SóProvas


ID
2242672
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As malformações congênitas estão presentes no cotidiano de cuidar das crianças. O enfermeiro ao avaliar a criança investiga semiologicamente alterações que podem indicar a presença de anormalidades. Técnicas como inspeção, palpação e ausculta irão auxiliar essa avaliação. Dentre as opções listadas a seguir assinale a incorreta.

Alternativas
Comentários
  • resp: E

    Na Coarctação de aorta, encontra-se um estreitamento da aorta em sua porção torácica descendente. Com isto ocorre dificuldade de passagem do sangue por este estreitamento, causando aumento da pressão nas artérias do cérebro e braços e diminuição da pressão nas víceras e pernas.

    Frêmito: Sensação tátil determinada por vibrações produzidas no coração e nos vasos. Melhor sentido com a palma da mão e as pontas dos dedos.Os frêmitos sistólicos na região mesocárdica, na maioria das vezes, devem-se a comunicações anômalas (interventricular ou interatrial) de origem congênita, já os duplos frêmitos (sistólico e diastólico) são frequentemente observados nos focos aórtico e mitral, revelando dupla lesão das referidas valvas.

    Bulhas palpáveis: em determinadas circunstâncias as bulhas tornam-se hiperfonéticas, podendo-se palpar a vibração das bulhas cardíacas como um choque seco de curta duração, sendo observadas nas emoções, anemias e no hipertiroidismo. É comum observar em crianças as vibrações da segunda bulha nos focos pulmonar e aórtico. Na tetralogia de Fallot: A ausculta revela um forte sopro sistólico em ejeção de máxima intensidade no segundo espaço intercostal junto à borda esquerda do esterno. Em muitos casos a segunda bulha e única e resulta da presença somente do componente aórtico, pois como a valva pulmonar e pequena e estenótica seu componente quase não existe para compor a segunda bulha.

    Comunicação interatrial: Acomunicação interatrial é um defeito congênito de fechamento do septo interatrial,causando mistura do sangue com e sem oxigênio. Aumenta o fluxo sanguineo que passa pelos pulmões, podendo causar hipertenção pulmonar.

    Normalmente a comunicação interatrial causa os seguintes sintomas:Falta de ar, Cansaço, 

    Em casos de embolia podemos ter: Paralisia de parte do corpo, Alterações de comportamento e/ou memória, Alterações de visão, Dificuldade de fala, Esfriamento de parte do corpo (perna/braço/pé), Dor abdominal.

    A persistência sintomática do canal arterial é definida pela presença do sopro cardíaco, pela taquicardia, pelo precórdio hiperdinâmico e pelo aumento da amplitude de pulso.

  • CIA não é acianotica? Shunt da E pra D. Na opção B aparece cianose