SóProvas


ID
2235883
Banca
Marinha
Órgão
Comando do 5º Distrito Naval
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O desenvolvimento da tecnologia náutica ocorrido na Península Ibérica entre os séculos XIII e XV foi fundamental para a consecução da navegação oceânica, possibilitando a emergência das chamadas "Grandes Navegações". Assinale a opção que apresenta uma embarcação pertencente ao contexto histórico da Expansão Marítima Europeia dos séculos X V - X V I .

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    caravela é um tipo de embarcação usada pelos portugueses durante a Era dos Descobrimentos, nos séculos XV e XVI.

    A caravela foi aperfeiçoada durante os séculos XV e XVI. Tinha inicialmente pouco mais de 20 tripulantes. Era uma embarcação rápida, de fácil manobra, capaz de bolinar e que, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. Com cerca de 25 m de comprimento, 7 m de boca (largura) e 3 m de calado deslocava cerca de 50 toneladas, tinha 2 ou 3 mastros, convés único e popa sobrelevada. As velas latinas (triangulares) permitiam-lhe bolinar (navegar em ziguezague contra o vento). Gil Eanes utilizou um barco de vela redonda, mas seria numa caravela (tipo carraca) que Bartolomeu Dias dobraria o Cabo da Boa Esperança em 1488. É de salientar que a caravela é um desenvolvimento dos portugueses.

    Se bem que a caravela latina se tenha revelado muito eficiente quando utilizada em mares de ventos inconstantes, como o Mediterrâneo, devido às suas velas triangulares, com as viagens às Índias, com ventos mais calmos, tal não era uma vantagem, já que se mostrava mais lenta que na variação de velas redondas. A necessidade de maior tripulação, armamentos, espaço para mercadorias fez com que fosse substituída por navios maiores.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Avanços técnicos na arte náutica: o aprimoramento dos conhecimentos geográficos, graças ao desenvolvimento da cartografia; o desenvolvimento de instrumentos náuticos - bússola, astrolábio, sextante - e a construção de embarcações capazes de realizar viagens a longa distância, como as naus e as caravelas.

    Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/articles/4398/1/A-EXPANSAO-MARITIMA-EUROPEIA/Paacutegina1.html


    O que torna o item E errado é dizer que Nau era uma embarcação de pequeno porte. Naus são barcos maiores e mais lentos, com velas redondas e menos versáteis que as caravelas, mas permitem maior impulsão.

  • Caravela: usadas para exploração, tinha velas triangulares (latinas).

    Naus: navios mercantes, grande porte, que usavam velas em formato de trapézio

    Galeão: navio de guerra, com canhões.