SóProvas


ID
2245741
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com a Administração por Objetivos, a ênfase, antes colocada nas atividades-meio, foi deslocada para os objetivos da empresa. Com isso, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A:

    administração por objetivos surgiu como um reforço ao planejamento e aos métodos participativos, fazendo muito sucesso ao longo dos anos 60 e 70. Suas principais finalidades estavam na melhoria do controle da informação, dos padrões de desempenho e na condução da estrutura organizacional de forma mais dinâmica. A administração por objetivos ainda especifica as responsabilidades dos gestores, contribuindo para a melhoria do planejamento e para uma avaliação mais objetiva da empresa em si. Entretanto, com o aumento da popularidade dos sistemas participativos e o surgimento de novos métodos, a implementação de estratégias acabou declinando com o passar do tempo, tornando-se redundante.

     

    Vantagens e desvantagens da Administração por Objetivos

     

    Como fora dito acima, a base da administração por objetivos é o processo no qual participam o chefe e seus subordinados. Esse processo substitui o antigo processo hierárquico, uma vez que é o gestor quem define os objetivos e também os transmite. A APO possui ênfase no planejamento e no controle, já que promove a reciclagem dos colaboradores de modo que esses sempre superem suas próprias metas. A administração por objetivos ainda avalia a organização a partir dos números que esta apresenta, o que gera uma maior interatividade entre os colaboradores e seus gestores.

    Sua utilização nos dias de hoje é considerada inadequada por alguns autores, visto que foi elaborada numa época diferente, que não era caracterizada pela grande competitividade que vivemos, nem pelas rápidas mudanças tecnológicas. Contudo, a administração por objetivos ainda possui vantagens importantes, como o fato de melhorar o controle da informação, de dinamizar as responsabilidades, de identificar as mudanças onde são necessárias e de procurar a melhoria continua dos resultados. Vale ressaltar, que ela identifica também as necessidades de treinamento dos departamentos e colaboradores, propiciando um ambiente de crescimento pessoal e de auto disciplina.

    Porém, como todo processo, a administração por objetivos também possui seus pontos fracos que prejudicam a organização. Dentre as principais limitações da APO, nós temos o fenômeno de taxa dos objetivos (recompensas baseadas no desempenho, fazendo com que o funcionário estabeleça baixos padrões para si), a estruturação da avaliação de desempenho (ênfase no individualismo), baixa comparação entre padrões de desempenho, a síndrome do gargalo (objetivos estabelecidos por unidade de trabalho, gerando estrangulamento das atividades), a inutilidade das decisões de promoção e a ênfase no curto prazo.


    Fonte:  http://www.portal-administracao.com/2014/01/apo-administracao-por-objetivos.html

  • Administração por Objetivos (APO) ou administração por resultados constitui o modelo administrativo identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica. Seu aparecimento ocorreu em 1954, quando Peter F. Drucker publicou um livro sobre a Administração por Objetivos, sendo considerado o pai da APO, com o surgimento deste processo surgiram modificações, que foram:

    ->Ela deslocou a atenção antes fixada nas chamadas "atividades meio" para os objetivos ou finalidades da organização;

    ->O enfoque baseado no "processo" e a preocupação maior com as atividades (meios) passaram a ser substituídos por um enfoque nos resultados e objetivos alcançados (fins);

    ->O foco no "como" administrar passou para o "por que" ou "para que" administrar;

    ->A ênfase em fazer corretamente o trabalho (the best way de Taylor) PARA ALCANÇAR EFICIÊNCIA passou à ênfase em fazer o trabalho mais relevante aos objetivos da organização PARA ALCANÇAR EFICÁCIA;

    ->O trabalho passou de um fim em si mesmo para constituir um meio de obter resultados;

    ->Essa reformulação significa uma revolução na Administração, isso porque as pessoas e a organização estavam mais preocupadas em trabalhar do que em produzir resultados.

    http://www.ceap.br/material/MAT04102011172450.pdf

     

  • EFICÁCIA --> ÊNFASE NO RESULTADO --> ALCANÇAR METAS.

    EFICIÊNCIA --> ÊNFASE NO PROCESSO --> RACIONALIZAÇÃO DOS RECURSOS, ECONOMIA DOS MEIOS, FAZER AS COISAS DIREITO.

     

    GABARITO: A

  • A partir da década de 1950 (...) A ênfase em fazer corretamente o trabalho para alcançar eficiência passou à ênfase em fazer o trabalho mais relevante aos objetivos da organização para alcançar eficácia.

    Administração Geral e Pública

    Chiavenato