SóProvas


ID
2234110
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Anápolis - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O relevo do município de Anápolis, tal como a região circundante, possibilitam que a hidrografia da cidade possua a seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B.

    Em Anápolis não há nem um só rio caudaloso. Mas a natureza tratou de repor de outra forma esta ausência. Privilegiou o município com múltiplos córregos e ribeirões, situando a cidade numa área de terras férteis, no denominado Mato Grosso Goiano. Esses inúmeros cursos d’água deram a Anápolis outra curiosa importância de natureza geográfica — um divisor de águas, que se forma com maior notação na região do distrito de Hinterlândia. Essas águas correm para o Norte e para o Sul do país. E assim vão abastecer as bacias dos rios Paraná, Tocantins e Araguaia, com importância para a bacia Platina e a bacia Amazônica. São dezenas de córregos e ribeirões. Todos eles estreitos e encachoeirados.

    http://www.anapolisbrazil.inf.br/localizacao/hidrografia/

  • LETRA B

     

    ANÁPOLIS – POSSUI NASCENTES LEVAM ÁGUAS PARA BACIAS RIO PARANÁ, TOCANTIS, ARAGUAIA

  • Hidrografia

     

    Embora não exista nele nenhum rio caudaloso, nascentes na região do município de Anápolis levam águas para as bacias do Rio Paraná, Tocantins e Araguaia, com importância para a Platina e a Amazônica e do Rio São Francisco.São dezenas de córregos e ribeirões com pequeno volume e água, muita vezes estreitos e encachoeirados, que não podem ser utilizados para navegação. Durante o período das chuvas, costumam transbordar, muito embora o volume de água que possuem seja pequeno.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1polis#Hidrografia

     

     

     

     

    Não olhe o tamanho da estrada, perceba o quanto já caminhou.​