SóProvas


ID
2243437
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

São áreas onde diversas cidades interagem com grande frequência e intensidade, a partir de uma interdependência funcional baseada na unidade das infraestruturas urbanas e nas possibilidades que esse fato acarreta para uma divisão do trabalho interna bem mais acentuada que em outras áreas.

SANTOS, Milton. A urbanização Brasileira. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2001.

O conceito abordado no texto é de

Alternativas
Comentários
  •  Região metropolitana é o conjunto de diferentes municípios próximos e interligados entre si, normalmente construída ao redor de uma metrópole, uma cidade central e mais desenvolvida. 

     

     As regiões metropolitanas são formadas através do fenômeno da conurbação, quando as cidades próximas crescem até unirem-se uma às outras, dando a impressão de constante continuidade. Normalmente, os municípios que estão próximos ao município-sede são chamados de cidades-satélites.

     

     Por exemplo, o Rio de Janeiro é a cidade-sede da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que é formada por outros municípios (cidades-satélites), como: Duque de Caxias, Niterói, Magé, Nilópolis, Nova Iguaçu, São Gonçalo, entre outros.

     

    Fonte: significados.com.br

    Gab: D

  • Uma região metropolitana é uma área formada por vários municípios que apresentam uma estrutura ou aglomeração urbana interligada entre si ou em torno de uma cidade principal, geralmente uma metrópole. Assim, uma região metropolitana costuma ter um município-sede e as demais localidades sendo suas cidades-satélites ou área metropolitana.

  • Cidade global: grandes centros econômicos. divididos em alfa, beta e gama.


    Metrópole: principal cidade dentre várias que ocupam o mesmo perímetro.


    Megacidade: cidade ou região com mais de 10.000.000 de habitantes.


    Megalópole: conjunto de várias metrópoles e cidades grandes.

  • Já conhecemos a definição legal de uma região metropolitana, que é o conjunto de municípios contíguos que estão integrados socioeconomicamente, com serviços públicos e infraestrutura comuns.

    Na questão, há uma definição geográfica, mas que se aproxima bastante da legal, pois fala de áreas onde diversas cidades interagem com grande frequência e intensidade, a partir de uma interdependência funcional baseada na unidade das infraestruturas urbanas e nas possibilidades que esse fato acarreta para uma divisão do trabalho interna bem mais acentuada que em outras áreas.

    Ou seja, são conceitos que se aproximam bastante, demonstrando que se trata da definição de região metropolitana.

    Resposta: D

  • Já conhecemos a definição legal de uma região metropolitana, que é o conjunto de municípios contíguos que estão integrados socioeconomicamente, com serviços públicos e infraestrutura comuns.

    Na questão, há uma definição geográfica, mas que se aproxima bastante da legal, pois fala de áreas onde diversas cidades interagem com grande frequência e intensidade, a partir de uma interdependência funcional baseada na unidade das infraestruturas urbanas e nas possibilidades que esse fato acarreta para uma divisão do trabalho interna bem mais acentuada que em outras áreas.

    Ou seja, são conceitos que se aproximam bastante, demonstrando que se trata da definição de região metropolitana.

    Resposta: D