SóProvas


ID
2236402
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

                                Aquarela do Brasil

Brasil!

Meu Brasil brasileiro

Meu mulato inzoneiro

Vou cantar-te nos meus versos

O Brasil, samba que dá

Bamboleio que faz gingar

O Brasil do meu amor

Terra de Nosso Senhor

Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim!

Ah! Abre a cortina do passado

Tira a mãe preta do Cerrado

Bota o rei congo no congado

Brasil! Pra mim!

Deixa cantar de novo o trovador

A merencória luz da lua

Toda canção do meu amor

Quero ver a sá dona caminhando

Pelos salões arrastando

O seu vestido rendado

Brasil! Pra mim, pra mim, pra mim!

                                       ARY BARROSO. Aquarela do Brasil, 1939 (fragmento).

Muito usual no Estado Novo de Vargas, a composição de Ary Barroso é um exemplo típico de

Alternativas
Comentários
  • Os variados estilos de samba dos anos 1930/1940, incluindo as extremamente populares marchinhas de carnaval, foram utilizadas pelo serviço de propaganda de Getúlio Vargas, a favor do próprio governo, para construir uma imagem positiva do ditador e disseminá-la à massa de ouvintes do rádio, já que a televisão ainda não havia sido criada na época. (http://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia/exercicios-sobre-historia-carnaval.htm#questao-4) 

    A música exalta o Brasil e os brasileiros, em um momento em que a censura proibia letras de músicas que falassem da malandragrem, questões sociais ou contra o governo. 

     

  • ''Uma das táticas utilizadas pelo Estado Novo para granjear o apoio das massas foi a exaltação da nacionalidade e dos valores brasileiros, recorrendo para tanto às diversas modalidades artísticas. Nesse contexto, a Aquarela do Brasil de Ari Barroso, preenchia de forma plenamente satisfatória os requisitos exigidos pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Daí sua execução recorrente (e não usual) no período, na condição de “samba exaltação”. Resposta: B''

     

    http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/2016-2/enem2016-2_1dia.pdf

  • alguns versos da canção exaltam a grandiosidade e belezas do Brasil, por isso Barroso foi duramente criticado e acusado por alguns de ser simpatizante do regime ditatorial do presidente Vargas. Inaugurou um movimento conhecido como samba-exaltação. O samba desceu do morro e ganhou repercussão não só nacional, mas também internacional.

     

    LETRA B

  • RESOLUÇÃO: O samba já era um ritmo musical muito popularizado no Brasil quando Getúlio Vargas suprimiu o Estado democrático e o substituiu pelo Estado Novo, uma ordem política autoritária com traços fascistas. A música em particular e todas as manifestações culturais, em geral, passaram a ser usadas pelo regime, via DIP, para reforçar a ideologia do regime vigente. O Samba-exaltação "Aquarela do Brasil" de Ary Barroso, exprime este sentido de culto brasilidade, conveniente ao regime da época.

    http://www.escritaglobal.com.br/2016/12/enem-2016-2-dezembro-resolucao-ciencias_85.html

  • Por "Brasil,Meu Brasil brasileiro" você já tira uma exaltação da terra no incluso do "meu"

  • Vargas era pagodeiro 

  • Questões que você pode ouvir.

  • Sambista e não pagodeiro como muitos disseram

  • Eu fiquei procurando chifre na cabeça de cavalo e errei, devia ter sido mais simples e direto.

  • Letra B

    Samba-exaltação é o nome de um gênero de samba surgido em 1939. O momento de inauguração deste estilo de samba menos rustico e mais sofisticado, exaltando as qualidades e grandiosidade do país, foi a composição Aquarela do Brasil.

    A nomenclatura "samba-exaltação" surgiu em 1939. No entanto, a ideia de sambas que faziam menções honrosas a algo já existia desde o inicio da decada de 1930, quando Getúlio Vargas se tornou presidente da republica. Nesse período, os compositores passaram a escrever letras que exaltavam o Brasil e o governo.

  • Governo da Era Vargas era Populista e utilizava artifícios do ufanismo para enaltecer seu governo por meio de mídias comunicativasf.

  • Vargas utilizou-se das mídias a fim de desfocar a atenção popular do enfrequecimento que a ditadura do Estado Novo enfrentou. Usou principalmente o samba e o futebol narrados no rádio para distrair a população das questões sociais.