SóProvas


ID
2242660
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

J.M.S., 38 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, sofreu traumatismo craniano contuso em acidente automobilístico, sendo atendido em uma unidade de emergência onde realizou tomografia craniana. Foi submetido a procedimento cirúrgico para inserção de cateter intraventricular e encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva. Assinale dentre as ações a seguir aquelas referentes à assintência de enfermagem necessária ao paciente.

Alternativas
Comentários
  • Ssvv apos procedimento cirurgico é de 15/15 min na primeira hora.
  • GABARITO:  "A".

    Recomendo que leiam este artigoTratamento da hipertensão intracraniana  

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000400005

     

    Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força (Neemias 8:10b)

  • Gabarito é a letra A.

    B- a PPCnormal é entre 70 a 100 mmHg, se estiver menor que 70, avisar o médico. Lembrando que, PPC menor que 50, causa lesão cerebral irreversível.

    C- Cabeceira elevada. PIC adequada encontra-se entre os valores 0-10, sendo 15 o LIMITE da normalidade.

    D- Escala de coma de Glasgow não é aplicada quando o paciente está sedado.

    E- Na fase aguda, do manejo de clientes com risco de PIC elevada, deve-se priorizar o repouso absoluto, pois qualquer intervenção pode aumentar a pressão intracerebral e causar herniação. Somente movimentar o cliente, se for extremamente necessário.

    Fonte: Brunner e Suddarth (Não lembro a página, pois escrevi essas informações do meu resumo, que foi baseado 100% no respectivo livro, mas tem um capítulo inteiro que aborda toda a conduta prevista para esse agravo clínico, vão lá conferir) kkk