SóProvas


ID
2250208
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a infecção pelo HIV, julgue as afirmativas abaixo:

( I ) A infecção aguda é definida como o período das primeiras semanas de infecção pelo HIV. Essa fase é acompanhada por um conjunto de manifestações clínicas,denominado Síndrome Retroviral Aguda (SRA), cujos principais achados clínicos incluem: febre, adenopatia, faringite, exantema, mialgia e cefaleia.

( II ) A SRA é autolimitada e a maior parte dos sinais e sintomas desaparece em torno de três a quatro semanas. A sorologia para a infecção pelo HIV é geralmente negativa nessa fase.

( III ) O aparecimento de infecções oportunistas e neoplasias é definidor da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Entre as infecções oportunistas, destacam-se: pneumocistose, neurotoxoplasmose, tuberculose pulmonar atípica ou disseminada, meningite criptocócica e retinite por citomegalovírus.


Assinale a sentença correta. 

Alternativas
Comentários
  • A infecção pelo HIV pode ser divida em quatro fases clínicas: 1) Infecção Aguda; 2) Fase assintomática ou latência clínica; 3) Fase sintomática inicial; 4) AIDS.

  • GABARITO INCORRETO

    Infecção aguda

    Esta fase da doença é também chamada de SRA ou infecção primária, e se manifesta clinicamente

    em pelo menos 50% dos pacientes. O diagnóstico é pouco realizado, devido ao baixo índice de suspeição, sendo, em sua maioria, retrospectivo. Existem evidências de que a imunidade celular desempenha papel

    fundamental no controle da viremia. A infecção aguda caracteriza-se tanto por viremia elevada, quanto

    por resposta imune intensa e queda rápida na contagem de linfócitos T CD4+ de caráter transitório. [...] A SRA é autolimitada e a maior parte dos sinais e sintomas desaparece em 3 a 4 semanas. Linfadenopatia, letargia e astenia podem persistir por vários meses.

    REFERÊNCIA: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_3ed.pdf