SóProvas


ID
2240368
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A assistência social, como política pública de seguridade social, vem passando por profundas transformações a partir da Constituição de 1988. O SUAS, instituído pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS) em 2004, garantiu no ordenamento jurídico brasileiro inúmeras conquistas efetivadas ao longo desses anos. A NOBSUAS representou um marco fundamental na estruturação da Política Pública de Assistência Social, imprimindo um grande salto quantitativo na implantação de serviços sócio assistenciais em todo o território nacional. A política de assistência social organiza-se sob a forma de sistema público, estabelecendo-se para seu funcionamento objetivos, princípios organizativos e éticos, diretrizes, garantias e seguranças. Conforme estabelecido no art. 4º, são seguranças afiançadas pelo SUAS:

Alternativas
Comentários
  • "São garantias afiançadas pela política de assistência social de forma a efetivar sua função de proteção social. A NOB/AS, 2005 estabelece cinco seguranças: Segurança de Acolhida Provida através de ofertas públicas de serviços de abordagem em territórios de incidência de situações de risco, e de rede de serviços para a permanência de indivíduos e famílias, através de alojamentos, albergues e abrigos. Pressupõe, ainda, condições de recepção, escuta profissional qualificada e resolutividade no atendimento. Segurança de sobrevivência a riscos circunstanciais Exige a oferta de auxílios em bens materiais e em pecúnia de caráter transitório (benefícios eventuais) para as famílias, seus membros e indivíduos. Segurança do convívio familiar Oferta de serviços que garantam oportunidades de construção, restauração e fortalecimento de laços de pertencimento. Segurança do desenvolvimento da autonomia individual Ações voltadas para o desenvolvimento de capacidades e habilidades para o exercício da cidadania e conquista de maior grau de independência pessoal. Segurança social de renda Operada através de concessão de bolsas-auxílio e benefícios continuados. (BRASIL. NOB, 2005)" (Dicionário de termos técnicos da Assistência Social).

    http://www.desenvolvimentoqs.ufba.br/seguran%C3%A7as-b%C3%A1sicas-da-pol%C3%ADtica-de-assist%C3%AAncia-social

  • a)Acolhida, renda, convívio familiar, comunitário e social, desenvolvimento da autonomia, apoio e auxílio. 

  • Gabarito: letra A.

    Fonte: Nob/Suas 2012, páginas 16 e 17.

  • #NOB2012

    Art. 4º São seguranças afiançadas pelo SUAS:

    I - acolhida: provida por meio da oferta pública de espaços e serviços para a realização da proteção social básica e especial, devendo as instalações físicas e a ação profissional conter:

    a) condições de recepção;

    b) escuta profissional qualificada;

    c) informação;

    d) referência;

    e) concessão de benefícios;

    f) aquisições materiais e sociais;

    g) abordagem em territórios de incidência de situações de risco;

    h) oferta de uma rede de serviços e de locais de permanência de indivíduos e famílias sob curta, média e longa permanência. 

    II - renda: operada por meio da concessão de auxílios financeiros e da concessão de benefícios continuados, nos termos da lei, para cidadãos não incluídos no sistema contributivo de proteção social, que apresentem vulnerabilidades decorrentes do ciclo de vida e/ou incapacidade para a vida independente e para o trabalho;

    III - convívio ou vivência familiar, comunitária e social: exige a oferta pública de rede continuada de serviços que garantam oportunidades e ação profissional para:

    a) a construção, restauração e o fortalecimento de laços de pertencimento, de natureza geracional, intergeracional, familiar, de vizinhança e interesses comuns e societários;

    b) o exercício capacitador e qualificador de vínculos sociais e de projetos pessoais e sociais de vida em sociedade. 

    IV - desenvolvimento de autonomia: exige ações profissionais e sociais para:

    a) o desenvolvimento de capacidades e habilidades para o exercício do protagonismo, da cidadania;

    b) a conquista de melhores graus de liberdade, respeito à dignidade humana, protagonismo e certeza de proteção social para o cidadão e a cidadã, a família e a sociedade;

    c) conquista de maior grau de independência pessoal e qualidade, nos laços sociais, para os cidadãos e as cidadãs sob contingências e vicissitudes.

    V - apoio e auxílio: quando sob riscos circunstanciais, exige a oferta de auxílios em bens materiais e em pecúnia, em caráter transitório, denominados de benefícios eventuais para as famílias, seus membros e indivíduos. 

  • RESOLUÇÃO Nº 33, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012 - Aprova a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social -NOB/SUAS.

  • Galera, adaptei o bizúú de um professor e pensei:

    As seguranças são como uma mãe: (são 5)

    te ACOLHE: espaço para realização de proteção básica e especial, recepção, informação e etc;

    te dá uma RENDA: auxílios financeiros e benefícios continuados;

    tem CONVÍVIO ou VIVÊNCIA FAMILIAR: construção, restauração de laços e etc;

    proporciona o DESENVOLVIMENTO DE AUTONOMIA: ações profissionais e sociais;

    e te dá APOIO e AUXÍLIO: em bens materiais e em pecúnia.

    Espero que ajude, me ajudou pensando dessa forma. Que Deus abençoe cada um em seus estudos! ;)