SóProvas


ID
2244463
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O nascimento dos movimentos de unificação não coincidiu com o nascimento do imperialismo; por volta de 1870, o pan-eslavismo já havia se libertado das vagas e confusas teorias dos eslavófilos, e já em meados do século XIX o sentimento pangermânico era corrente na Áustria. Contudo, somente após a triunfal expansão imperialista das nações ocidentais nos anos 80 cristalizaram-se movimentos, seduzindo a imaginação de camadas mais amplas. As nações da Europa central e oriental, que não tinham possessões coloniais e mal podiam almejar a uma presença no ultramar, decidiram então que “tinham o mesmo direito à expansão que os outros grandes povos e que, se não [lhes] fosse concedida essa possibilidade no além-mar, [seriam] forçadas a fazê-lo na Europa”.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 314.

Acerca dos movimentos do pan-eslavismo e do pangermanismo, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • hÁ UM ERRO NA ALTERNATIVA "C" PORQUE O PANGERMANISMO NÃO QUERIA UNIR TODOS OS POVOS DE LÍNGUA ALEMÃ MAS SIM UNIFICAR O POVO ALEMÃO.

     

  • Segundo o livro do Cláudio Vicentino e do Gianpaolo Dorigo, ''Francisco Ferdinando foi assasinado por terroristas bósnios, num atentado planejado pela organização secreta sérvia Mão Negra''

  • Resumão

    https://youtu.be/OzFHlKd3oiA

  • O pan-eslavismo era apoiado pela sérvia e o imperio russo. A morte do arquiduque Francisco Ferdinando foi o ato que deu inicio a 1 guerra mundial , mas vale lembrar que a europa era um "barril de pólvora" antes disso , ou seja , a 1 guerra mundial iria acontecer de um jeito ou de outro , a morte do arquiduque Francisco Ferdinando apenas acelerou o processo.