SóProvas


ID
2240284
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

 Há várias maneiras de definir os conceitos de risco e de vulnerabilidade social, devido às diversas áreas de conhecimento que fazem uso deles, porém, a abordagem dá-se através de perspectivas diferenciadas. Constata-se, primeiramente, que há uma discussão em torno da gênese do conceito de risco e seu uso (FRANÇA et al., 2002; YUNES; SZYMANSKI, 2001), que se apresenta em várias disciplinas do campo das Ciências Naturais e Exatas (por exemplo, Biologia e Ecologia) e, em particular, das Ciências da Saúde (Medicina, Epidemiologia) e das Ciências Sociais e Humanas (Economia, Sociologia, Política, Psicologia). Por outro lado, tem havido uma confusão no uso dos conceitos de risco e vulnerabilidade havendo a necessidade de esclarecimento conceitual. A Política Nacional de Assistência Social (BRASIL, 2004) também se utiliza desses conceitos os quais são assim compreendidos: 


I. Os conceitos de vulnerabilidade e risco social devem ser problematizados, uma vez que não são adjetivos da condição do usuário. A produção da desigualdade é inerente ao sistema capitalista, ao (re)produzi-la produz e reproduz vulnerabilidades e riscos sociais.

II. Os riscos estão associados com situações próprias do ciclo de vida das pessoas, com as condições das famílias, da comunidade e do ambiente em que as pessoas vivem e a vulnerabilidade é a baixa capacidade material das famílias e pessoas para enfrentar e superar os desafios com que se defrontam.

III. A vulnerabilidade opera apenas quando o risco está presente; sem risco, a vulnerabilidade não tem efeito.

IV. As vulnerabilidades e riscos devem ser enfrentados como produtos da desigualdade, e, portanto, requerem uma intervenção para além do campo das políticas sociais. Não se resolve desigualdade com potencialidades individuais ou familiares.


Estão corretas: 

Alternativas
Comentários
  •  c)

    Apenas as assertivas I e IV. 

     

  • A questão acima pode ser respondida por meio do trabalho elaborado por ROSANE JANCZURA sobre as definições de risco social e vulnerabilidade social. Ao citar Yunes e Szymanski (2001), a autora transcreve o conceito dos referidos institutos:

    o conceito de vulnerabilidade “é aplicado erroneamente no lugar de risco” (p. 29), pois são dois conceitos distintos. Enquanto risco, segundo as autoras, foi usado pelos epidemiologistas em associação a grupos e populações, a vulnerabilidade refere-se aos indivíduos e às suas suscetibilidades ou predisposições a respostas ou consequências negativas.

    "É importante ressaltar-se, contudo, que, para essas autoras, existe uma relação entre vulnerabilidade e risco: “a vulnerabilidade opera apenas quando o risco está presente; sem risco, vulnerabilidade não tem efeito” (...)

    Sobre a relação entre vulnerabilidade e risco, Reppold et al. (2002) afirmam que, frente a situações adversas, ocomportamento dos sujeitos perante esses eventos depende de sua vulnerabilidade”. 

    Um dos fatores de risco para o desenvolvimento psicológico e social é o baixo nível socioeconômico. Em famílias pobres, operam como fatores de alto risco, além do baixo nível socioeconômico,2 a remuneração parental, baixa escolaridade, famílias numerosas e ausência de um dos pais. (...)

    Carneiro e Veiga (2004) definem vulnerabilidade como exposição a riscos e baixa capacidade material, simbólica e comportamental de famílias e pessoas para enfrentar e superar os desafios com que se defrontam. Portanto, os riscos estão associados, por um lado, com situações próprias do ciclo de vida das pessoas e, por outro, com condições das famílias, da comunidade e do ambiente em que as pessoas se desenvolvem.

    A vulnerabilidade aparece também nas análises do conceito de resiliência. No contexto dos estudos sobre resiliência, a vulnerabilidade é um conceito utilizado para definir as susceptibilidades psicológicas individuais que potencializam os efeitos dos estressores e impedem que o indivíduo responda de forma satisfatória ao estresse. (...) Essas autoras reiteram que a vulnerabilidade não se refere apenas a predisposições genéticas (...)"

    Dessa forma, o risco se refere à situação de grupos, e a vulnerabilidade deve ser usada para a situação fragilizada de indivíduos.

    Portanto, entendo que a questão queria a marcação dos itens errados e não os corretos.

    Nesse sentido, o item I estaria errado porque o conceito de vulnerabilidade é adjetivo da condição do usuário; e, no item IV, acredito que se resolve, sim, a desigualdade com potencialidades individuais ou familiares. É como eu vejo.

    O texto citado acima pode ser encontrado em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/viewFile/12173/8639Risc. Bons estudos!

  • RISCO SOCIAL Deve ser entendido como evento externo, de origem natural, ou produzido pelo ser humano.

    vulnerabilidade é a baixa capacidade material 

  • questão petista kkkkk

  • Não concordo I e IV mau formulado para ser como corretas