SóProvas


ID
2241724
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com o Manual Integrado de Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças Transmitidas por Alimentos do Ministério da Saúde, a ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) vem aumentando de modo significativo em nível mundial. Para atuarmos na vigilância, controle e prevenção das doenças transmitidas por alimentos devemos conhecer o comportamento das DTA na população. As DTA podem aparecer sob a forma de Intoxicação Alimentar, Infecção Alimentar e Toxinfecção Alimentar. Assinale a alternativa que correlacione o tipo de apresentação da DTA com sua correta descrição, respectivamente.

I. Infecção alimentar.

II. Toxinfecção alimentar.

III. Intoxicação alimentar.

A. Doença produzida pela ingestão de bactéria patogênica capaz de produzir toxina, na luz intestinal com capacidade de causar dano ao organismo.

B. Doença produzida pela ingestão de alimentos que contem toxinas formadas naturalmente em tecidos de plantas ou animais, ou produtos metabólicos de microrganismos ou por substancias químicas ou contaminantes físicos que se incorporam a ele de modo acidental ou intencional em qualquer momento, desde a sua origem, produção até o consumo.

C. Doença produzida pela ingestão de alimentos contaminados por agentes infecciosos, tais como vírus, fungos, bactérias, parasitas que na luz intestinal podem se multiplicar, lisar, esporular e produzir toxinas, aderir ou invadir a parede intestinal podendo alcançar órgãos ou sistemas.

Alternativas
Comentários
  • I. Infecção alimentar. Ingestão de células viáveis (bactéria) no alimento : Infecção não mediada por toxinas

    II. Toxinfecção alimentar. Ingestão de células viáveis (bactéria) no alimento: infecção mediada por toxinas (no organismo do hospedeiro)

    III. Intoxicação alimentar. Ingestão de  toxina no alimento

  • Infecção alimentar: doença produzida pela ingestão de alimentos contaminados por agentes infecciosos, tais como vírus, fungos, bactérias, parasitas que na luz intestinal podem se multiplicar, lisar, esporular e produzir toxinas, aderir ou invadir a parede intestinal podendo alcançar órgãos ou sistemas.

    Toxinfecção alimentar: doença produzida pela ingestão de alimentos que contem toxinas formadas naturalmente em tecidos de plantas ou animais, ou produtos metabólicos de microrganismos ou por substancias químicas ou contaminantes físicos que se incorporam a ele de modo acidental ou intencional em qualquer momento, desde a sua origem, produção até o consumo.

    Intoxicação alimentar: doença produzida pela ingestão de bactéria patogênica capaz de produzir toxina, na luz intestinal com capacidade de causar dano ao organismo.

     

    Alternativa: B

  • Infecção: Ingeriu o alimento com micro-organismo que se multiplicam no intestino;

    Toxi-infecção: Ingeriu o alimento c/ microrganismo + toxinas (produzirá no intestino);

    Intoxicação: Ingeriu alimento com pré toxinas já formadas

  • Comentário equivocado da nossa colega Roberta Biasutti.

    INTOXICAÇÃO é quando ocorre ingestão da TOXINA PRÉ FORMADA no alimento. Por isso a sintomatologia ocorre em poucas horas num geral.

    TOXI-INFECÇÃO: O animal ou homem ingere o alimento ou água contaminado pelo microrganismo que irá liberar TOXINAS no intestino após algumas horas. Por isso seria uma Infecção mediada por toxinas.

    Por isso a Alternativa correta é a C (I-C, II-A, III-B).