- 
                                Com todas essas mudanças e transformações no mundo, a área de RH está passando por profundas mudanças. Nos últimos tempos, a área passou por uma forte transição. Na verdade, os papéis hoje assumidos pelos profissionais de RH são múltiplos: eles devem desempenhar papéis operacionais e ao mesmo tempo estratégicos. Administração de estratégias de recursos humanos. Como RH pode ajudar a impulsionar a estratégia organizacional. Administração da infra-estrutura da empresa. Como RH pode oferecer uma base de serviços à organização para ajuda-la a ser eficiente e eficaz. Administração da contribuição dos funcionários. Como RH pode ajudar no envolvimento e comprometimento dos funcionários, trasnsformando-os em agente empreendedores, parceiros e fornecedores para a organização. Administração da transformação e da mudança. Como RH pode ajudar na criação de uma organização criativa, renovadora e inovadora. 
- 
                                Letra D 
 
 De acordo com Chiavenato, os novos papéis que a área de Gestão de Pessoas desenvolve são:
 
 
 1- Administração de Estratégias de RH. Como o RH pode ajudar a impulsionar a estratégia organizacional.
 
 
 2- Administração da Infraestrutura da empresa. Como o RH pode oferecer uma base de serviços à organização para ajudá-la a ser eficiente e eficaz.
 
 3- Administração da Contribuição dos Funcionários. Como o RH pode ajudar no envolvimento e comprometimento dos funcionários, transformando-os em agentes empreendedores, parceiros e fornecedores para a organização.
 
 
 4- Administração da Transformação e Mudança. Como o RH pode ajudar na criação de uma organização criativa, renovadora e inovadora.
 
 
 Fonte: Chiavenato, Idalberto. Gestão de Pessoas. Elsevier, 2010. e colega Reinaldo
 
 
 Bons estudos !!! Persista sempre !!!
 
- 
                                Questão totalmente interpretativa. Nos dias de hoje, os funcionários devem ser vistos como verdadeiros parceiros da organização, buscando contribuir para a realização de sua estratégia. É razoável também que os funcionários sejam proativos, empreendedores, fornecedores de serviços para a organização, conforme está na alternativa D. As demais alternativas são muito restritas, não abrangendo o que se espera dos funcionários, como um todo.   GABARITO: D.   Fonte : Professor Carlos Xavier - Estratégia  
- 
                                Respondi com base em uma comparação entre os paradigmas da Administração tradicional e da Administração no terceiro milênio. Na era industrial, via-se as pessoas unicamente como recursos organizacionais que deveriam ser bem administrados para o atingimento dos objetivos da organização. E isso é o que fala a alternativa A -> "A transformação do ambiente de trabalho através de incentivos e monitoramento do desempenho na direção dos objetivos organizacionais." Na era da informação, as pessoas são vistas como seres humanos que devem ser impulsionados rumo a proatividade. Há uma ênfase na motivação e em uma administração empreendedora, de modo que há o incentivo aos funcionários para terem o espírito empreendedor mesmo dentro das grandes empresas. E isso é o que fala a alternativa D -> "A transformação dos funcionários em agentes empreendedores, parceiros e fornecedores para a organização." 
- 
                                Questão formulada acerca das novas tendências e novos papéis da Gestão de Pessoas. O enunciado pede para assinalarmos o novo papel da GP no que se refere à administração da contribuição dos funcionários.   Relembrando a tabela dos novos papéis da GP proposta por Idalberto Chiavenato, verificamos que no que se refere aos talentos (funcionários), a GP deve aumentar o envolvimento e a capacidade dos colaboradores.    
     Assim, vemos que a alternativa que descreve esse objetivo é a alternativa D, por isso é o gabarito da questão.   Vamos analisar as demais alternativas:   ALTERNATIVA A. Errado. O aprimoramento dos processos de gestão (“incentivos” - recompensar pessoas; “monitoramento do desempenho” - avaliar pessoas) ocorre quando a GP atua como especialista administrativo no exercício do papel da gestão da infraestrutura da empresa.   ALTERNATIVA B. Errado. Modificações no clima tornando-o mais propício a mudanças ocorrem quando a GP atua como agente de mudanças no exercício da gestão da transformação e da mudança.   ALTERNATIVA C. Errado. A criação de ferramentas e rotinas quando a GP atua como especialista administrativo no exercício do papel da gestão da infraestrutura da empresa.   ALTERNATIVA E. Errado. Modificações no clima organizacional tornando-o mais amistoso e propício a mudanças ocorrem quando a GP atua como agente de mudanças no exercício da gestão da transformação e da mudança.   Gabarito: D