SóProvas


ID
2245579
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente masculino de 39 anos tem diagnóstico de osteomilelite aguda, e está internado na Unidade de Emergência em uso de clindamicina e cefepime. Apresenta-se hoje com febre (39,1°C), taquicardia (110 bpm), hipotensão (PA 80 x 60 mmHg) leucocitose (19410 leucócitos, com 12% de bastões). O paciente está em regular estado geral, oligúrica, sonolenta e com exames gasimétricos compatíveis com acidose metabólica. Você prescreve reposição volêmica com solução cristaloide, havendo elevação da pressão arterial para 100 x 60 mmHg. O diagnóstico mais adequado é:

Alternativas
Comentários
  • Atentar-se para os novos criterios de sepse e choque septico liberados no JAMA em fevereiro de 2016. 

     

    DEFINIÇÕES

    Sepse: disfunção orgânica potencialmente fatal causada por uma resposta imune desregulada a uma infecção (2).

    Choque Séptico: sepse acompanhada por profundas anormalidades circulatórias e celulares/metabólicas capazes aumentar a mortalidade substancialmente (3).

    CRITÉRIOS CLÍNICOS

    Sepse: suspeita ou certeza de infecção e um aumento agudo de ≥ 2 pontos no SOFA em resposta a uma infecção (representando disfunção orgânica) (2).

    Choque Séptico: sepse + necessidade de vasopressor para elevar a pressão arterial média acima de 65 mmHg e lactato > 2 mmol/L (18 mg/dL) após reanimação volêmica adequada (3).