Gabarito C
Mediação = Sucessivas aproximações que permitem a passagem do Imediato (abstrato), para o Mediato (concreto). Portanto na intervenção profissional, aquele conjunto de complexos que a razão extrai do real através de aproximações sucessivas, possibilita uma visão mais ampla e profunda da realidade social, a partir da qual e na qual se inscreve a intervenção do Assistente Social.
Resumindo principais autores temos:
Marx (1982) “as categorias exprimem formas de modos de ser, determinações de existência”. Portanto, se as categorias são constituídas a partir do seu contexto, significa que elas não são estáticas ou isoladas do movimento da sociedade, pelo contrário, são dialéticas e dinâmicas, pois se realizam a partir do movimento, permitindo assim, a compreensão dos fenômenos concretros.
Martinelli (1993), A mediação é uma das categorias centrais da dialética e inscrita no contexto da ontologia do ser social e que possui uma dupla dimensão: ontológica e reflexiva.
Reinaldo Pontes( 2000), O método dialético continua sendo a forma mais adequada de investigar o real, visto que partimos do pressuposto de que o método de conhecimento da realidade deve emergir do próprio movimento do real mediante aproximações sucessivas do real ao movimento do objeto.