SóProvas


ID
2236396
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      O número de votantes potenciais em 1872 era de 1 097 698, o que correspondia a 10,8% da população total. Esse número poderia chegar a 13%, quando separamos os escravos dos demais indivíduos. Em 1886, cinco anos depois de a Lei Saraiva ter sido aprovada, o número de cidadãos que poderiam se qualificar eleitores era de 117 022, isto é, 0,8% da população.

CASTELLUCCI, A. A. S. Trabalhadores, máquina política e eleições na Primeira República. Disponível em: www.ifch.unicamp.br. Acesso em: 28 jul. 2012.

A explicação para a alteração envolvendo o número de eleitores no período é a 

Alternativas
Comentários
  • "O referido decreto instituiu, pela primeira vez, o "Título de Eleitor", proibiu o voto de analfabetos, além de ter adotado eleições diretas para todos os cargos eletivos do Império: senadores, deputados à Assembleia Geral, membros das Assembleias Legislativas Provinciais, vereadores e juízes de paz."

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Saraiva

  • ''De acordo com a alternativa, a proibição do voto dos analfabetos, estabelecida pela reforma eleitoral de 1881, Lei Saraiva, foi responsável pela brutal redução do corpo eleitoral da época. A questão omite a supressão da eleição em dois graus, que pôs fim aos “eleitores de paróquia”, o que também contribuiu, ainda que de forma menos expressiva, para a diminuição dos eleitores do Império. Resposta: B''

     

    http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/2016-2/enem2016-2_1dia.pdf

  • Na Lei Saraiva os analfabetos não podiam votar, e também foi criada as eleições diretas para diferentes cargos eleitorais.

     

    Letra B

  • Tem outra questão do enem que fala justamente sobre isso.

  • Letra B

    A lei Saraiva, editada por Rui Barbosa, foi o principal artificio de uma grande reforma eleitoral no Brasil, além da exigência de alfabetização, tiveram alguns avanços como a participação de imigrantes e nao católicos. Mesmo assim a alfabetização era um enorme problema no país.

  • Façam a associação: Lei SARAIVA -> Saraiva = livraria -> livraria = ler -> ler = alfabetização.

  • O voto da mulher só foi aceito no Governo de Era Vargas.

    Apenas um adendo.

  • A Lei Saraiva, Decreto nº 3 029, de 9 de janeiro de 1881, foi a lei que instituiu, pela primeira vez, o Título de Eleitor, proibiu o voto de analfabetos e adotou eleições diretas para todos os cargos eletivos do Império brasileiro: senadores, deputados à Assembleia Geral, membros das Assembleias Legislativas Provinciais, vereadores e juízes de paz.