SóProvas


ID
2235547
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei 10.520/2002 instituiu, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, a modalidade de licitação denominada pregão, que tem por objetivo regrar a aquisição de bens e serviços comuns pela Administração Pública. O Decreto Federal nº 3.555, de 08 de agosto de 2000, aprovou o regulamento para essa modalidade. Já o Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005, regulamentou o pregão na forma eletrônica, para a aquisição de bens e serviços comuns. Tendo em vista o conteúdo das citadas legislações, considere as seguintes afirmativas:
1. Para efeitos da Lei 10.520/2002, são considerados bens e serviços comuns aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser definidos pelo edital, seja objetiva ou subjetivamente.
2. As compras e contratações de bens e serviços comuns, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, quando efetuadas pelo sistema de registro de preços, poderão adotar a modalidade de pregão.
3. Tal qual ocorre nos procedimentos de licitação regulamentados pela Lei nº 8.666/1993, com o objetivo de preservar o interesse público, o edital preverá que cada participante interessado no objeto do certame apresente a devida garantia da proposta e, também, que eles façam a devida aquisição do respectivo edital. Assim, todos terão ciência das regras do procedimento.
4. A licitação na modalidade pregão, tanto na forma presencial como na forma eletrônica, não se aplica às contratações de obras de engenharia, bem como às locações imobiliárias e alienações em geral.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    1. FALSA - Os padrões de desempenho só podem ser OBJETIVAMENTE definidos pelo edital, não pode haver subjetividade.

    "Art. 1o Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado."

     

    3. FALSA. De acordo com o artigo 5o da Lei 10.520/02, é VEDADA exigência de garantia de proposta, assim como da aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame.

  • locação imobiliariA NÃO SERIA Serviço?

  • Sabe-se que a modalidade PREGÂO foi criada para dar celeridade ao processo pelo qual o ESTADO adquire serviços, portanto, exigir GARANTIA DE PROPOSTA e AQUISIÇÂO DE EDITAL, é no mínimo um contra senso à finalidade a que se propõe a modalidade PREGÂO. 

  • Gabarito: "B".

    Complementando:

    O último item está previsto no art. 6º do decreto 5450/05 que trata do pregão eletrônico:

    Art. 6o A licitação na modalidade de pregão, na forma eletrônica, não se aplica às contratações de obras de engenharia, bem como às locações imobiliárias e alienações em geral.