SóProvas


ID
2242087
Banca
FUNRIO
Órgão
CBM-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na década de 1940, durante os festejos de inauguração da cidade de Goiânia, o presidente Getúlio Vargas lançou a chamada Marcha para o Oeste, que serviria como diretriz para o povoamento e a integração territorial para o país.

Quanto a esse tema, os objetivos do governo Vargas podem ser confirmados pela/o

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: A

  • A noção de "vazio" territorial atualizava o conceito de "sertão", entendido como um espaço abandonado que desde as denúncias de Euclides da Cunha vinha preocupando as elites brasileiras interessadas em construir uma nação. Por outro lado, as áreas ocupadas do Brasil eram vistas como um arquipélago, onde cidades ou regiões pouco tinham a ver entre si. A criação 1937 do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) indica sem dúvida a importância das estradas como instrumento de comunicação entre as regiões e as cidades.

     

    fonte http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Brasilia/ConquistaOeste

  • Alternativa A 

     

     

    A) criação do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), a fim de ampliar a estrutura de ligação entre as regiões e as cidades.

     

    Correto.O extinto DNER foi criado em 1937 por Getúlio Vargas. O órgão existiu até 2001 quando foi transformado no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes). Foi uma preocupação ligada à integração territorial do pais.

     

    Professor: Sergio Henrique

  • Qual o erro da alternativa "B"?

  • Não entendi o erro da B. Quem mais pensou em construir Goiânia senão o Governo Vargas?

  • A questão B está equivocada em restringir " unicamente" a estratégia do Governo vargas com a construção de Goiânia. Os objetivos foram muitos:

    I - Marcha para Oeste

    II- Enfraquecer as Oligarquias políticas de Goiás, uma vez que nosso estado sempre manteve laços estreitos com SP e MG, os mesmos que a Era vargas destituiu da politica nos anos 30 ." café com leite".

    III- atrair investimentos para a região do sertão.

    IV- modernizar e integrar o estado de Goiás e sua capital ao cenário nacional. Motivo que pesou tbm na transferência da capital para uma região onde houvesse linhas de ferro (cargas e passageiros) já instaladas. 

    Esse são alguns dos fatores da estratégia de interiorização.

  • O Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, também conhecido pela abreviação DNER, foi um órgão federal vinculado ao Ministério dos Transportes. Existiu de 1937 a 2001. Entre suas competências estava coordenar e gerenciar todo o sistema rodoviário brasileiro.

    Suas atribuições foram transferidas à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), este último ficando responsável pelas rodovias federais que continuaram sob administração da União.