SóProvas


ID
2236708
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Poema tirado de uma notícia de jornal

João Gostoso era carregador de feira livre e morava

no morro da Babilônia num barracão sem número.

Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro

Bebeu

Cantou

Dançou

Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira: poesias reunidas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980.

No poema de Manuel Bandeira, há uma ressignificação de elementos da função referencial da linguagem pela

Alternativas
Comentários
  • Bandeira usa recursos próprios da linguagem jornalística, como referências a “quem, onde, quando e o quê” para a composição de um poema que representa o cotidiano e se assemelha a uma notícia de jornal. ]

    Resposta: E

    http://nossoexercicio.pet-ufvjm.org/exid/2881

  • Não entendi. É dito que "há uma ressignificação dos elementos PELA...", logo, não estaria perguntando qual o elemento que promove essa ressignificação? Porque o uso de elementos jornalísticos já é próprio da linguagem referencial, não a ressignifica.

  • Tais elementos do gênero notícia ("quem, onde, quando e o quê") tratam-se do LIDE, termo jornalístico que se refere a o resumo da notícia, normalmente disposto embaixo do título.

  • Gabrielly Rezende, não sei se você ainda está estudando para o ENEM (provavelmente não), mas de qualquer forma ajudo outros colegas com a mesma dúvida:

    Função da linguagem referencial não se confunde com o gênero textual notícia. Ok, parece banal dito dessa forma, mas vou exemplificar. A linguagem referencial é mais ampla, já que diversos gêneros, além da notícia, a utilizam. A nossa redação do ENEM, por exemplo, deve ser escrita em linguagem denotativa; não é, no entanto, uma notícia. Por outro lado, uma notícia sensacionalista pode ser escrita com um menor rigor referencial.

    Nesse sentido, o comando da questão pede a ressignificação de elementos da função referencial, e não a de elementos do gênero notícia. E o que particulariza o poema é seu formato de notícia :)

    (e, muito provavelmente, este poema foi baseado em uma notícia real mesmo. saquem só: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-infortunio-de-joao-gostoso/)

  • eu jurava que era a D