SóProvas


ID
224488
Banca
FCC
Órgão
TRE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A utilização de perguntas encadeadas sobre os efeitos, motivos e causas dos problemas que nos levam às causas fundamentais que devem ser "atacadas", evitando que se fique, como muitas vezes é usual, agindo apenas sobre os sintomas dos problemas e não em sua solução e bloqueio, é conhecido como Método

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: opção (d) Técnica dos 5 por quês.

    Transcrevo abaixo um artigo extraído do site http://www.totalqualidade.com.br/2010/01/analise-de-causas-cinco-porques-por-que.html que explica com muita clareza o funcionamento desta técnica:

    Análise de Causas - Cinco porquês! Por que não seis?
    Hoje vou apresentar mais uma ferramenta sobre análise de causas de problemas, a técnica dos 5 porquês. Essa simples metodologia foi desenvolvida no sistema Toyota de Produção também conhecido como Lean Manufacturing e também Produção Enxuta na década de 80, na fábrica de automóveis da Toyota. Esse modelo e as constantes revoluções tecnológicas e filosóficas fizeram da Toyota uma líder nesse segmento de mercado. A técnica consiste em perguntar 5 vezes o motivo pelo acontecimento de algum problema. Vamos apresentar essa ferramenta por meio de um exemplo para facilitar o entendimento.

     Uma fábrica de chocolates recebe muitas reclamações sobre seu produto final e o coordenador da qualidade decide por utilizar a metodologia dos 5 porquês com a sua equipe.

    A maior parte das reclamações dizem que o chocolate não está mais crocante como antigamente.

     Vamos aos 5 porquês,

     1 – Por que o chocolate não está crocante?

    Porque o produto chega muito tarde ao cliente e perde as suas características originais de produção.

    2 – Por que o produto chega muito tarde ao cliente?

    Porque a transportadora não consegue entregar em tempo hábil.

    3 – Por que a transportadora não entrega em tempo hábil?

    Porque ela realiza apenas uma viagem por semana transportando uma quantidade muito grande de produtos.

    4 – Por que ela só realiza uma viagem por semana?

    Porque a fábrica de chocolates identificou que entregando em apenas uma vez toda a sua produção semanal, os custos de transportes seriam reduzidos.

    5 – Por que ela decidiu reduzir custos de transporte?

    Para aumentar o lucro.

  • (...) continuação

    Poderíamos continuar fazendo várias perguntas, porém já temos uma conclusão importante para esse exemplo. A fábrica de chocolates decidiu aumentar seu ganho reduzindo suas despesas operacionais, no caso os custos de transporte. Porém, tomando essa decisão, ela acabou (talvez sem saber) abrindo mão da qualidade do seu produto, pois os chocolates já não chegam mais tão crocantes aos clientes, que exigem isso como um requisito do produto. Então, um exemplo de ação corretiva, seria flexibilizar a entrega, evitando assim esse problema.

    Podemos perceber que as vezes fazendo uma única pergunta não chegamos na causa raiz do problema, devemos buscar as causas com mais detalhe para que nossas ações sejam eficazes. Então eu pergunto: Por que devem ser 5 por quês? Na verdade isso não é uma regra, é só uma orientação para buscar exaustivamente as causas de um problema evitando parar no primeiro ou segundo porquê. Vá em frente, pois quanto maior a precisão, melhor será o resultado.

    Esse método em certos casos fica um pouco limitado, pois várias poderiam ser as ramificações e conteúdos das causas, por isso, eu sugiro conhecer também o Diagrama de Ishikawa, famoso Espinha de Peixe ou Causa e Efeito para complementar esse aprendizado.

     


     

  • Esse disciplina é Gestão da qualidade....
  • Lembrei do Prof. Girafales quando explicava o porquê ao Chaves:
    "A causa, motivo, razão ou circunstância"

    A intenção não é desvirtuar os comentários acima, mas criar um "vínculinho" mnemônico. ;)
  • Ró,

    Gestão de processo e gestão da qualidade se aglutinam, principalmente quando o assunto é ferramentas de gestão.

