SóProvas


ID
2236564
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A descoberta dos organismos extremófilos foi uma surpresa para os pesquisadores. Alguns desses organismos, chamados de acidófilos, são capazes de sobreviver em ambientes extremamente ácidos. Uma característica desses organismos é a capacidade de produzir membranas celulares compostas de lipídeos feitos de éteres em vez dos ésteres de glicerol, comuns nos outros seres vivos (mesófilos), o que preserva a membrana celular desses organismos mesmo em condições extremas de acidez.

A degradação das membranas celulares de organismos não extremófilos em meio ácido é classificada como

Alternativas
Comentários
  • Creditos á Edson Lazaro

    Acredito que esta questão está mais para química que para biologia.

    Os ésteres sofrem hidrolise em meio acido.

    Hidrolise é uma reação química, em que um dos reagentes é a água. Através desta reação grandes moléculas como os lipídios, por exemplo, são decompostos em moléculas menores que os constituem.

    Há basicamente dois tipos de hidrólise de ésteres: ácida e básica.

    A hidrólise ácida ocorre em meio ácido e é um processo reversível, gerando um álcool e um ácido carboxílico:

    R-COO-R1 + HOH  R-COOH + HO-R1

    A hidrólise básica, ou saponificação, é realizada em meio básico. Trata-se de um processo irreversível, gerando álcool e um sal de ácido carboxílico:

    R-COO-R1 + BOH(aq) → R-COO-B+ + HO-R1

    Onde BOH é uma base, por exemplo, KOH.

    Resposta letra A

  • Organismos extremófilos (acidófilos) – sobrevivem em meios ácidos – membrana formada por éteres.

    Organismos não extremófilos (mesófilos) – não sobrevivem em meios ácidos – membrana formada por ésteres.

    A pergunta é: o que acontece com o ésteres em meio ácido de modo que não permitem que os organismos mesófilos não sobrevivam?

    Os ésteres reagem com a água, formando um ácido carboxílico e um álcool. O ácido é catalisador, ou seja, facilita o processo. Assim, a membrana é degradada e os organismos não sobrevivem. O nome desse processo é HIDRÓLISE.

     

    https://dicasdaprofe.wordpress.com/2017/08/23/questao-resolvida-enem-2016-hidrolise-de-esteres/

  • Organismos extremófilos (acidófilos) – sobrevivem em meios ácidos – membrana formada por éteres.

    Organismos não extremófilos (mesófilos) – não sobrevivem em meios ácidos – membrana formada por ésteres.

    A pergunta é: o que acontece com o ésteres em meio ácido de modo que não permitem que os organismos mesófilos não sobrevivam?

    Os ésteres reagem com a água, formando um ácido carboxílico e um álcool. O ácido é catalisador, ou seja, facilita o processo. Assim, a membrana é degradada e os organismos não sobrevivem. O nome desse processo é HIDRÓLISE.

     

  • A reação contrária a de esterificaçao em meio ácido é a hidrólise. É como fotossíntese e combustão.
  • Letra A

    -Organismos extremófilos, sao organismos que vivem nos ambientes mais extemos do planeta, como arredores de vulcões, camadas de gelo, e locais extremamente ácidos ou com hipersalinidade.

    A membrana celular dos organismos vivos nao extremófilos é constituída de lipídios, os quais sao éteres de glicerol. Em meio acido, esses éteres sofrem hidrolise...

  • Quando ocorre a hidrólise, ocorre a quebra e/ou degradação dessas membranas a partir da água, que é o processo que se apresenta nos seres não extremófilos.

    Alternativa correta: A

  • Podemos associas essa questão com o sistema de digestório , quando as gorduras são quebradas pela bile para ajudar na absorção( Ocorre uma Hidrolise ) . Temos os mesmo elementos ; Lipidios (gordura) + Meio Acido .

