SóProvas


ID
2236747
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Certa vez, eu jogava uma partida de sinuca, e só havia a bola sete na mesa. De modo que a mastiguei lentamente saboreando-lhe os bocados com prazer. Refiro-me à refeição que havia pedido ao garçom. Dei-lhe duas tacadas na cara. Estou me referindo à bola. Em seguida, saí montando nela e a égua, de que estou falando agora, chegou calmamente à fazenda de minha mãe. Fui encontrá-la morta na mesa, meu irmão comia-lhe uma perna com prazer e ofereceu-me um pedaço: “Obrigado”, disse eu, “já comi galinha no almoço”.

      Logo em seguida, chegou minha mulher e deu-me na cara. Um beijo, digo. Dei-lhe um abraço. Fazia calor. Daí a pouco minha camisa estava inteiramente molhada. Refiro-me a que estava na corda secando, quando começou a chover. Minha sogra apareceu para apanhar a camisa.

      Não tive remédio senão esmagá-la com o pé. Estou falando da barata que ia trepando na cadeira. Malaquias, meu primo, vivia com uma velha de oitenta anos. A velha era sua avó, esclareço.

      Malaquias tinha dezoito filhos, mas nunca se casou. Isto é, nunca se casou com uma mulher que durasse mais de um ano. Agora, sentado à nossa frente, Malaquias fura o coração com uma faca. Depois corta as pernas e o sangue do porco enche a bacia.

      Nos bons tempos passeávamos juntos. Eu tinha um carro. Malaquias tinha uma namorada. Um dia rolou a ribanceira. Me refiro a Malaquias. Entrou pela pretória adentro arrebentando porta e parou resfolegante junto do juiz pálido de susto. Me refiro ao carro. E a Malaquias.

        FERNANDES, M. Trinta anos de mim mesmo. São Paulo: Abril Cultural, 1973. 

Nesse texto, o autor reorienta o leitor no processo de leitura, usando como recurso expressões como “refiro-me/me refiro”, “estou me referindo”, “de que estou falando agora”, “digo”, “estou falando da”, “esclareço”, “isto é”. Todas elas são expressões linguísticas introdutoras de paráfrases, que servem para

Alternativas
Comentários
  • Letra D

     

    Retificar significa basicamente endireitar. E como o texto está "bagunçado" esta é a melhor opção.

  • Vc não faz a minima ideia do q é retificar, mas sabe q as outras não fazem sentido, ou seja, chuta conscientemente...

  • Retificar - Corrigir o que foi dito anteriormente

    Ratificar - CONFIRMAR o que foi dito anteriormente.

  • Que texto engraçado... kkkkkk

  • Paráfrase é uma nova afirmação do que foi dito, utilizando outras palavras. É o "quer dizer", "ou seja" etc. Tem a função de explicar, esclarecer, confirmar ou retificar o que foi dito. De modo mais amplo, a paráfrase pode ser a releitura de um texto ou de uma ideia famosa (por exemplo, canção do exílio e suas diversas paródias). Na questão, tal recurso é usado como forma de humor, quebrando a expectativa do leitor a partir da retificação.

    (Não confundir com a perífrase, que é o circunlóquio, o famoso rolando lero: dizer com muitas palavras o que poderia ser dito com poucas)

    Gabarito : (D)

    Nível de Dificuldade : Médio