-
10/03/2016 15h55 - Atualizado em 10/03/2016 15h55
Milhares de latinos tiram cidadania americana por 'efeito Trump'
objetivo é se registrar a tempo para participar das próximas eleições.
Republicano Trump diz que expulsará 11 milhões de imigrantes ilegais.
Impulsionados pelos discursos anti-imigrantes de Donald Trump, pré-candidato republicano às eleições nos Estados Unidos, milhares de latinos que vivem no país estão se mobilizando para iniciar uma corrida contra o relógio e fazer andar os trâmites para adquirir a cidadania americana. O objetivo é se registrar a tempo para participar da escolha do próximo presidente em 8 de novembro.
O governo de Barack Obama calcula que 8,8 milhões de pessoas qualificam para obter a cidadania, dos quais 2,7 milhões são mexicanos, o grupo mais amplo. Espera-se que 13 milhões de latinos participem das eleições.
María Orozco, de origem latina, explica que está farta do discurso anti-imigração de Donald Trump. "Sinto-me ameaçada pela situação política", disse Orozco à AFP. "O 'green card' (documento de residência permanente) dá certa segurança, mas as leis de imigração mudam constantemente e não sei o que pode acontecer se Trump ganhar".
O pré-candidato republicano à Casa Branca mantém desde o início de sua campanha uma retórica totalmente beligerante contra os imigrantes latino-americanos, que têm importância-chave para a economia americana.
Ele insiste em afirmar que expulsará os 11 milhões de imigrantes sem documentos e que obrigará o México a pagar por um muro gigantesco para impedir travessias ilegais, além de acusar os mexicanos sem papéis de ser estupradores, traficantes e criminosos.
http://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2016/noticia/2016/03/milhares-de-latinos-tiram-cidadania-americana-por-efeito-trump.html
LETRA A
-
Não é na tentativa de "impedir a vitória", mas no intuito de se proteger mesmo...
A questão deveria ser anulada.
-
Deixei de marcar a D por causa da palavra "única", que induz a acreditar que estaria errada.
-
A corrida pela cidadania não teve a função de impedir a vitória do candidato Trump e sim a busca pela proteção contra a deportação. Acredito que esta questão deveria ser anulada.
-
banca merda
-
Que questão mal feita é essa?! Desde quando corrida para adquirir cidadania se coaduna com o Trump ganhar ou não?!
-
Ah claro, os latinos queriam cidadania para votar na Hillay.
Como diria o professor Evanildo, essa questão está PODRE
-
São questões como esta que constatamos a qualidade a qual o CESPE elevou o nível dos estudos.
Adquirir a cidadania norte-americana não irá/visa impedir a vitória de Trump, o que já torna a questão (e o gabarito) completamente errados.
-
Povo chorão, procurem se informar melhor! Quem adquire a cidadania americana pode votar. Historicamente os latinos ajudam a "decidir" as eleições americanas, por serem em grande número. Assim eles queriam impedir (TENTATIVA) a vitória de Trump POR MEIO DO VOTO. Isso pq Trump disse que ia expulsá-los (sendo cidadão americano isso não seria possível dãr).
-
O Comentário da Tassia Bedim matou a questão [“...O 'green card' (documento de residência permanente) dá certa segurança, mas as leis de imigração mudam constantemente e não sei o que pode acontecer se Trump ganhar"...]
Alternativa A - CERTA
Observação: Trump não pretende expulsar os imigrantes que não tem cidadania. Mas os que não possuem documento.
Alternativa C - ERRADA
_Enunciado: pelo ideário anti-imigrantes disseminado pela onda de refugiados que assola o país, já que se sabe que a cidadania é a única coisa que protege da deportação.
_Comentário: Considerando a perspectiva jurídico sobre o tema, a cidadania não é a única coisa que protege da deportação. Há o green card (documento de residência permanente). Mas o green card não permite que os imigrantes votem (já que não são cidadão americanos). Além disso, como dito no trecho acima, as leis de imigração mudam constantemente
Sou obrigado a dar o braço a torcer
-
Essa banca é incoerente demais...péssima!!!
-
GABARITO LETRA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.