SóProvas


ID
2236603
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em um hospital, acidentalmente, uma funcionária ficou exposta a alta quantidade de radiação liberada por um aparelho de raios X em funcionamento. Posteriormente, ela engravidou e seu filho nasceu com grave anemia. Foi verificado que a criança apresentava a doença devido à exposição anterior da mãe à radiação.

O que justifica, nesse caso, o aparecimento da anemia na criança?

Alternativas
Comentários
  • Para que uma mãe passe alguma característica para seu filho, seja uma mutação ou uma característica normal seria necessário que a célula fecundada carregasse essa característica, ou seja, para que o filho tenha recebido essa característica de mutação, essa célula mutante deveria ser a célula-ovo fecundada. 
    Alternativa correta: C
  • Resolução: A única forma pela qual a mãe poderia passar uma característica genética (adquirida) para seu filho, é que essa característica estivesse presente no gameta que foi fecundado. Ainda que as células somáticas sofressem uma mutação, isso não seria passado para o filho. Já a célula-ovo apenas surge quando ocorre a fecundação, o que ocorreu após a exposição da mãe aos raios X.

    Gabarito oficial: C (A célula gamética materna que foi fecundada sofreu uma mutação)

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/enem-2016-2a-aplicacao-questoes-de-biologia-resolvidas/

  • Letra C

    A exposição a raios X pode causar mutações celulares. Caso essas mutações ocorram em um gameta, e esse seja fecundado, as características mutantes serão passadas aos descendentes. No caso da questao, a filha da funcionaria nasceu a partir da fecundação de um ovócito que havia sofrido mutação.