-
O adensamento pode ser executado tanto por vibrador mecanico como manualmente como por alioamento e socamento portanto que sejam preenchidos os espacos.
-
GABARITO: CERTO
assertiva: "Na falta de vibrador mecânico, o adensamento [da laje de concreto armado] pode ser realizado manualmente. "
restante da questão é irrelevante.
Veja bem: basta que haja uma possibilidade de se adensar manualmente a laje na ausência do vibrador para que a assertiva seja verdadeira.
Se a obra não for pública, torna-se indiferente a questão da apropriação do serviço e a vinculação do equipamento à atividade. Desta forma, em obra privada não há impedimento legal para se fazer tal procedimento afirmado na assertiva.
Assim, deve ser observado se há impedimento técnico para tanto: o concreto deve ser bem fluido, a laje não deve ser muito espessa, a distância entre armaduras não deve ser muito restrita, o acesso do operador deve ser favorável, entre diversos e diversos condicionantes para que isso ocorra. No entanto, perceba: existe tecnicamente tal possibilidade.
Destarte, a assertiva da questão é correta. Por mais que haja diversos condicionantes para tanto, existe possibilidade de que "na falta de vibrador mecânico, o adensamento [da laje de concreto armado] pode ser realizado manualmente. "
-
Adcionando informação:
Para os casos correntes de adensamento por vibração mecânica ou manual, a Norma NBR 14931 estabelece algumas generalidades em seu item 9.6.1:
– evitar a vibração da armadura para não prejudicar a aderência com o concreto;
– no adensamento manual as camadas não podem ter alturas superiores a 20 cm;
– no adensamento mecânico com vibradores de imersão, a altura das camadas não deve ultrapassar ¾ do comprimento da agulha;
– tanto a falta como o excesso de vibração são prejudiciais ao concreto;
– o vibrador deve ser aplicado na posição vertical;
– fazer a vibração em um maior número possível de pontos da peça concretada;
– a retirada do vibrador deve ser lenta e mantendo-o sempre ligado;
– não permitir que o vibrador entre em contato com as fôrmas para evitar o aparecimento de bolhas de ar;
– para um bom adensamento é necessário estabelecer um plano de lançamento adequado às necessidades da peça concretada.
-
Meus queridos amigos, as principais bancas de concurso ADORAM cobrar os detalhes sobre esse assunto: lançamento e adensamento do concreto.
De acordo com o item 9.6 da NBR 14931, norma tal que estabelece os procedimentos para a boa execução de estruturas de concreto, é possível adensar o concreto de forma manual desde que cuidados sejam tomados para que não se formem ninhos ou haja segregação dos materiais.
Quando o adensamento ocorrer de forma manual, deve-se tomar o devido cuidado para que a altura das camadas de concreto não ultrapasse 20 cm, de modo a facilitar a saída de bolhas de ar e fazendo com que o concreto preencha todos os recantos das fôrmas.
Desse modo, o item posto em julgamento pela CESPE está correto.
Resposta: Certo
-
Não concordo com o gabarito. A norma é clara que para adensamento manual a espessura pode ser no máximo 20cm, logo é relevante saber qual a espessura dessa laje e não irrelevante conforme o colega disse. Isso é meu ponto de vista. Questão incompleta.
-
O adensamento manual só pode ser utilizado para os slump's S100 a S220. Para os S10 e S50, somente pode ser realizado o mecânico.