SóProvas


ID
2244991
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo serve como referência para a questão.

Yaci, a indígena que tem tudo para brilhar nas Olimpíadas

Ela venceu a seletiva de tiro com arco e está na reta final para compor a equipe que representará o Brasil nos jogos

    Se muitos indígenas brasileiros ainda utilizam o arco e flecha como instrumento de caça, esse nunca foi o caso de Graziela Paulino dos Santos, a Yaci. Da etnia Karapanã, ela nasceu e cresceu na comunidade Nova Canaã, na zona rural de Manaus, onde sempre frequentou a escola e sonhava em fazer faculdade na capital. Arco e flecha? Só nas comemorações do dia do índio mesmo, quando atirava para celebrar.

    Se alguém contasse para ela, há dois anos, que teria chances de um dia compor a equipe olímpica do Brasil de tiro com arco, ela provavelmente riria descrente. Mesmo assim, quando o projeto Arquearia Indígena da FAS (Fundação Amazônia Sustentável) chegou à comunidade para selecionar jovens para praticar o esporte, ela resolveu tentar.

    Sem praticamente nenhum preparo, competiu com outros adolescentes da região e ficou entre os 12 selecionados que passaram a receber apoio para treinar em Manaus. “Eu nunca sonhei ser atleta e nem tinha muitas esperanças, então continuei com a escola. Passava uma semana por mês treinando e depois voltava para estudar”.

    Boa aluna, Yaci se dedicava muito e sonhava com o dia em que iria fazer faculdade. Quando terminou o colegial, aproveitou a oportunidade de viver na Vila Olímpica, seguir treinando e passar no vestibular. Ingressou na universidade de Ciências Contábeis.

    Assim como sempre foi dedicada e esforçada nos estudos, Yaci passou a dar tudo de si à arquearia. Durante 2015, treinou todos os dias, das oito ao meio dia e das três às cinco e meia. E ainda tinha pique para ir para a faculdade à noite. “Eu me dedico muito e, quando vejo que preciso melhorar em algum ponto, treino para conseguir”, conta. Toda essa dedicação começou a render frutos em janeiro de 2016, quando participou da primeira seletiva para as Olimpíadas, em São Paulo, e ficou em primeiro lugar. Competindo contra ela, havia atletas com mais de dez anos de treinamento, mas ela não se amedrontou.

    A partir de 3 de março, ela vai encarar mais quatro etapas da seletiva final, em combate de arqueiro contra arqueiro, que podem garantir a vaga na equipe olímpica. “Eu treino todo dia direitinho e agora vou treinar mais ainda, para dar meu melhor e tentar essa vaga”, diz Yaci, que não falta a nenhum treino e está cheia de expectativa – mas não quer cantar vitória antes da hora. Para ela, o arco e flecha representam muito mais que um esporte. “Eu sou uma referência para os jovens da minha comunidade. Mesmo pobres, com poucas condições e uma vida muito simples, eles estão vendo que dá para ir atrás dos sonhos”.

    Ela também se orgulha de estar representando sua comunidade indígena para o resto do país. E para conseguir levar sua representatividade para os holofotes dos Jogos Olímpicos e conquistar uma medalha, não vai medir esforços. “Eu quero ser atleta profissional por muitos anos ainda e só trabalhar com contabilidade mais para frente”.

    Vamos torcer para que ela consiga!

(Disponível em: <http://azmina.com.br/2016/02/yaci-a-indigena-que-tem-tudo-para-brilhar-nas-olimpiadas/>. Acesso em 01/03/2016.)

Sobre o gênero textual apresentado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. Não é texto argumentativo, pois não apresenta característica de defesa de uma ideia, opinião ou ponto de vista, de modo a convencer o leitos a acreditar no conteúdo do texto apresentado.

     

    b) ERRADA. Não se trata de texto dissertativo, visto que não trata de expor opinião sobre determinado assunto por meio de uma argumentação lógica.

     

    c) CORRETA. É TEXTO INFORMATIVO, QUE APRESENTA COMO CARACTERÍSTICAS: USO DA 3ª PESSOA NO DISCURSO, UTILIZA A LINGUAGEM DE FORMA DENOTATIVA DE MANEIRA CLARA E DIRETA, NÃO EXPRESSA OPINIÕES PESSOAIS NEM REFLETE POSSÍVEIS INDAGAÇÕES DO AUTOR, CONTÉM CITAÇÕES DE FONTES, DE MODO A REFORÇAR A CREDIBILIDADE DAS INFORMAÇÕES.

     

    d) ERRADA. Não é texto narrativo por não contar uma sequência de fatos com personagens atuando em um determinado espaço e tempo, entre outras características que caracterizam esse texto.

     

    e) ERRADA. Não é texto técnico por não apresentar linguagem escrita que trate de fatos ou assuntos técnicos ou científicos.

     

     

  • c)CORRETA.

    É um texto informativo.

  • uma das característica que diferencia o texto informativo do narrativo é:

    O tipo textual narrativo utiliza o travessão antes do discurso direto, já o texto informativo utiliza as aspas!

  • Gab C

    Trata-se de um texto informativo, caracterizado por informações dadas tanto pelo autor quanto pela atleta, por meio de citações diretas.

    Citações Direta: Uso de travessões e aspas.

    Ela: “Eu quero ser atleta profissional por muitos anos ainda e só trabalhar com contabilidade mais para frente”.

    #Rumo_A_PC_PR.

  • A questão pede GÊNERO textual, sabemos que dissertativo e narrativo são TIPOS textuais - eliminam as alternativas B e D.

    A - argumentativo não é, pois não apresenta defesa de uma ideia, opinião ou ponto de vista

    E - texto técnico está longe de ser ( não apresentar fatos ou assuntos técnicos ou científicos)

    Gab C - informativo ( tipologia = é um tipo de texto dissertativo expositivo )

  • Em 10/03/21 às 14:37, você respondeu a opção C.

    Você acertou!

    Em 10/11/20 às 08:59, você respondeu a opção D.

    Você errou!

    PCPR