SóProvas


ID
2243005
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Eletrotécnica

Se é verdade que um movimento livre de partículas carregadas eletrostaticamente sofre a ação de forças magnéticas quando atravessam um campo magnético, é possível afirmar-se que uma partícula com carga positiva em deslocamento oblíquo à direção do campo, quando considerado o componente da velocidade, executará um movimento

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o porquê da mesma direção do campo. Alguém saberia responder?

  • Vamos lá. Primeiramente saibamos que "transvesal" é o mesmo que oblíquo, diagonal, ou seja, nem perpendicular nem paralelo.

    Assim, o movimento da partícula tem duas componentes: uma na direção do campo e uma perpendicular.

    Lembre que o espaço tem 3 dimensões. Cada dimensão é uma direção. Cada direção tem dois sentidos (ex: cima>baixo e baixo>cima). 

    A questão menciona o componente de velocidade, mas não diz qual. Portando cada item poderá falar de um ou de outro componente.

     

    a) errado. O campo magnético só afeta a componente de velocidade perpendicular ao campo. Por isso, o movimento seria circular somente nesta componente.

    b) errado. O campo magnético não causa acelerações retilineas, apenas angulares. Ademais, o item usou a palavra "direção", quando o termo coerente seria "sentido".

    c) errado. O movimento é circular uniforme na componente de velocidade perpendicular. Ademais o item inverteu os termos "direção" e "sentido".

    d) errado. É semi-helicoidal considerando-se as duas componentes, com eixo na direção do campo e componente angular perpendicular ao campo.

    e) correto. O campo magnético não atua na componente que está na mesma direção do campo. Portanto o movimento nesta componente é retilíneo uniforme.