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Aristóteles
está buscando definir que tipo de conduta é passível de deliberação. Estabelece
que somente podemos deliberar, se existe “outro modo", se não existe “necessidade"
e que seja possível. Diferindo da ciência, pois exige demonstração, e das
artes, uma vez que agir e produzir são coisas distintas, estabelece que a
sabedoria prática como uma “capacidade verdadeira e raciocinada de agir com
respeito às coisas que são boas e más para o homem", ou seja, a uma conduta
(capacidade de agir) definida pela capacidade racional de escolha, letra A.
A
letra B está equivocada, pois Aristóteles deixa clara a distinção entre saber
prático e saber científico.
A
letra C está equivocada, pois não se trata de saber exatamente das coisas
importantes do homem, mas ter uma postura diante da vida baseada na razão e na
boa vida, eudamonia.
A
letra D está equivocada, pois não se trata de uma técnica que produza resultado
X ou Y, mas, como foi enfatizado, de uma conduta perante a vida.
Gabarito: Letra A.
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Gabarito: A
Basta ler o texto com atenção principalmente o final dele!!
"Resta, pois, a alternativa de ser ela uma capacidade verdadeira e raciocinada de agir com respeito às coisas que são boas ou más para o homem".
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entendi NADA do texto, achei ele desnecessário. só precisa saber da ética de aristóteles e tudo resolvido.
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Texto super confuso!
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Pro pessoal que achou que a resposta era a D:
Percebam que no texto ele descreve que a deliberação (que resulta no saber prático) não pode ser considerada como uma forma de arte pois não produz nada.
"Porque o agir e o produzir são duas espécies diferentes de coisa"
Nesse sentido, não pode ser a alternativa D, ja que ela diz:
"Técnica que tem como resultado a produção de boas ações."
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Letra A
...Resta, pois, a alternativa de ser ela uma capacidade verdadeira RACIOCINADA de agir com respeito às coisas que sao boas ou más para o homem.
Para Aristóteles, a ética - diferente de outros saberes - é definida pela capacidade do individuo de pensar racionalmente e escolher as ações mais virtuosas, a fim de alcançar a felicidade.
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Para o filósofo, tudo tende para o bem e a felicidade é a finalidade da vida humana. Entretanto, a felicidade não deve ser compreendida como prazer, posse de bens ou reconhecimento. A felicidade é a prática de uma vida virtuosa.
O ser humano, dotado de razão e capacidade de realizar escolhas, é capaz de perceber a relação de causa e efeito de suas ações e orientá-las para o bem.
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fiquei entre a A e a E mas o enunciado desempatou pois fala que a etica faz parte da sabedoria prática, ou seja, faz parte de algo que ninguem pode deliberar, assim como diz no inicio do texto. ai sobrou a A
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"Nesse sentido, ela difere-se dos outros saberes(...)"
"Outros saberes" → Ciência e Arte (conforme Aristóteles cita no texto)
- Ciência → exata, necessária
- Arte → difere da ética, na medida em que agir e produzir são de naturezas distintas. Para Aristóteles, a arte visava à catarse, à "purificação" da alma, por meio da descarga emocional. Logo, não é determinada pela razão.
Portanto, a Ética diferencia-se da Ciência por ser deliberativa. E diferencia-se da Arte por ser racional.
Gabarito : (A)
Nível de Dificuldade: Fácil
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Para Aristóteles, basta lembrar:
- Ética - bem individual;
- Política - bem comum;
Tudo é guiado pela racionalidade;
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Fiquei em duvida em algumas alternativas. Porém entendi que a questão estava pedindo o conceito de ética para Aristóteles. Logo, observei a primeira palavra de cada alternativa. E entendi que a ATERNATIVA A se encaixava mais com o enunciado.