SóProvas


ID
2246203
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II

Carnaval de trazer por casa

    Quinze dias antes já os olhos se colavam aos pés, com medo de uma queda que acabasse com o Carnaval. Subíamos e descíamos as escadas, como quem pisa algodão. [...] Nós éramos todas meninas. Tínhamos a idade que julgávamos ser eterna. Sonhávamos com os cinco dias mais prometidos do ano. A folia começava sexta-feira e só terminava terça quando as estrelas iam muito altas. Havia o cheiro das bombinhas que tinham um odor aproximado ao dos ovos podres e que se misturava com o pó do baile que se colava aos lábios. Que se ressentiam vermelhos de dor. Havia o cantor esganiçado em palco a tentar a afinação, que quase nunca conseguia: [...] Depois os bombos saíam à rua, noite fora, dia adentro. [...] E na noite que transformava o frio do inverno no calor do Carnaval, eu tinha a certeza de que aquele som dos bombos fazia parte do meu código genético. E que o Carnaval ia estar sempre presente nas ruas estreitas da minha aldeia, assim, igual a si próprio, com os carros de bois a chiar pelas ruas, homens vestidos de mulheres com pernas cheias de pelos, mulheres vestidas de bebês, o meu pai vestido de François Mitterrand e eu com a certeza de que o mundo estava todo certo naqueles cinco dias, na minha aldeia.

    O outro, o que via nas televisões, não era meu.

(FREITAS, Eduarda. Revista Carta Capital. Disponível em: http:// www.cartacapital.com.br/sociedade/carnaval-de-trazer-porcasa/?autor=40. Acesso em set. 2016.)

No início do texto, ao dizer que “já os olhos se colavam aos pés”, emprega-se uma linguagem simbólica para reforçar o sentido pretendido. Isso ocorre por meio da seguinte figura de estilo:

Alternativas
Comentários
  • METÁFORA

    A metáfora consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real. Toda metáfora é uma espécie de comparação implícita.

  • Ironia: Consiste em dizer o contrário do que se pretende ou em satirizar certo tipo de pensamento com a intenção de ridicularizá-lo.

    Ex.: Como você foi bem na última prova, não tirou nem a nota mínima!

    Metáfora: comparação não enunciada em que não aparecem o termo comum nem o conectivo

    Ex.: Essa menina é uma flor. (bonita como uma flor) 

    Metonímia: trocar uma palavra por outra, havendo entre elas uma relação real, objetiva. 

    Ex.: Não tenho um teto onde morar. (a parte pelo todo: casa pelo teto

    Antítese: Emprego de uma palavra sentido ou expressão em sentido contrário.

    Ex.: Como era possível beleza e horror harmonizarem-se assim no mesmo quadro?

    Comparação: Usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos, semelhate a metáfora, porém com conectivos.

    Ex.: Essa menina é bonita como uma flor. 

    GABARITO "B"

     

  • Metáfora => Comparação IMPLÍCITA ( sem os termos que indicam comparação => como, assim como, tal qual, que nem), fazendo uso de palavras que causam efeitos de sentido conotativo ( figurado)..

    GABA B

    #rumooaoTJPE

  • A metáfora aqui reside em "colar os olhos nos pés". Que significa olha fixamente, atentamente, olhar de perto os passos dados.

  • METÁFORA

    Caracterizada pelo emprego de uma palavra com significado de outra e que, entre ela, há uma relação de semelhança.

    Exemplo: "Meu pensamento é um rio subterrâneo."