SóProvas


ID
2233975
Banca
OBJETIVA
Órgão
EPTC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em conformidade com a Lei nº 9.503/97 - Código de Trânsito Brasileiro -, alterações e Legislação Complementar, responder à questão.

O motorista que entregar a direção de veículo à pessoa que, mesmo habilitada, por seu estado físico ou psíquico, não estiver em condições de dirigi-lo com segurança comete infração:

Alternativas
Comentários
  • (A)

    Art. 166. Confiar ou entregar a direção de veículo a pessoa que, mesmo habilitada, por seu estado físico ou psíquico, não estiver em condições de dirigi-lo com segurança:

    Infração - gravíssima;

    Penalidade - multa.

  • Além de ser crime; independente de gerar perigo de dano. Fato este que ocorre, por sua vez, do mesmo modo com entrega de veículo a pessoa inabilitada ou com CNH suspensa/cassada.


    Reforçando esse paralelo, há de se falar que dirigir (sem o fator "entrega") com CNH suspensa é crime, do mesmo modo, independente de gerar perigo de dano. Isso não ocorre com o condutor inabilitado ou com CNH cassada, os quais devem gerar perigo de dano para configuração do crime.

  • Art. 166. Confiar ou entregar a direção de veículo a pessoa que, mesmo habilitada, por seu estado físico ou psíquico, não estiver em condições de dirigi-lo com segurança:       Infração - gravíssima;

           Penalidade - multa.

  • GAB A

    GRAVÍSSIMA+MULTA+RETENÇÃO(PARA REGULARIZAÇÃO)