SóProvas


ID
2249209
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“A poucos dias de retornar a seu país contra sua vontade, a cubana A. conseguiu na Justiça o direito de permanecer no Brasil e continuar trabalhando no Mais Médicos. A 20ª Vara Federal do Distrito Federal, em decisão inédita, determinou que o Ministério da Saúde renove diretamente o contrato com a profissional nas mesmas condições em que foi admitida, dispensando, assim, a intermediação do convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde.”

(Disponível em: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2016/10/27/cubana-do-mais-medicos-consegue-na-justicapermanencia-no-brasil.htm.)

Sobre o Programa “Mais Médicos”, analise as afirmativas a seguir.

I. Foi outorgado no governo de Lula, mas só entrou em funcionamento no governo de Dilma Rousseff.

II. Muitos profissionais cubanos do “Mais Médicos”, por decisão do governo de Cuba, devem agora voltar para o país de origem.

III. Toda essa movimentação se deve à saída de Dilma Rousseff da Presidência da República, cancelando o que foi acordado com o governo cubano.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B

     

    BRASÍLIA - A poucos dias de retornar a seu país contra sua vontade, a cubana A. conseguiu na Justiça o direito de permanecer no Brasil e continuar trabalhando no Mais Médicos. A 20ª Vara Federal do Distrito Federal, em decisão inédita, determinou que o Ministério da Saúde renove diretamente o contrato com a profissional nas mesmas condições em que foi admitida, dispensando, assim, a intermediação do convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde. Com o desfecho, a profissional passa a receber integralmente o valor do intercâmbio (R$ 11.520). Até agora, seu contracheque era de R$ 2.976,00. O restante era encaminhado para o governo cubano. 

    Embora seja uma medida de urgência que precisa ser confirmada no julgamento da ação principal, a decisão desta semana foi considerada como uma nova ameaça de turbulência para o Mais Médicos. O receio é de que haja um efeito dominó e outras decisões semelhantes passem a ser concedidas pela Justiça. O advogado da médica cubana, Erfen Ribeiro Santos, afirma ter ingressado com mais quatro pedidos semelhantes. 

    A médica integra um grupo de cerca de 4 mil profissionais cubanos que chegou ao Brasil a partir de 2013 para trabalhar no Mais Médicos e que, por decisão do governo de Cuba, deve agora voltar para o país de origem. Na renovação do convênio firmado entre Ministério da Saúde, Opas e Cuba, em setembro, ficou determinado que, embora a lei permita ao grupo ficar mais três anos no Brasil, a maior parte dos recrutados devem regressar ao país de origem para dar lugar a novos profissionais - boa parte deles já está em treinamento, em Cuba. A estratégia tem como objetivo evitar que cubanos estreitem os laços com o Brasil e, com isso, resistam em regressar para Cuba, quando o contrato chegar ao fim. 

     

    http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,cubana-do-mais-medicos-consegue-na-justica-permanencia-no-brasil,10000084633

  • Erro da I: "O Mais Médicos é um programa lançado em 8 de julho de 2013 pelo Governo Dilma, cujo objetivo é suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil."

    Erro da III; "por decisão do governo de Cuba, devem agora voltar para o país de origem."

  • Esclarecendo melhor o comentário da "Day ."

    I. Foi outorgado no governo de Lula, mas só entrou em funcionamento no governo de Dilma Rousseff.

    Errado. Foi outorgado no governo Dilma (2013);

     

     

    II. Muitos profissionais cubanos do “Mais Médicos”, por decisão do governo de Cuba, devem agora voltar para o país de origem.

    Correto.

     

     

    III. Toda essa movimentação se deve à saída de Dilma Rousseff da Presidência da República, cancelando o que foi acordado com o governo cubano.

    Errado. Se o item II está correto (por decisão do governo de Cuba, eles devem voltar ao país de origem), não teria como motivo, o cancelamento do acordado pela saída da ex-presidente Dilma, logo, o item II anula o item III.

  • GABARITO LETRA BBBBBBBBBBBB