Gabarito: Letra B.
De acordo com o CAB nº 18 HIV/Aids, hepatites e outras DST.Brasília-DF.2006 e Hepatites Virais: O Brasil está atento.3º edição.Brasília-DF.2008
A principal via de contágio do vírus da hepatite A é a fecal-oral; por contato interhumano ou através de água e alimentos contaminados.
A transmissão do vírus da hepatite B (HBV) se faz por via parenteral, e, sobretudo, pela via sexual, sendo considerada uma doença sexualmente transmissível. Dessa forma, a hepatite B pode ser transmitida por solução de continuidade (pele e mucosa), relações sexuais desprotegidas e por via parenteral (compartilhamento de agulhas hepatites virais tatuagens, piercings, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos, etc).
O hepatite C (HCV) é o principal agente etiológico da hepatite crônica anteriormente denominada hepatite Não-A-Não-B. Sua transmissão ocorre principalmente por via parenteral.
A hepatite D é causada pelo vírus da hepatite delta (HDV), podendo apresentar-se como infecção assintomática, sintomática ou como formas graves. O HDV é um vírus defectivo, satélite do HBV, que precisa do HBsAg para realizar sua replicação.
O vírus da hepatite E (HEV) é de transmissão fecal-oral.