Alternativa A. Errado. A cooperação faz parte dos valores de uma equipe. Não existe a necessidade de imposição por parte do chefe.
Alternativa B. Errado. As responsabilidades e os objetivos de uma equipe são comuns, isto é, são compartilhados por todos os membros da equipe.
Alternativa C. Errado. O poder é compartilhado dentro de uma equipe. Não existe uma única figura centralizadora da decisão.
Alternativa D. Certo. As atividades e responsabilidades são compartilhadas pelos membros, assim, existe grande interdependência. Em outras palavras, o resultado de uma equipe depende do empenho de todos os seus membros. O agrupamento por fluxo de trabalho significa que não existem papéis engessados dentro de uma equipe. Pelo contrário, os membros utilizam suas aptidões próprias e complementares para trabalhar de maneira colaborativa em função dos objetivos organizacionais. Pense em um time de futebol: os jogadores possuem aptidões distintas, mas trabalho em conjunto para vencer a partida (objetivo em comum).
Vale destacar que a alternativa foi formulada a partir da obra de Wagner III e Hollenbeck (2020), vejamos:
Equipes são um tipo específico de grupo caracterizado por níveis elevados de interdependência, agrupamento por fluxo de trabalho e por conhecimentos, talentos e habilidades diferenciadas entre seus membros. Como nem sempre as equipes são mais eficazes do que os indivíduos que trabalham sozinhos, os gestores precisam prestar particular atenção para a estrutura de tarefas e a estrutura de comunicação, o tamanho e a composição, os objetivos e os incentivos e a coesão e os conflitos do grupo.
Alternativa E. Errado. As metas e objetivos devem ser claros e alinhados com a estratégia da organização. Nada de objetivos políticos.
Gabarito: D