SóProvas


ID
2245762
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O planejamento estratégico governamental é o esforço da convergência de dois desdobramentos relativamente recentes originados na análise de política e no planejamento estratégico situacional. A respeito dos pressupostos da análise de política como abordagens adequadas para a realização das atividades de planejamento estratégico governamental, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) É um enfoque verdadeiramente inovador e multidisciplinar conformado a partir da confluência entre a Administração Pública e a Ciência Política.

( ) É o resultado da convergência da problematização acerca da implementação das políticas públicas e da problematização da formação da agenda e do processo decisório.

( ) É o estabelecimento prescritivo apoiado em acordos de gabinete sem participação efetiva na realidade apresentada pelas demandas sociais.

( ) É um fundamento capaz de enfocar a interface entre a sociedade e o Estado e o seu próprio funcionamento de um modo mais revelador do que até então fazia a Ciência Política.

( ) É uma abordagem que enfoca a questão da elaboração dos planos e da sua execução, considerando as premissas do planejamento estratégico empresarial.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    ( V) É um enfoque verdadeiramente inovador e multidisciplinar conformado a partir da confluência entre a Administração Pública e a Ciência Política.

    ( V) É o resultado da convergência da problematização acerca da implementação das políticas públicas e da problematização da formação da agenda e do processo decisório.

    ( F) É o estabelecimento prescritivo apoiado em acordos de gabinete sem participação efetiva na realidade apresentada pelas demandas sociais.

    ( V) É um fundamento capaz de enfocar a interface entre a sociedade e o Estado e o seu próprio funcionamento de um modo mais revelador do que até então fazia a Ciência Política.

    ( F) É uma abordagem que enfoca a questão da elaboração dos planos e da sua execução, considerando as premissas do planejamento estratégico empresarial.

  • Questão retirada do PNAP-Módulo Básico/Guia de Saúde - 2014 - Planejamento Estratégico Governamental. Vamos separar alguns trechos:

    O ENFOQUE DA ANÁLISE POLÍTICA: Este é o primeiro dos enfoques VERDADEIRAMENTE INOVADORES e MULTIDISCIPLINARES que vamos analisar. Visto que ele foi conformado a partir da confluência entre a Administração Pública, ou mais precisamente da PROBLEMATIZAÇÃO que começara a fazer acerca da IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, de um lado, e da Ciência Política,e mais especificamente da PROBLEMATIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DA AGENDA E DO PROCESSO DECISÓRIO, por outro. Sua importância para formar os fundamentos em que se apoia a proposta do PEG está relacionada à capacidade de enfocar a interface entre a sociedade e o Estado e o seu próprio funcionamento de um modo mais revelador do que até então fazia a Ciência Política. Além de enfocar a questão da ELABORAÇÃO DOS PLANOS E DA SUA EXECUÇÃO, da alocação de recursos etc., com maior sutileza e realismo do que fazia a Administração Pública. Diante do exposto, faça uma reflexão sobre a relevância da Análise de Políticas para a Administração Pública. 

    Assim, podemos dizer que esta disciplina é uma condição necessária, inclusive, para assegurar que as mudanças que venham a ser realizadas na configuração do Estado se deem de forma competente, criteriosa, sem comprometer os êxitos anteriormente obtidos e com a máxima aderência aos consensos alcançados na sociedade brasileira de respeito à PARTICIPAÇÃO CIDADÃ, DEMOCRÁTICA E REPUBLICANA DE TODOS os seus integrantes. Schmitter (2006) encontrou, a partir de uma análise transversal para mais de cem países, um índice de correlação significativamente alto (aproximadamente de 0,9) entre “grau de democracia de um país” e “capacidade de gestão do seu Estado”.

  • ai q banca impossivel

  • Quando vi a questão, pensei: que p0rr@ é essa? Mas como reclamar não adianta...

    O terceiro item chega a ser bisonho, muito errado:

    É o estabelecimento prescritivo apoiado em acordos de gabinete sem participação efetiva na realidade apresentada pelas demandas sociais.

    Considerando ele como falso, é possível eliminar B e C.

    O quinto item, a meu ver, fazia muito sentido:

    É um fundamento capaz de enfocar a interface entre a sociedade e o Estado e o seu próprio funcionamento de um modo mais revelador do que até então fazia a Ciência Política.

    Considerando o item 5 como certo, a única resposta possível é letra A.