são reconhecidas por todas as crianças
-
-
ERRO DA LETRA A: as particularidades da infância não são reconhecidas A TODAS as crianças, E NÃO POR TODAS AS CRIANÇAS.
-
Achei que a D tinha erro por falta de paralelismo, aos pais e AOS educadores.
-
O gabarito diz que a alternativa D é a correta, porém penso que a mesma também esteja errada, tendo em vista a redundância no segmento:" juntamente com "...
-
Esse professor Arenildo é top! o melhor do QC! sempre pontual nos comentários, tem a gramática na cabeça.
-
Excelente explicação do professor Arenildo, confiram.
-
A) . SEGUNDO PESQUISADORES, COMO NEM TODAS AS CRIANÇAS VIVEM A INFÂNCIA PROPRIAMENTE DITA, DEVIDO ÀS SUAS CONDIÇÕES ECONÔMICAS, SOCIAIS E CULTURAIS, AS PARTICULARIDADES DA INFÂNCIA NÃO SÃO RECONHECIDAS POR TODAS AS CRIANÇAS. ERRADO
B) A VISÃO QUE OS ADULTOS ATUALMENTE TÊM DA CRIANÇA FOI HISTORICAMENTE CONSTRUÍDO AO LONGO DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E HISTÓRICAS. ERRADO
C) NO PASSADO, NEM SEMPRE AS QUESTÕES RELACIONADAS À CRIANÇA FAZIAM COM QUE ESTA FOSSE VISTA, PELA SOCIEDADE, COMO UM SER QUE NECESSITA DE ATENÇÃO DIFERENCIADA E PROTEÇÃO DO ESTADO. ERRADO
D) SURGE, NO INÍCIO DO SÉCULO XVII, JUNTAMENTE COM O DESENVOLVIMENTO DE NOÇÕES INOVADORAS SOBRE O COMPORTAMENTO INFANTIL, UM NOVO TIPO DE LITERATURA PEDAGÓGICA DESTINADA AOS PAIS E EDUCADORES.
E) O DESENVOLVIMENTO DE SENTIMENTOS ESPECÍFICOS EM RELAÇÃO A INFÂNCIA TORNOU-SE MAIS SIGNIFICATIVO DURANTE O SÉCULO XVII, QUANDO COMEÇA A MUDAR CERTOS COSTUMES. ERRADO
ESTE ”COMEÇAM A MUDAR” É DISPENSÁVEL PELO PLEONASMO GERAD
-
Marquei a D, mas vendo a explicação do professor sobre a A, creio que ele tenha se equivocado, na medida em que a crase só seria obrigatória se o pronome possessivo feminino "sua" estivesse substituindo um substantivo.
Obs.: Se o pronome possessivo for substantivo (ou seja, aquele que substitui um substantivo), crase obrigatória! Exemplo: Enviaram uma encomenda a (à) nossa residência, não à sua.
Fonte: Grámatica para concursos, Fernado Pestana - 2013.
-
(...) devido às suas condições econômicas (...) - CRASE OBRIGATÓRIA
(...) devido a sua condição econômica (...) - CRASE FACULTATIVA
(...) devido a suas condições econômicas (...) - CRASE PROIBIDA
-
A no singular, palavra no plural, crase nem a pau.
#ANTIFRÁGIL.
-
LETRA D
CRASE OBRIGATÓRIA = DIANTE DE PRONOMES POSSESSIVOS FEMININOS NO PLURAL
CRASE FACULTATIVA = DIANTE DE PRONOMES POSSESSIVOS FEMININOS NO SINGULAR.