SóProvas


ID
2237470
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                  O Estado precisa circular


     Mais uma vez um conflito armado entre traficantes e policiais ocorre em área atendida por Unidade de Polícia Pacificadora, no Rio, e deixa vítimas.

     Conflito armado entre traficante e polícia, com vítima, ocorre há muito tempo em grandes cidades brasileiras e, pela recorrência, já é pouco divulgado. Mas a invisibilidade do fato, por sua banalização, não supera as suas consequências seja para a família da vítima ou para a cidadania.

      No caso ocorrido em Copacabana, esta semana, foi diferente; houve protesto público nas ruas do bairro, que se amplificou em noticioso local e internacional por dois principais motivos: pela proximidade da data da Copa do Mundo e por se tratar de área com UPP. Certamente, são duas situações especiais. Uma, é passageira; outra, espero, há de se constituir em um processo que ajude a redução da desigualdade social das cidades brasileiras.

     Convivemos no país com um irônico paradoxo: um dos assuntos mais presentes na mídia é o das favelas; não obstante, o tema parece não figurar no rol das preocupações do Estado brasileiro.

     A favela típica não é um fenômeno restrito a poucas cidades. Em São Paulo e no Rio de Janeiro supera 20% das moradias. Ainda, a favela é muitas vezes tratada como o genérico de todo assentamento popular - inclusive loteamentos.

      Essas duas tipologias urbanísticas somam cerca da metade das moradias urbanas brasileiras. São muito diversificadas, mas, em geral, são lugares com pouca ou nenhuma infraestrutura, com escassez ou inexistência de serviços públicos, inclusive os de segurança e de regulação.

     Assim, criam-se condições para que essas áreas sejam tomadas por interesses marginais, muitas vezes com dominação territorial armada, que impõem jugo discricionário às populações moradoras. 


                                                                                                                            (Sérgio Magalhães)

O título do texto acumula dois valores, que são

Alternativas
Comentários
  • Acertei a questão, porém não vi muita diferença entre a alternativa " a " e a alternativa " e ". Para mim esse título tanto pode ser interpretado como um conselho quanto por um alerta. Tiro no escuro !

  • FGV como sempre com suas pegadinhas...

  • Se vc acertou a questão, parabéns para vc Augusto Montenegro

  • Que banca, viu!

  • Não vejo essa alternativa como a correta. Quem mora no Rio de Janeiro bem sabe que o termo "circular" é uma gíria frequentemente usada pela polícia, principalmente em favelas (ex.: "você, morador, pode ir circulando"). Levando-se em consideração que o escopo do jornal trata das favelas cariocas e que o jornal também é dessa cidade, não compactuo com o gabarito da banca, pra mim o título também possui valor irônico. Apenas uma observação minha!

  • Não me pareceu um "conselho", mas uma demanda. E o uso do verbo "precisa", a meu ver, indica fortemente um alerta. Qual a justificativa para a E estar errada? Aceito sugestões de cursos de Adivinhação para a prova da FGV.

  • FGV ama questões com título, fiz um mapeamento e existem um total de 50 questões:

    Q587841

    Q878401

    Q870973

    Q628240

    Q633825

    Q74582

    Q574507

    Q623771

    Q110094

    Q691826

    Q603128

    Q110503

    Q837906

  • O que é Conselho:

    l. opinião, ensino ou aviso quanto ao que cabe fazer; opinião, parecer;

    O que é Alerta:

    I. sinal de perigo: A sirene tocou o sinal de alerta.

    2. situação de vigilância: O estado de alerta durou toda a noite.

    3. atento, vigilante: Ele está sempre alerta.