  • Meio ácido ---> precisa de um meio aquoso

  • Tá, mas onde, pelo amor de Deus, a gente vê isso no estudo de membrana plasmática

  • O Enem sempre mistura diversas áreas do conhecimento. Se você tiver um conhecimento de Química Orgânica conseguiria resolver essa Questão. Seres extremofilos tem Eteres mas o que o comando da questão pede é sobre seres "NÃO EXTREMOFILOS" e a questão diz que estes possuem ESTERES. Se você souber o que é um Ester sabe que é um Carbono ligado a dupla ligação com um Oxigênio e com Uma ligação com outro Oxigênio. Pra degradar uma molécula dessas em um meio ácido só pode ser por Hidrólise. Por que ? Um meio ácido possui em sua composição moléculas de Hidrogênio. Então o Hidrogênio se ligara ao Oxigênio e haverá Hidrólise

  • usei conhecimentos da area de química KAKSKAKAKAK

  • basta ter conhecimento sobre proteínas, que quando expostas a alta temperatura/acidez, elas sofrem mudança na sua estrutura terciária, sendo assim, ela irá perder H2O, mais conhecido por hidrólise.

  • Gente, bastava saber que em um ambiente muito ácido uma célula não adaptada a esse tipo de ambiente vai perde água. No texto ele fala da que sobrevive em ambientes ácidos e pergunta o que acontece com a que não é adaptada a ambientes ácidos. Hidrólise (quebra das moléculas de água, associa a perca d'água)

  • A questão cita os organismos extremófilos e fala sobre os acidófilos, organismos que sobrevivem em ambiente extremamente ácido, informando que a presença da membrana celular composta de éteres (lipídeos) é uma característica importante para sobreviver em condições extremas de acidez, pois ela se mantém preservada ao contrário de membranas de ésteres de glicerol presentes nos seres mesófilos. Essa é uma questão interdisciplinar. Os organismos considerados extremófilos podem sobreviver em temperaturas muito altas ou muito baixas, em ambientes salinos diferentes da condição normal, e em pH extremamente ácidos. Eles são organismos que se adaptaram e são encontrados em ambientes com condições consideradas extremas. Para responder a questão, precisamos saber a composição dos ésteres e dos éteres, e as condições de um ambiente ácido. Os ésteres são derivados de ácidos carboxílicos e possuem um radical carbônico, e os éteres são compostos com oxigênio entre duas cadeias de átomos de carbono. Um ambiente com acidez elevada onde os acidófilos conseguem sobreviver indica um pH baixo, geralmente entre 3 e 4, e um ambiente ácido apresenta moléculas de H+ que, ao entrar em contato com ésteres, reagem e quebram água (H2O), formando álcool e ácido carboxílico. (Fogaça, Jennifer. Ésteres. Disponível em Manual da Química. Acesso em setembro de 2021; Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)


    Fonte: Site Manual da Química



    • Organismo extremófilo = membrana de éteres
    • Organismo não extremófilo = membrana de ésteres


    A questão pede o que ocorre com os organismos não extremófilos, que possuem a membrana celular de ESTER. Como os ésteres reagem com a água em meio ácido, ocorre a hidrólise que degrada a membrana celular desses organismos não extremófilos.


    Gabarito do Professor: A.
  • Gente, o que o povo tá falando aqui de ser hidrólise pq a célula desidrata está ERRADO. Nessa questão não é hidrólise no sentido de QUEBRA DA ÁGUA, mas no sentido de lise CAUSADA pela inserção de uma moléculas de água. Essa hidrólise, na verdade, é a chamada HIDRÓLISE ÁCIDA DO ÉSTER, que corresponde à reação inversa da ESTERIFICAÇÃO DE FISCHER. A reação de quebra dos ésteres da membrana das células é o que causa a morte delas, a partir da seguinte reação (hidrólise ácida do éster): meio ácido, ÉSTER + H2O > ÁCIDO CARBOXÍLICO + ÁLCOOL. Para esse tipo de questão, recomendo estudar os tipos de reações orgânicas. Infelizmente, muita gente acabou acertando essa questão pelo motivo errado