SóProvas


ID
2236699
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As plataformas digitais têm ganhado mais espaço entre os internautas como ferramenta para exercer a cidadania. Através delas, é possível mapear problemas da cidade e propor soluções, utilizando-se das redes sociais para aproximar os moradores e articular projetos. O espaço colaborativo PortoAlegre.cc, um dos mais ativos no país, tem 150 participantes e ajudou a estudante de jornalismo Renata Gomes, 25, a chamar 80 pessoas para retirar 1 tonelada de lixo da orla do rio Guaíba. “Foi a partir da sugestão de um integrante da plataforma que criei a causa. Foi fundamental porque sempre senti vontade de fazer algo pela cidade, mas não sabia como”, diz Renata. O projeto colaborativo baseia-se no conceito de wikicidade (inspirado na enciclopédia virtual Wikipédia), em que um território real recebe anotações virtuais das pessoas por meio de wikispots, que se referem a uma praça, uma rua ou um bairro. “A ideia de wikicidade é fomentar a cocriação, elaboração e experimentação de sugestões que possam ser aplicadas em uma cidade”, explica Daniel Bittencourt, um dos desenvolvedores do projeto PortoAlegre.cc.

DIDONÊ, D. Cidadania 2.0. Vida Simples, n. 119, jun. 2012.

O texto, ao falar da utilização das redes sociais e informar sobre a quantidade de projetos colaborativos espalhados pelo país, expõe a importância das plataformas digitais no exercício da cidadania. O espaço colaborativo PortoAlegre.cc tem como principal objetivo

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Muita atenção nesta questão pessoal!

    Bóns estudos...

  • "Redes sociais" 
    Mas ele ta falando de uma rede social, e não de uma ou mais..

  • não achei bom o ''divulgar as redes sociais'' também. Quais redes sociais? Só fala de uma página. 

  • Não achei coerente a resposta, e marcaria a "C".

  • Coerência passou longe 

  • "Divulgar as redes sociais"? Ta de brincadeira esse ENEM..

  • GALERA VOU DAR UMA DICA PESQUISEM NO YOUTUBE TECNICA CONCIENTE PARA CHUTAR, RECOMENDO ME AJUDOU MUITO A RESPONDER ESSA QUESTÃO E SAIBA DIFERENCIAR COESÃO E COERÊNCIA, PESQUISEM ESSES 2 ITENS NO YOUTUBE

  • Questões assim acaba com qualquer um, só passa uma sensação de que você não sabe de nada!! :(

    é ridículo o nível de interpretação, pior é você passar 5 minutos tentando entender a questão e no final errar! triste mas vamos conseguir.

    Bons estudos pessoal!!

  • Essa questão só não foi anulada porque não se trata da prova regular, mas sim da 2ª aplicação. Menos pessoas fizeram essa prova, logo menos pessoas contestaram. Na aplicação regular dificilmente cai questões que são claramente mal elaboradas como esta, mas pelo menos quando cai, sempre são anuladas. Então, se você vai fazer a aplicação regular, fica tranquilo, vai dar tudo certo pra você.

  • partindo do pressuposto que a rede social, que o texto diz, segue a risca o conceito da palavra, ela ta certo. Contudo, a letra C esta muito mais coerente ao que o texto diz, duas respostas. Entretanto, fica realmente difícil tentar interpretar qual é a definição da palavra manutenção nesse texto, já que ela pode ter tanto o significado de inalteração, ai sim a letra C estaria errada, já que as pessoas estão resolvendo os problemas locais, ou também ela pode ter o significado de regulação, arrumação etc, ai a letra D estaria correta. Resumo, deveria anular a questão, seria melhor.

  • Questão zoada. A rede social no caso que a alternativa D cita quase com certeza não é a virtual/online, apesar do texto falar de uma ferramenta online, e acaba-se relacionando com redes sociais virtuais. Foi o que entendi.

    Porém, também acredito que a C fosse melhor, já que ela é mais abrangente e se relaciona diretamente com o texto. Enfim, deveria ter sido anulada...

  • Eu não sei se essa questão deveria ser anulada ou não, mas acho que tenho uma justificativa para ser a D, ainda que marquei a C.

    A letra C apenas se restringe ao uso do das formas de ajudar na cidade, e não a criação.No entanto o divulgar redes sociais ainda é um mistério.