SóProvas


ID
2236618
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma nova estratégia para o controle da dengue foi apresentada durante o Congresso Internacional de Medicina Tropical, no Rio de Janeiro, em 2012. O projeto traz uma abordagem nova e natural para o combate à doença e já está em fase de testes. O objetivo do programa é cessar a transmissão do vírus da dengue pelo Aedes aegypti, a partir da introdução da bactéria Wolbachia — que é naturalmente encontrada em insetos — nas populações locais de mosquitos. Quando essa bactéria é introduzida no A. aegypti, atua como uma “vacina”, estimulando o sistema imunológico e bloqueando a multiplicação do vírus dentro do inseto.

Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br. Acesso em: 20 dez. 2012 (adaptado).

Qual o conceito fundamental relacionado a essa estratégia?

Alternativas
Comentários
  • A ideia apresentada na questão se trata de controle biológico, pois é quando se utiliza um organismo vivo para controlar a manifestação de outro. O que ocorre é que a bactéria controla a multiplicação do vírus da dengue no interior dos mosquitos.
    Alternativa correta: E
  • como pode ser controle biológico a resposta se o elemento que é controlado é um vírus?

  • Resolução: A ideia de diminuir ou estabilizar as populações de um ser vivo com o uso de outros seres vivos está incluída no conceito de controle biológico. O que ocorre é que a bactéria controla a multiplicação do vírus da dengue no interior dos mosquitos.

    Gabarito oficial: E (controle biológico)

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/enem-2016-2a-aplicacao-questoes-de-biologia-resolvidas/

  • O vírus não é considerado um ser vivo, então como poderia ser controle biológico?

     

  • amigo leia a info do cesar pois essa quase errei.

  • Por muitos autores virus é considerado um ser vivo sim! E mesmo que não seja, ainda encaixaria no conceito de controle biológico, pelo uso da bacteria (um ser vivo e nao uma subbstancia toxica) para controlar a população do viros

  • Questão merece muito atenção!

     

  • Letra A é absurda. Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de  que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo – ,  ou .

    Letra B: não. Pois uma relação de mutualismo os dois organismo se beneficiam.

    Letra C: Não. Parasitismo é quando um organismo beneficia-se e outro é prejudicado. O texto não diz que a bactéria é beneficiada.

    Letra D: Não. Pq no texto diz que a bactéria Wolbachia é naturalmente encontrada em insetos. E é bom lembrar que Transgênese é o processo de alteração do  de uma  pela introdução de uma ou mais sequências de  provenientes de outra espécie, mediante o emprego de técnicas de . Os genes introduzidos não pertenciam ao genoma original da espécie modificada e vão conferir-lhe novas características

    Letra E: sim. O controle biológico é um fenômeno natural, o qual consiste no controle do número de plantas e animais pelos seus inimigos naturais ou introduzidos

  • Quando vamos estudar essa parte todos os professores dizem que não existe consenso sobre encaixar o vírus como ser vivo ou não. Portanto, é fundamental fazer a análise de acordo com a questão, então dance conforme a música cero kkk

  • mutualismo não é correto pois as bacterias se beneficiam mas o mosquito é indiferente! visto que o vírus não o atrapalha de forma alguma. o mosquito é apenas transmissor do virus para nós!

  • Letra E

    O controle biológico nada mais é do que o uso de organismos vivos para suprimir a população de uma praga especifica, tornando-a menos abundante ou menos prejudicial.

  • O vírus não é maléfico para o mosquito? Pensei em mutualismo por isso! Não pensei que seria controle biológico.

  • A ideia apresentada na questão se trata de controle biológico, pois é quando se utiliza um organismo vivo para controlar a manifestação de outro. O que ocorre é que a bactéria controla a multiplicação do vírus da dengue no interior dos mosquitos.

    Alternativa correta: E

  • controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitoides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias.

    FONTE: EMBRAPA

  • Que questão capciosa, textinho bonitinho pra perguntar por qual motivo vão implementar essa estratégia.

    Oras, para ter controle biológico.

    Cai feito patinho haha

  • Vão controlar um vírus que até então não é um ser vivo, daria uma discussão interessante se é ou não controle biológico de fato