SóProvas


ID
2241325
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de São Lourenço - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: Leia o texto II, a seguir, para responder à questão.

TEXTO II

De acordo com uma reportagem do portal UAI, uma escola de princesas será inaugurada em BH. Parece fofo, afinal, contos de fadas são realmente lindos, mas são… contos! Aliás, esse universo é onírico, remete à mais tenra infância e ajuda os adultos a darem aquela escapada da realidade.

Eu gastei muito tempo na minha vida para aceitar que a vida não é uma fantasia. Demorei a sair de uma espera passiva pelo príncipe e por um reino com as contas já pagas. A vida urge, é real, é dinâmica e nos exige posturas e respostas agora. Custou, mas descobri as delícias da vida adulta, sobretudo a autonomia.

Uma coisa chata de ser princesa deve ser ter que ficar só com príncipes. Não que eu não saiba escolher o melhor para mim, mas não é o suficiente o sujeito ser engraçado, bom de papo, trabalhador, honesto e beijar bem? E se o amor demorar um bocadinho, temos que ficar dormindo até ele nos despertar? E quando ele aparecer, precisa nos levar para um castelo? Não dá para dividir as contas de um apê segundo nossas condições?

Aliás, somos mesmo príncipes e princesas? Não basta sermos homens e mulheres adultos que vivem conforme suportam a própria realidade? Ou necessitamos fantasiar o tempo inteiro a nosso respeito e sobre as relações?

Nada contra as altezas. Por coincidência, estou de viagem marcada à Disney para o próximo mês, mas vou com o meu dinheiro, conseguido por um esforço real.

[...]

Muitos de nós queremos o trono, e eu me sinto coroada quando dispenso a varinha mágica da fada madrinha e vou à luta, colocando a bruxa pra correr e os dragões para dormir. Minha coroa são as minhas superações, as amizades que mantenho, as relações que vivi e o que eu aprendi com elas. É escolher a minha fé, e ter as minhas convicções espirituais a partir das minhas experiências e não do que me ensinaram. Minha coroa é o adulto que me tornei e o meu projeto de vida – traçado e executado por mim.

Essa coroa não se herda, não vem de brinde e não vem no curso de princesa: ela é fabricada a duras penas na escola da vida.

CONRADO, Laura. Uai. 9 out. 2015. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2015 (Adaptação)

A partir da leitura do texto II, analise as afirmativas a seguir.

I. A autora do texto, embora critique alguns aspectos da escola de princesas, vê pontos positivos na instalação de uma escola dessa natureza.

II. Segundo a autora, apenas a vida real pode ensinar as mulheres a serem independentes e a se livrarem das convenções sociais negativas.

III. De acordo com a autora, as dificuldades vividas pelas pessoas tendem a fortalecê-las, moldando seus caráteres.

IV. O texto sugere que a escola de princesas não traz pontos positivos, limitando-se a educar meninas a reproduzirem comportamentos.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito.

    A primeira alternativa, que foi considerada ERRADA, diz: A autora do texto, embora critique alguns aspectos da escola de princesas, vê pontos positivos na instalação de uma escola dessa natureza.

    Na segunda linha do texto temos a frase: "Aliás, esse universo é onírico, remete à mais tenra infância e ajuda os adultos a darem aquela escapada da realidade."

    Ora, se "ajuda os adultos a darem aquela escapada da realidade", por que não poderia ser considerado um ponto positivo?

    Aí os caras soltam o gabarito e o que eles dizem é lei e ponto final. Não vai ser fácil, mas chegaremos lá.

  • partindo do pessuposto que cabe ao receptor interpretá-lo, caberia à banca não permitir formas avessas de interpretações que levem ao erro...

    Avaliemos o item:

    I. A autora do texto, embora critique alguns aspectos da escola de princesas, vê pontos positivos na instalação de uma escola dessa natureza.-  no texto não há trechos criticando e nem pontos positivos para a instalação, o que ela expões é a sua opinião, são fofos, e também serve para os adultos fugirem da realidade, OK está errada.

    II. Segundo a autora, apenas a vida real pode ensinar as mulheres a serem independentes e a se livrarem das convenções sociais negativas. - Em nenhum momento a autora expões que as vida real pode ensinar as mulheres a serem independentes ou a se livrarem, ela expõe a realidade que ela mesmo vive. OK está errada

    III. De acordo com a autora, as dificuldades vividas pelas pessoas tendem a fortalecê-las, moldando seus caráteres. - sim ao explanar sua experiência e a forma como ela vive sua realidade ela afirma como isso a fortelece e molda o seu caráter. OK está correto

    IV. O texto sugere que a escola de princesas não traz pontos positivos, limitando-se a educar meninas a reproduzirem comportamentos. - no início do texto ela traz que esta escola remete à infância e à fulga dos adultos da realidade,  pontos positivos, portanto. mas em momento algum a autora deixa a interpretar que esta escola educa para reproduzir comportamentos. eu acho absurdamente errada essa assertiva. mas a banca não.

    acho que quem precisa de aula de interpretação é a própria banca.

  • Questão polêmica.

  • Gabarito: C

  • Não está presente no texto que "apenas a vida real pode ensinar as mulheres a serem independentes e a se livrarem das convenções sociais negativas."