  • e) de Brainstortming.

    brainstorming (literalmente: "tempestade cerebral" em inglês) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.

    A técnica propõe que o grupo se reúna e utilize a diversidade de pensamentos e experiências para gerar soluções inovadoras, sugerindo qualquer pensamento ou ideia que vier à mente a respeito do tema tratado. Com isso, espera-se reunir o maior número possível de ideias, visões, propostas e possibilidades que levem a um denominador comum e eficaz para solucionar problemas e entraves que impedem um projeto de seguir adiante.

  • c) de Mapeamento Estratégico.

    Mapa Estratégico faz parte da metodologia BSC - Balanced Scorecard. A aplicação do método através de suas ferramentas é essencial na consolidação das estratégias. 

    O mapa também representa uma síntese compreensível do planejamento estratégico que é indispensável na transição entre a fase de planejamento para a fase de execução dos projetos estratégicos. 

    Na prática, a gestão estratégica tem como foco otimizar o uso dos recursos da empresa em função do plano. Os projetos estratégicos tem como foco criar novas competências que serão fundamentais para o futuro da empresa. Ambos, gestão e projetos estratégicos, devem estar absolutamente alinhados com as estratégias definidas pelos diretores e ratificadas pelos acionistas.  

    O Mapa Estratégico coloca sobre 4 perspectivas os objetivos gerais da empresa e ilustra como a contribuição de cada área e/ou indivíduo influenciará no resultado final.

    O formato e a organização das informações no Mapa oferecem uma visão integrada, combinando 3 elementos fundamentais para uma gestão harmoniosa e previsível:

    Foco. Cada área da empresa compreende suas responsabilidades e as expectativas.

    Sinergia. Cada área compreende sua importância dentro do planejamento estratégico global da empresa. Compreende também o impacto ao falhar durante o processo de execução. 

    Controle. Além das expectativas, as métricas devem ser bem definidas. A melhor forma de reforçara execução é atrelar a remuneração variável e o bônus ao desempenho individual e em equipe. 

     

    O MAPA ESTRATÉGICO

    O Mapa Estratégico integra as estratégias da empresa sincronizando quatro perspectivas ilustradas em uma única fotografia que contém as estratégias gerais da empresa e como cada área deverá contribuir, de forma sincronizada, para o sucesso do resultado final determinado pelo Ebitda, que significa o retorno combinado com os acionistas.

  • principio de Pareto é também conhecido como a regra do 80-20distribuição A-B-Clei dos poucos vitais ou principio de escassez do fator.

     

    rEF.:https://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_de_Pareto

  •  a) Diagrama de Pareto.

    - regra 80/20

    - recurso gráfico

    -  na maioria das situações, 80% das consequências vem de 20% das causas

    - ordena as causas das perdas que precisam ser sanadas

    - ordena os fatores que devem ser priorizados

     

     b) de Priorização.

    foca nas opções que de fato são mais relevantes, estabelecendo uma classificação numérica de prioridade entre as opções. 

     

     c) de Mapeamento Estratégico.

    - representação visual da estratégia da organização

    - resume graficamente a missão, visão, os objetivos estratégicos e os indicadores

     

     d) dos cinco por quês.

    - análise da  causa raiz de um defeito ou problema.

    -  ferramenta simples de resolução de problemas

    - desenvolvida por Taiichi Ono, pai do Sistema de Produção Toyota

    -  pergunta “Por quê” cinco vezes para compreender o que aconteceu (a causa-raiz)

     

     e) de Brainstortming.

    - brain" = cérebro, intelecto e "storm" = tempestade.

    - dinâmica de grupo que é usada em várias empresas

    - técnica para resolver problemas específicos, para desenvolver novas ideias ou projetos, para juntar informação e para estimular o pensamento criativo.

     - Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda, todas devem estar na compilação ou anotação 

  • Errei por causa do erro grotesco de português, que diz que os PORQUÊS são juntos, não separados.