SóProvas


ID
2236693
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O último longa de Carlão acompanha a operária Silmara, que vive com o pai, um ex-presidiário, numa casa da periferia paulistana. Ciente de sua beleza, o que lhe dá certa soberba, a jovem acredita que terá um destino diferente do de suas colegas. Cruza o caminho de dois cantores por quem é apaixonada. E constata, na prática, que o romantismo dos contos de fada tem perna curta.

VOMERO, M. F Romantismo de araque. Vida Simples, n. 121, ago. 2012.

Reconhece-se, nesse trecho, uma posição crítica aos ideais de amor e felicidade encontrados nos contos de fada. Essa crítica é traduzida

Alternativas
Comentários
  • Professora a senhora diz que a moça não está apaixonada, porém tem um trecho que diz: "Cruza o caminho de dois cantores por quem é apaixonada"

    Pode explicar melhor isso?

  • O trecho que evidencia a aparência como condição mais relevante para o sucesso amoroso encontra-se em “diante de sua beleza”, mas sua paixão por uma dupla de cantores desfaz essa convicção: “o romantismo dos contos de fada tem perna curta”.

    Resposta: C

    http://nossoexercicio.pet-ufvjm.org/exid/2865

  • Péssima questão

  • oxe?? não entendi a dificuldade do pessoal aí embaixo, questão bem tranquila e fácil, apenas interpretação e que por sinal, muito simples. Não tem dificuldade alguma, é apenas ler, entender e marcar.

  • No texto, a personagem Silmara acredita que a sua beleza serviria de “porta-voz” para possibilidades de ascensão social, no entanto, o texto evidencia que ela se enganou com esse pensamento, pois isso não lhe garantiu necessariamente sorte na vida e nos relacionamentos.

    Fonte: Descomplica

  • Para quem não percebeu: o filme é uma releitura crítica do arquétipo da Cinderela.

    Nos contos de fada, Cinderela é uma serviçal que é "salva", devido à sua beleza notável, da sua condição de miséria por um príncipe. Quando o autor do texto diz que a operária "constata, na prática, que o romantismo dos contos de fada tem perna curta", a conclusão lógica é a de que, no filme, não há príncipes e não haverá salvação para Silmara, apesar da sua beleza. Ou seja, a protagonista se iludiu ("a jovem acredita que terá um destino diferente do de suas colegas").

    Gabarito : (C)

    Nível de Dificuldade : Fácil