SóProvas


ID
22336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O BACEN estabelece as normas operacionais de todas as instituições financeiras que operam no território brasileiro, definindo as suas características e as suas possibilidades de atuação. Com relação a essas normas atualmente vigentes, julgue os itens subseqüentes.

As sociedades de arrendamento mercantil nasceram do reconhecimento de que o lucro de uma atividade produtiva pode advir da simples utilização do equipamento e não necessariamente de sua propriedade.

Alternativas
Comentários
  • Arrendamento mercantil ou leasing) é um contrato através do qual a arrendadora ou locadora (a empresa que se dedica à exploração de leasing) sempre pessoa jurídica adquire um bem escolhido por seu cliente (o arrendatário, ou locatário) pode ser pessoa jurídica ou física para, em seguida, alugá-lo a este último, por um prazo determinado. Ao término do contrato o arrendatário pode optar por renová-lo por mais um período, por devolver o bem arrendado à arrendadora (que pode exigir do arrendatário, no contrato, a garantia de um valor residual) ou dela adquirir o bem, pelo valor de mercado ou por um valor residual previamente definido no contrato.
    Existem 3 formas de Leasing: Financeiro, Operacional e Leasing back.
    O leasing operacional a arrendadora é que arca com os custos de manutenção dos equipamentos, arrendatário pode desfazer o contrato bastando apenas esperar o período mínimo de 90 dias do início do contrato como determina o Banco Central e aviso prévio a empresa ou pessoa física contratante.
    O Leasing Financeiro se assemelha a um aluguel, com a diferença que se pode comprar o bem no final do prazo pré-determinado por um preço já estabelecido.
    O leasing Back ocorre quando uma empresa necessita de capital de giro. Ela vende seus bens a uma empresa que aluga de volta os mesmos. Sendo leasing de retorno .
  • Complementando a resposta do colega abaixo, no leasing operacional o arrendador é o próprio industrial, ou seja, o produtor do bem. Geralmente, tem por objeto bens estandardizados (eletrodomésticos, artigos eletrônicos, etc), cuja vida útil não é longa, por este motivo é que os contratos são celebrados por curto prazo e não obriga a opção de compra.

    O leasing financeiro é realizado por uma instituição financeira com objetos móveis e imóveis. Neste caso quem suporta a obsolência é o arrendatário e, se houver no contrato cláusula de troca do bem, é permitido. É obrigatório constar no contrato a opção de compra.
  • "CORRETA"
    Realmente não é necessário ser proprietário do bem para que dele possa se tirar proveito dele. Essa é a ideia básica que está por trás do  arrendamento mercantil. Uma empresa de arrendamento mercantil adquire o bem e o arrenda para uma determinada empresa. Essa empresa poderá explorar a utilização daquele bem e, em contrapartida, deverá pagar a contraprestação pela utilização do referido bem.
    Portanto, não há a necessidade de ser proprietário de um bem para que o possa utilizá-lo. Isso pode ficar claro quando alugamos um bem e exploramos ele comercialmente, como imóveis comerciais, por exemplo.
  • Nossa.. errei de bobeira.. por achar que o adjetivo "simples" (em simples utilização do equipamento) fosse demais... 

    AAAAAaiiii... Senhor... não remova a montanha... dá-me forças pra subi-la......