Alternativa correta: E
A) É possível a prática de atos não patrimoniais (exemplo: existenciais) independente de intervenção judicial por parte do falido. É o caso, por exemplo, o reconhecimento de parternidade (que em nada interferiria no âmbito da falência, ressalvadas eventuais questões sucessórias).
B) Art. 116. A decretação da falência suspende: I – o exercício do direito de retenção sobre os bens sujeitos à arrecadação, os quais deverão ser entregues ao administrador judicial;
C) Art. 102. O falido fica inabilitado para exercer qualquer atividade empresarial a partir da decretação da falência e até a sentença que extingue suas obrigações, respeitado o disposto no § 1o do art. 181 desta Lei.
D) Art. 103. Desde a decretação da falência ou do seqüestro, o devedor perde o direito de administrar os seus bens ou deles dispor.
E) Art. 6o A decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial suspende o curso da prescrição e de todas as ações e execuções em face do devedor, inclusive aquelas dos credores particulares do sócio solidário.
Art. 77. A decretação da falência determina o vencimento antecipado das dívidas do devedor e dos sócios ilimitada e solidariamente responsáveis, com o abatimento proporcional dos juros, e converte todos os créditos em moeda estrangeira para a moeda do País, pelo câmbio do dia da decisão judicial, para todos os efeitos desta Lei.
Alternativa E
a) O falido poderá praticar atos da vida civil não patrimoniais essencial para a sua existência/ manutenção.
b) De acordo com o art.116, I, da Lei de Falências, a decretação de falência suspende o exercício do direito sobre os bens sujeitos à arrecadação, os quais deverão ser entregues ao administrador judicial.
c) Segundo o art.102 da mesma lei, é a partir da sentença que o falido ficará inabilitado para exercer qualquer atividade.
d) O devedor perde o direito de administrar os seus bens ou deles dispor desde a decretação da falência ou do sequestro.