SóProvas


ID
2234515
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na coletânea organizada por Leandro Karnal sobre a História na sala de aula, o medievalista José Rivair Macedo destaca a importância de repensar a Idade Média que é ensinada na escola, na medida em que os temas mais enfocados continuariam sendo os da Idade Média Ocidental e ainda serviriam para legitimar uma visão predominantemente ocidental sobre a experiência histórica passada. José Rivair Macedo propõe, então, uma “descolonização” do ensino da Idade Média, com o intuito de “repensar alguns pontos sobre o que ensinar de História Medieval no Brasil”.

Com base nas propostas de J. Rivair Macedo, podemos afirmar que esta descolonização consiste em

Alternativas
Comentários
  • Não entendi.
    Península Ibérica não era Europa Ocidental? 

  • Talvez a alternativa correta como se reportando aos povos ibéricos , visto que estes não eram apenas europeus. Exemplo disso são os árabes que se instalam nesta região e que, portanto, tiveram papel relevante na cultura europeia.

  • GABARITO LETRA C

    c) enfatizar o estudo de aspectos históricos próprios da Penísula Ibérica no período medieval, como o da coexistência étnico-religiosa de diferentes grupos sociais.

    Que a bondade imerecida do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês. --- 1 Tessalonicenses 5:28

  • O enunciado nos dá uma dica para responder a questão:

    "na medida em que os temas mais enfocados continuariam sendo os da Idade Média Ocidental e ainda serviriam para legitimar uma visão predominantemente ocidental sobre a experiência histórica passada"

    Não é preciso ler toda a obra do autor para entender que a proposta era mostrar uma outra idade média sem ser do ponto de vista europeu, ou seja, somente estudar os povos cristãos-europeus.

    Tendo em vista essa ideia, lembraremos que na península ibérica, antes da consolidação do território espanhol, por muitos séculos os muçulmanos viviam lá.

    Nesse sentido, é justamente "enfatizar o estudo de aspectos históricos próprios da Península Ibérica no período medieval, como o da coexistência étnico-religiosa de diferentes grupos sociais".

    Gabarito C

  • A visão de História da sala de aula no Brasil costumeiramente tem um foco eurocêntrico. Entretanto, com o desenvolvimento da disciplina “Ensino de História “ no país vem-se mostrando a necessidade de variação de escala dos conteúdos para aproximá -los do universo dos discentes. O medievalista Rivair Macedo ,ao propor uma “descolonização" do ensino de História Medieval, sugere que seja feita uma redução de escala que tire o foco da visão da Idade Média da Europa Ocidental e o leve para o ensino de uma Idade Média que esteja relacionada com o Brasil. 

    O objetivo da redução de escalase constitui em atrair os alunos para os temas expostos e ampliar os seus conhecimentos acerca da sua localidade. Com o saber escolar mediado pelo professor paulatinamente os discentes aumentam o foco e são capazes de perceberem os aspectos macro da História da Idade Média da Europa Ocidental. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois os mitos e lendas somente são apresentados aos discentes para explicar a história da origem de algo que tipifica o povo a ser estudado. Os mitos e lendas são parte do estudo da História da Idade Média, mas estão relacionadas à cristandade ocidental. 

    B) INCORRETA – Esta afirmativa está correta pois as relações de classe no feudalismo eram baseadas na propriedade da terras mas, não atende a proposta do medievalista. Além disso, o sistema social estruturante do feudalismo era baseada nos estamentos e não constava de grande mobilidade entre eles. 

    C) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois, ao estudar a História Medieval da Península Ibérica ,os discentes estarão aprendendo os aspectos históricos de um dos povos que formaram o Brasil de hoje. Além disso, a coexistência étnico religiosa de determinados grupos na Península Ibérica ensina sobre tolerância e sobre a diversidade da natureza humana. 

    D) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois as descrições de perseguições a bruxas e hereges fazem parte do ensino de História da Idade Média da Europa Ocidental. Sendo assim, não apresentaria uma descolonização para um ensino de história da Idade Média no Brasil. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois apesar do ensino de História utilizar a imagem como um recurso didático seria preciso utilizar imagens que tivesse como foco na História Medieval da Península Ibérica. 
    Gabarito do Professor: Letra C.